Crianças investigam para aprender ciências: uma experiência de aprendizagem na educação pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/76732 |
Resumo: | Este artigo descreve e analisa o processo de exploração de uma atividade de investigação sobre a influência da luz e da humidade no comportamento das minhocas, promovido num grupo de crianças da educação pré-escolar, no âmbito de um projeto de intervenção pedagógica supervisionada. Através da análise do processo, que incide no diário da atividade, elaborado na sequência da observação participante, caracteriza-se o conhecimento espontâneo das crianças sobre as minhocas, identificam-se os processos científicos promovidos para investigarem a influência da luz e da humidade no comportamento das minhocas e avaliam-se as aprendizagens realizadas pelas crianças. A análise sugere que as crianças destas idades são capazes de assumir uma “atitude científica e investigativa” na procura do saber, quando devidamente estimuladas pela ação do educador e envolvidas em experiências de aprendizagem interessantes e desafiadoras. |
id |
RCAP_928bac78afb93a28447e161acfa90bbc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76732 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Crianças investigam para aprender ciências: uma experiência de aprendizagem na educação pré-escolarChildren investigate to learn sciences: a learning experience in pre-school educationNiños investigan para aprender ciencias: una experiencia de aprendizaje en la educación preescolarPrática pedagógicaEducação pré-escolarEducação científicaAprendizagem por investigaçãoTeaching practicePreschool educationScience educationInquiry-based learningPráctica pedagógicaEducación preescolarEnseñanza de las cienciasAprendizaje por investigacióntivoCiências Sociais::Ciências da EducaçãoSocial SciencesEste artigo descreve e analisa o processo de exploração de uma atividade de investigação sobre a influência da luz e da humidade no comportamento das minhocas, promovido num grupo de crianças da educação pré-escolar, no âmbito de um projeto de intervenção pedagógica supervisionada. Através da análise do processo, que incide no diário da atividade, elaborado na sequência da observação participante, caracteriza-se o conhecimento espontâneo das crianças sobre as minhocas, identificam-se os processos científicos promovidos para investigarem a influência da luz e da humidade no comportamento das minhocas e avaliam-se as aprendizagens realizadas pelas crianças. A análise sugere que as crianças destas idades são capazes de assumir uma “atitude científica e investigativa” na procura do saber, quando devidamente estimuladas pela ação do educador e envolvidas em experiências de aprendizagem interessantes e desafiadoras.This article describes and analyses the process of exploring of an inquiry activity on the influence of light and moisture on the behaviour of earthworms, promoted in a group of preschool children, within the scope of a supervised pedagogical intervention project. Through the analysis of the process, which focuses on the activity diary, developed following participant observation, we characterise the children’s spontaneous knowledge of earthworms, identify the scientific processes promoted to investigate the influence of light and moisture in the behaviour of worms and we assess the learning made by the children. The analysis s suggests that children of preschool age are capable of taking on a ‘scientific and investigative attitude’ in the search for knowledge, provided they are duly stimulated by the educator and engaged in interesting and challenging learning experiences.Este artículo describe y analiza la exploración de una actividad de investigación sobre la influencia de la luz y la humedad en el comportamiento de las lombrices de tierra, promovida en un grupo de niños en educación preescolar, dentro del alcance de un proyecto de intervención pedagógica supervisada. A través del análisis del proceso, que se centra en el diario de actividades, elaborado a partir de la observación participante, se caracteriza el conocimiento espontáneo de los niños sobre las lombrices de tierra, se identifican los procesos científicos promovidos para investigar la influencia de la luz y la humedad en el comportamiento. lombrices de tierra y evaluación del aprendizaje de los niños. El análisis sugiere que los niños de estas edades son capaces de asumir una "actitud científica e investigativa" en la búsqueda de conocimiento, cuando son estimulados adecuadamente por la acción del educador e involucrados en experiencias de aprendizaje interesantes y desafiantes.Este trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com as referências UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020.Universidad Distrital Francisco José de CaldasUniversidade do MinhoVarela, PauloAlves, Elisabete2021-10-272021-10-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/76732porVarela, P., & Alves, E. . (2021). Crianças investigam para aprender ciências: uma experiência de aprendizagem na educação pré-escolar. Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, 16(3), 494–509. https://doi.org/10.14483/23464712.160032346-47122346-471210.14483/23464712.1600316003https://revistas.udistrital.edu.co/index.php/GDLA/article/view/16003info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:25:22Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76732Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:19:36.271658Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crianças investigam para aprender ciências: uma experiência de aprendizagem na educação pré-escolar Children investigate to learn sciences: a learning experience in pre-school education Niños investigan para aprender ciencias: una experiencia de aprendizaje en la educación preescolar |
title |
Crianças investigam para aprender ciências: uma experiência de aprendizagem na educação pré-escolar |
spellingShingle |
Crianças investigam para aprender ciências: uma experiência de aprendizagem na educação pré-escolar Varela, Paulo Prática pedagógica Educação pré-escolar Educação científica Aprendizagem por investigação Teaching practice Preschool education Science education Inquiry-based learning Práctica pedagógica Educación preescolar Enseñanza de las ciencias Aprendizaje por investigacióntivo Ciências Sociais::Ciências da Educação Social Sciences |
title_short |
Crianças investigam para aprender ciências: uma experiência de aprendizagem na educação pré-escolar |
title_full |
Crianças investigam para aprender ciências: uma experiência de aprendizagem na educação pré-escolar |
title_fullStr |
Crianças investigam para aprender ciências: uma experiência de aprendizagem na educação pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Crianças investigam para aprender ciências: uma experiência de aprendizagem na educação pré-escolar |
title_sort |
Crianças investigam para aprender ciências: uma experiência de aprendizagem na educação pré-escolar |
author |
Varela, Paulo |
author_facet |
Varela, Paulo Alves, Elisabete |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Elisabete |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Varela, Paulo Alves, Elisabete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica Educação pré-escolar Educação científica Aprendizagem por investigação Teaching practice Preschool education Science education Inquiry-based learning Práctica pedagógica Educación preescolar Enseñanza de las ciencias Aprendizaje por investigacióntivo Ciências Sociais::Ciências da Educação Social Sciences |
topic |
Prática pedagógica Educação pré-escolar Educação científica Aprendizagem por investigação Teaching practice Preschool education Science education Inquiry-based learning Práctica pedagógica Educación preescolar Enseñanza de las ciencias Aprendizaje por investigacióntivo Ciências Sociais::Ciências da Educação Social Sciences |
description |
Este artigo descreve e analisa o processo de exploração de uma atividade de investigação sobre a influência da luz e da humidade no comportamento das minhocas, promovido num grupo de crianças da educação pré-escolar, no âmbito de um projeto de intervenção pedagógica supervisionada. Através da análise do processo, que incide no diário da atividade, elaborado na sequência da observação participante, caracteriza-se o conhecimento espontâneo das crianças sobre as minhocas, identificam-se os processos científicos promovidos para investigarem a influência da luz e da humidade no comportamento das minhocas e avaliam-se as aprendizagens realizadas pelas crianças. A análise sugere que as crianças destas idades são capazes de assumir uma “atitude científica e investigativa” na procura do saber, quando devidamente estimuladas pela ação do educador e envolvidas em experiências de aprendizagem interessantes e desafiadoras. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-27 2021-10-27T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/76732 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/76732 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Varela, P., & Alves, E. . (2021). Crianças investigam para aprender ciências: uma experiência de aprendizagem na educação pré-escolar. Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, 16(3), 494–509. https://doi.org/10.14483/23464712.16003 2346-4712 2346-4712 10.14483/23464712.16003 16003 https://revistas.udistrital.edu.co/index.php/GDLA/article/view/16003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidad Distrital Francisco José de Caldas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidad Distrital Francisco José de Caldas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132656036741120 |