Perceção dos educadores face à inclusão de crianças com Síndrome de Down no ensino pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mimoso, Carla Sofia Pinto
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/4911
Resumo: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio da Intervenção Precoce na Infância
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spelling Perceção dos educadores face à inclusão de crianças com Síndrome de Down no ensino pré-escolarNecessidades Educativas EspeciaisInclusãoIntervenção PrecoceSíndrome de DowSpecial Educational NeedsInclusionEarly InterventionDown syndromeDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio da Intervenção Precoce na InfânciaA temática da inclusão é uma das mais pertinentes da atualidade educativa. Inserir alunos com necessidades educativas especiais, principalmente os portadores de deficiência, nas turmas regulares e facultar-lhes os recursos humanos e materiais necessários para um pleno desenvolvimento e aproveitamento das suas capacidades, nem sempre é tarefa fácil, pois as escolas e os educadores muitas vezes não estão ainda preparados para dar resposta a essa heterogeneidade. Pretendeu-se, assim, com este estudo analisar a perceção dos educadores em relação à inclusão nas necessidades educativas especiais, mais concretamente na síndrome de Down. Foi estudada uma amostra de conveniência constituída por 60 educadores de infância de várias instituições particulares da cidade de Braga, com idades compreendidas entre os 23 e os 53 anos. Os participantes responderam a um questionário de avaliação sobre a perceção face à inclusão de crianças com síndrome de Down no ensino pré-escolar, construído especificamente para o presente estudo, após o seu consentimento informado. Genericamente, os educadores inquiridos são a favor da inclusão. Verificamos que a experiência que os professores têm com estes alunos permite-lhes ter uma atitude mais positiva em aceitar/incluir estes discentes nas salas regulares. Relativamente à formação dos educadores o estudo revela que estes têm pouca formação especializada na área das necessidades educativas especiais, e que a consideram insuficiente. Observou-se que apenas 40% dos professores/ educadores frequentou ações de formação contínua relacionadas com a intervenção com alunos necessidades educativas especiais. Segundo os resultados, os educadores/professores anseiam por ter mais formação na área de educação especial, tanto na formação inicial como na contínua, para combaterem os receios, as inseguranças e as frustrações ao lidarem com essas crianças e, para se sentirem melhor preparados para desenvolverem estratégias adequadas durante a sua intervenção.The theme of inclusion is one of the most relevant of education today. Place students with special needs, especially those with disabilities in regular classes and give them the human and material resources required for full development and use of their skills, is not always an easy task as schools and educators often are not prepared to address this heterogeneity. The aim was thus to this study to analyze the perception of educators regarding inclusion in special needs education, specifically in Down syndrome. A convenience sample of 60 kindergarten teachers from various private institutions in the city of Braga, aged between 23 and 53 years were studied. The participants answered to a questionnaire evaluating the perception towards the inclusion of children with Down syndrome in pre-school, built specifically for this study, after their informed consent. Generally, educators are in favor of inclusion. We found that the experience that teachers have with these students allows them to have a more positive attitude to accept/include these students in regular rooms. In what concerns to the training of educators, the study reveals that they have little specialized training in the area of special educational needs, that they consider insufficient. It was observed that only 40% of teachers/educators attended continuous training activities related to the intervention with special needs students. According to the results, educators/teachers want to have more training in the field of special education, both in initial and continuous training to fight the fears, insecurities and frustrations in dealing with these children and to feel better prepared to develop appropriate strategies during their intervention.[s.n.]Costa, AnaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaMimoso, Carla Sofia Pinto2015-09-14T07:34:42Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/4911201131420porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:04:14Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/4911Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:41:44.763068Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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