Crianças investigam para aprender ciências: uma experiência de aprendizagem na educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Varela, Paulo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Alves, Elisabete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/76732
Resumo: Este artigo descreve e analisa o processo de exploração de uma atividade de investigação sobre a influência da luz e da humidade no comportamento das minhocas, promovido num grupo de crianças da educação pré-escolar, no âmbito de um projeto de intervenção pedagógica supervisionada. Através da análise do processo, que incide no diário da atividade, elaborado na sequência da observação participante, caracteriza-se o conhecimento espontâneo das crianças sobre as minhocas, identificam-se os processos científicos promovidos para investigarem a influência da luz e da humidade no comportamento das minhocas e avaliam-se as aprendizagens realizadas pelas crianças. A análise sugere que as crianças destas idades são capazes de assumir uma “atitude científica e investigativa” na procura do saber, quando devidamente estimuladas pela ação do educador e envolvidas em experiências de aprendizagem interessantes e desafiadoras.
id RCAP_928bac78afb93a28447e161acfa90bbc
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76732
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Crianças investigam para aprender ciências: uma experiência de aprendizagem na educação pré-escolarChildren investigate to learn sciences: a learning experience in pre-school educationNiños investigan para aprender ciencias: una experiencia de aprendizaje en la educación preescolarPrática pedagógicaEducação pré-escolarEducação científicaAprendizagem por investigaçãoTeaching practicePreschool educationScience educationInquiry-based learningPráctica pedagógicaEducación preescolarEnseñanza de las cienciasAprendizaje por investigacióntivoCiências Sociais::Ciências da EducaçãoSocial SciencesEste artigo descreve e analisa o processo de exploração de uma atividade de investigação sobre a influência da luz e da humidade no comportamento das minhocas, promovido num grupo de crianças da educação pré-escolar, no âmbito de um projeto de intervenção pedagógica supervisionada. Através da análise do processo, que incide no diário da atividade, elaborado na sequência da observação participante, caracteriza-se o conhecimento espontâneo das crianças sobre as minhocas, identificam-se os processos científicos promovidos para investigarem a influência da luz e da humidade no comportamento das minhocas e avaliam-se as aprendizagens realizadas pelas crianças. A análise sugere que as crianças destas idades são capazes de assumir uma “atitude científica e investigativa” na procura do saber, quando devidamente estimuladas pela ação do educador e envolvidas em experiências de aprendizagem interessantes e desafiadoras.This article describes and analyses the process of exploring of an inquiry activity on the influence of light and moisture on the behaviour of earthworms, promoted in a group of preschool children, within the scope of a supervised pedagogical intervention project. Through the analysis of the process, which focuses on the activity diary, developed following participant observation, we characterise the children’s spontaneous knowledge of earthworms, identify the scientific processes promoted to investigate the influence of light and moisture in the behaviour of worms and we assess the learning made by the children. The analysis s suggests that children of preschool age are capable of taking on a ‘scientific and investigative attitude’ in the search for knowledge, provided they are duly stimulated by the educator and engaged in interesting and challenging learning experiences.Este artículo describe y analiza la exploración de una actividad de investigación sobre la influencia de la luz y la humedad en el comportamiento de las lombrices de tierra, promovida en un grupo de niños en educación preescolar, dentro del alcance de un proyecto de intervención pedagógica supervisada. A través del análisis del proceso, que se centra en el diario de actividades, elaborado a partir de la observación participante, se caracteriza el conocimiento espontáneo de los niños sobre las lombrices de tierra, se identifican los procesos científicos promovidos para investigar la influencia de la luz y la humedad en el comportamiento. lombrices de tierra y evaluación del aprendizaje de los niños. El análisis sugiere que los niños de estas edades son capaces de asumir una "actitud científica e investigativa" en la búsqueda de conocimiento, cuando son estimulados adecuadamente por la acción del educador e involucrados en experiencias de aprendizaje interesantes y desafiantes.Este trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com as referências UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020.Universidad Distrital Francisco José de CaldasUniversidade do MinhoVarela, PauloAlves, Elisabete2021-10-272021-10-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/76732porVarela, P., & Alves, E. . (2021). Crianças investigam para aprender ciências: uma experiência de aprendizagem na educação pré-escolar. Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, 16(3), 494–509. https://doi.org/10.14483/23464712.160032346-47122346-471210.14483/23464712.1600316003https://revistas.udistrital.edu.co/index.php/GDLA/article/view/16003info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:25:22Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76732Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:19:36.271658Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Crianças investigam para aprender ciências: uma experiência de aprendizagem na educação pré-escolar
Children investigate to learn sciences: a learning experience in pre-school education
Niños investigan para aprender ciencias: una experiencia de aprendizaje en la educación preescolar
title Crianças investigam para aprender ciências: uma experiência de aprendizagem na educação pré-escolar
spellingShingle Crianças investigam para aprender ciências: uma experiência de aprendizagem na educação pré-escolar
Varela, Paulo
Prática pedagógica
Educação pré-escolar
Educação científica
Aprendizagem por investigação
Teaching practice
Preschool education
Science education
Inquiry-based learning
Práctica pedagógica
Educación preescolar
Enseñanza de las ciencias
Aprendizaje por investigacióntivo
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Social Sciences
title_short Crianças investigam para aprender ciências: uma experiência de aprendizagem na educação pré-escolar
title_full Crianças investigam para aprender ciências: uma experiência de aprendizagem na educação pré-escolar
title_fullStr Crianças investigam para aprender ciências: uma experiência de aprendizagem na educação pré-escolar
title_full_unstemmed Crianças investigam para aprender ciências: uma experiência de aprendizagem na educação pré-escolar
title_sort Crianças investigam para aprender ciências: uma experiência de aprendizagem na educação pré-escolar
author Varela, Paulo
author_facet Varela, Paulo
Alves, Elisabete
author_role author
author2 Alves, Elisabete
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Varela, Paulo
Alves, Elisabete
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Educação pré-escolar
Educação científica
Aprendizagem por investigação
Teaching practice
Preschool education
Science education
Inquiry-based learning
Práctica pedagógica
Educación preescolar
Enseñanza de las ciencias
Aprendizaje por investigacióntivo
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Social Sciences
topic Prática pedagógica
Educação pré-escolar
Educação científica
Aprendizagem por investigação
Teaching practice
Preschool education
Science education
Inquiry-based learning
Práctica pedagógica
Educación preescolar
Enseñanza de las ciencias
Aprendizaje por investigacióntivo
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Social Sciences
description Este artigo descreve e analisa o processo de exploração de uma atividade de investigação sobre a influência da luz e da humidade no comportamento das minhocas, promovido num grupo de crianças da educação pré-escolar, no âmbito de um projeto de intervenção pedagógica supervisionada. Através da análise do processo, que incide no diário da atividade, elaborado na sequência da observação participante, caracteriza-se o conhecimento espontâneo das crianças sobre as minhocas, identificam-se os processos científicos promovidos para investigarem a influência da luz e da humidade no comportamento das minhocas e avaliam-se as aprendizagens realizadas pelas crianças. A análise sugere que as crianças destas idades são capazes de assumir uma “atitude científica e investigativa” na procura do saber, quando devidamente estimuladas pela ação do educador e envolvidas em experiências de aprendizagem interessantes e desafiadoras.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-27
2021-10-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/76732
url http://hdl.handle.net/1822/76732
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Varela, P., & Alves, E. . (2021). Crianças investigam para aprender ciências: uma experiência de aprendizagem na educação pré-escolar. Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, 16(3), 494–509. https://doi.org/10.14483/23464712.16003
2346-4712
2346-4712
10.14483/23464712.16003
16003
https://revistas.udistrital.edu.co/index.php/GDLA/article/view/16003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidad Distrital Francisco José de Caldas
publisher.none.fl_str_mv Universidad Distrital Francisco José de Caldas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132656036741120