A influência das características do conteúdo e do iInfluenciador digital na intenção de compra dos consumidores das gerações X e Y
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/21447 |
Resumo: | O acentuado crescimento das redes sociais fizeram com que as marcas tivessem que apostar em novas formas de comunicação para captar a atenção dos utilizadores no meio digital onde se destacam. Como ferramenta de relevância crescente destas estratégias surgem os influenciadores digitais – pessoas comuns que criam conteúdos para as redes sociais sobre temas que dominam, com potencial para influenciar grandes comunidades de seguidores. Este estudo tem como objetivo compreender a influência das características dos influenciadores digitais e do conteúdo que produzem na sua capacidade de persuasão, na consequente atitude do consumidor face à marca e finalmente na intenção de compra dos consumidores da geração X e Y. Este estudo recorre a uma metodologia quantitativa, através de um inquérito por questionário autoadministrado online, com uma amostra de 251 individuos das gerações X e Y. A característica de conteúdo que demonstrou ter mais influência na capacidade de persuasão do influenciador foi a quantidade de conteúdo publicado. Quanto às características do influenciador destacou-se, a interação. A capacidade persuasiva do influenciador desempanha um papel fundamental para o consumidor desenvolver uma atitude positiva face à marca e consequentemente proceder à intenção de compra. Este estudo complementa a literatura sobre o marketing de influência, aprofundando o conceito de influenciador digital e todas as suas variantes enquanto estratégia de marketing. Explora-se também o conceito do marketing de conteúdo e as caracteristricas de conteúdo. Além disso, a investigação apresenta contribuições para os influenciadores digitais, profisionais de marketing e gestores, auxiliando na elaboração das estratégias de marketing de forma a potenciar o melhor que os influenciadores digitais têm para oferecer. Os resultados demonstram aos influenciadores digitais devem apostar na quantidade de publicações e potenciar a interação pois estes encontram-se altamente relacionada com a sua capacidade persuasiva e consequentemente com a intenção de compra dos seus seguidores. |
id |
RCAP_929aea906284b95bc8672032f950957f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/21447 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A influência das características do conteúdo e do iInfluenciador digital na intenção de compra dos consumidores das gerações X e YMarketing de influênciaMarketing de conteúdoInfluenciadores digitaisAtitude face à marcaIntenção de compraInfluence marketingContent marketingDigital influencersAttitude towards the brandPurchase intentionGestãoO acentuado crescimento das redes sociais fizeram com que as marcas tivessem que apostar em novas formas de comunicação para captar a atenção dos utilizadores no meio digital onde se destacam. Como ferramenta de relevância crescente destas estratégias surgem os influenciadores digitais – pessoas comuns que criam conteúdos para as redes sociais sobre temas que dominam, com potencial para influenciar grandes comunidades de seguidores. Este estudo tem como objetivo compreender a influência das características dos influenciadores digitais e do conteúdo que produzem na sua capacidade de persuasão, na consequente atitude do consumidor face à marca e finalmente na intenção de compra dos consumidores da geração X e Y. Este estudo recorre a uma metodologia quantitativa, através de um inquérito por questionário autoadministrado online, com uma amostra de 251 individuos das gerações X e Y. A característica de conteúdo que demonstrou ter mais influência na capacidade de persuasão do influenciador foi a quantidade de conteúdo publicado. Quanto às características do influenciador destacou-se, a interação. A capacidade persuasiva do influenciador desempanha um papel fundamental para o consumidor desenvolver uma atitude positiva face à marca e consequentemente proceder à intenção de compra. Este estudo complementa a literatura sobre o marketing de influência, aprofundando o conceito de influenciador digital e todas as suas variantes enquanto estratégia de marketing. Explora-se também o conceito do marketing de conteúdo e as caracteristricas de conteúdo. Além disso, a investigação apresenta contribuições para os influenciadores digitais, profisionais de marketing e gestores, auxiliando na elaboração das estratégias de marketing de forma a potenciar o melhor que os influenciadores digitais têm para oferecer. Os resultados demonstram aos influenciadores digitais devem apostar na quantidade de publicações e potenciar a interação pois estes encontram-se altamente relacionada com a sua capacidade persuasiva e consequentemente com a intenção de compra dos seus seguidores.The exponential growth of social networks has made brands have to invest in new forms of communication to capture the attention of users in the digital environment where they stand out. As a tool of increasing relevance of these strategies, digital influencers have emerged - ordinary people who create content for social networks on topics they master, with the potential to influence large communities of followers. This study aims to understand the influence of digital influencers' characteristics and the content they produce the purchase intention of X and Y generation consumers. In this analysis, the influencer's ability to persuade and the intention towards the brand are considered as antecedents of the purchase intention. This study uses a quantitative methodology, through an online self-administered questionnaire survey, with a sample of 251 individuals from generations X and Y (21 to 62 years old). The content characteristics that proved to have more influence on the purchase intention of the followers is the amount of content published by the influencer. As for the characteristics of the influencer, the digital influencer's trust and persuasive ability on consumers' purchase intention stand out in this research. The persuasive ability of