Os desafios da inclusão de alunos com síndrome de down
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/2485 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do Grau de Mestre em Ciências da Educação - Especialidade Educação especial |
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Os desafios da inclusão de alunos com síndrome de downNecessidades educativas especiaisInclusãoSíndrome de downFormação de professoresSpecial education needsInclusionDown syndromeTeacher trainingDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do Grau de Mestre em Ciências da Educação - Especialidade Educação especialA inclusão pressupõe que o professor, a família e toda a comunidade escolar estejam convictos de que todos os alunos com ou sem deficiência participem ativamente em todas as atividades na escola e na comunidade. A escola entende esses alunos como pessoas que apresentam desafios à capacidade dos professores e das escolas para oferecer uma educação para todos, respeitando a necessidade de cada um. Nos últimos anos assiste-se a todo um movimento que preconiza a educação inclusiva, a qual, como se poderá verificar, no decurso deste trabalho, implica fundamentalmente a reestruturação da escola enquanto instituição, uma vez que é sua função responder de forma eficaz às necessidades de todos os alunos. A inclusão de alunos com SD nas escolas de ensino regular deve promover o desenvolvimento global destes alunos que necessitam de atendimento especializado, respeitando as diferenças individuais, de modo a assegurar-lhes o pleno exercício dos direitos básicos de cidadão e efetiva inclusão social. A prática pedagógica adaptada às diferenças individuais vêm sendo promovidas dentro das escolas do ensino regular. No entanto, requerem metodologias, procedimentos pedagógicos, materiais e equipamentos adaptados. É objeto de estudo este trabalho aprofundar o conhecimento desta problemática cuja finalidade é a de compreender os problemas que a inclusão de crianças com SD, colocam aos professores do ensino regular e de educação especial. Para o efeito foram realizadas entrevistas semiestruturadas a três professores do ensino regular e a três professores da educação especial de uma mesma escola. Estes professores foram escolhidos por revelarem experiência no trabalho com estas crianças. A natureza do objeto de estudo induziu a um desenho de investigação qualitativa de natureza interpretativa de carácter descritivo - Estudo de Caso. Com base na análise dos dados recolhidos, foi possível identificar aspetos relevantes sobre o que pensam os professores sobre o tema em estudo, e concluir que, estes profissionais são favoráveis à inclusão educativa de crianças com SD no sistema regular de ensino. Identificam todavia, a relevância de uma formação mais específica, no sentido de uma melhor preparação para a prática de uma individualização dos percursos de aprendizagem dos alunos. - ABSTRACT Inclusion implies that the teacher, the family and the whole school community believe that all students, with or without a disability/deficiency, actively participate in all activities developed either at school or in the community. School looks at these students as people who present a challenge to teachers’ abilities and to schools, which should offer an education for all, respecting the needs of each and every one. In recent years, there is a whole movement that defends an inclusive education, as you will be able to see in the course of this work. It implies the reorganization of school as an institution since its major function is to effectively respond to the needs of all students. The inclusion of students with DS in schools of regular education should promote the overall development of these students, who need special care, respecting their individual differences, in order to secure the full exercise of their basic rights as citizens and their effective social inclusion. Regular schools have been promoting pedagogical practices adapted to individual differences. However, they require adapted methodologies, pedagogical procedures, materials and equipments. The object of study of this work is to deepen the knowledge of the problems that the inclusion of children with DS presents to teachers and to regular education as well as special education. For that purpose semi-structured interviews were conducted to three teachers of regular and special education from the same school. These teachers were chosen due to their experience in working with these children. The nature of the object of study has led to a qualitative research of interpretative nature of descriptive character - a Case Study. Based on the analysis of the gathered data, it was possible to identify relevant aspects of what teachers think on the topic under study, and to conclude that these teachers are favorable to the inclusion of children with DS in a regular system of education. However, the relevance of a more specific training is also recognized. This will allow a more efficient preparation of these professionals in order to deal with the practice of individualization in the learning process of these students.Pereira, Maria da Conceição Figueira SantosRCIPLFonseca, Maria Manuela Leal Batista da2013-05-13T14:18:33Z2012-122012-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/2485porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:41:46Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/2485Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:12:15.774288Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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