the influencer plays a key role for the consumer to develop a positive attitude towards the brand and consequently proceed to the purchase intention. This study complements the literature on influencer marketing by further exploring the concept of the digital influencer and all its variants as a marketing strategy. It also explores the concept of content marketing and the characteristics of content. In addition, the research presents contributions for digital influencers, marketing professionals and managers, assisting in the development of marketing strategies in order to leverage the best that digital influencers have to offer. The results show to digital influencers that they should bet on transmitting the maximum confidence to consumers because this is highly related to their persuasive ability and, consequently, in the purchase intention of their followers. In addition, they should bet on the quantity of publications because it is, without a doubt, a determining factor in the consumer's intention to buy.Rodrigues, Maria Antónia GonçalvesOliveira, Luciana Gomes deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoBarbosa, Andreia Filipa Correia2023-01-12T09:11:49Z2022-11-242022-11-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/21447TID:203159969porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:17:18Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/21447Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:41:31.121831Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência das características do conteúdo e do iInfluenciador digital na intenção de compra dos consumidores das gerações X e Y |
title |
A influência das características do conteúdo e do iInfluenciador digital na intenção de compra dos consumidores das gerações X e Y |
spellingShingle |
A influência das características do conteúdo e do iInfluenciador digital na intenção de compra dos consumidores das gerações X e Y Barbosa, Andreia Filipa Correia Marketing de influência Marketing de conteúdo Influenciadores digitais Atitude face à marca Intenção de compra Influence marketing Content marketing Digital influencers Attitude towards the brand Purchase intention Gestão |
title_short |
A influência das características do conteúdo e do iInfluenciador digital na intenção de compra dos consumidores das gerações X e Y |
title_full |
A influência das características do conteúdo e do iInfluenciador digital na intenção de compra dos consumidores das gerações X e Y |
title_fullStr |
A influência das características do conteúdo e do iInfluenciador digital na intenção de compra dos consumidores das gerações X e Y |
title_full_unstemmed |
A influência das características do conteúdo e do iInfluenciador digital na intenção de compra dos consumidores das gerações X e Y |
title_sort |
A influência das características do conteúdo e do iInfluenciador digital na intenção de compra dos consumidores das gerações X e Y |
author |
Barbosa, Andreia Filipa Correia |
author_facet |
Barbosa, Andreia Filipa Correia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Maria Antónia Gonçalves Oliveira, Luciana Gomes de Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Andreia Filipa Correia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing de influência Marketing de conteúdo Influenciadores digitais Atitude face à marca Intenção de compra Influence marketing Content marketing Digital influencers Attitude towards the brand Purchase intention Gestão |
topic |
Marketing de influência Marketing de conteúdo Influenciadores digitais Atitude face à marca Intenção de compra Influence marketing Content marketing Digital influencers Attitude towards the brand Purchase intention Gestão |
description |
O acentuado crescimento das redes sociais fizeram com que as marcas tivessem que apostar em novas formas de comunicação para captar a atenção dos utilizadores no meio digital onde se destacam. Como ferramenta de relevância crescente destas estratégias surgem os influenciadores digitais – pessoas comuns que criam conteúdos para as redes sociais sobre temas que dominam, com potencial para influenciar grandes comunidades de seguidores. Este estudo tem como objetivo compreender a influência das características dos influenciadores digitais e do conteúdo que produzem na sua capacidade de persuasão, na consequente atitude do consumidor face à marca e finalmente na intenção de compra dos consumidores da geração X e Y. Este estudo recorre a uma metodologia quantitativa, através de um inquérito por questionário autoadministrado online, com uma amostra de 251 individuos das gerações X e Y. A característica de conteúdo que demonstrou ter mais influência na capacidade de persuasão do influenciador foi a quantidade de conteúdo publicado. Quanto às características do influenciador destacou-se, a interação. A capacidade persuasiva do influenciador desempanha um papel fundamental para o consumidor desenvolver uma atitude positiva face à marca e consequentemente proceder à intenção de compra. Este estudo complementa a literatura sobre o marketing de influência, aprofundando o conceito de influenciador digital e todas as suas variantes enquanto estratégia de marketing. Explora-se também o conceito do marketing de conteúdo e as caracteristricas de conteúdo. Além disso, a investigação apresenta contribuições para os influenciadores digitais, profisionais de marketing e gestores, auxiliando na elaboração das estratégias de marketing de forma a potenciar o melhor que os influenciadores digitais têm para oferecer. Os resultados demonstram aos influenciadores digitais devem apostar na quantidade de publicações e potenciar a interação pois estes encontram-se altamente relacionada com a sua capacidade persuasiva e consequentemente com a intenção de compra dos seus seguidores. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-24 2022-11-24T00:00:00Z 2023-01-12T09:11:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/21447 TID:203159969 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/21447 |
identifier_str_mv |
TID:203159969 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131502954414080 |