A influência das características do conteúdo e do iInfluenciador digital na intenção de compra dos consumidores das gerações X e Y

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Andreia Filipa Correia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/21447
Resumo: O acentuado crescimento das redes sociais fizeram com que as marcas tivessem que apostar em novas formas de comunicação para captar a atenção dos utilizadores no meio digital onde se destacam. Como ferramenta de relevância crescente destas estratégias surgem os influenciadores digitais – pessoas comuns que criam conteúdos para as redes sociais sobre temas que dominam, com potencial para influenciar grandes comunidades de seguidores. Este estudo tem como objetivo compreender a influência das características dos influenciadores digitais e do conteúdo que produzem na sua capacidade de persuasão, na consequente atitude do consumidor face à marca e finalmente na intenção de compra dos consumidores da geração X e Y. Este estudo recorre a uma metodologia quantitativa, através de um inquérito por questionário autoadministrado online, com uma amostra de 251 individuos das gerações X e Y. A característica de conteúdo que demonstrou ter mais influência na capacidade de persuasão do influenciador foi a quantidade de conteúdo publicado. Quanto às características do influenciador destacou-se, a interação. A capacidade persuasiva do influenciador desempanha um papel fundamental para o consumidor desenvolver uma atitude positiva face à marca e consequentemente proceder à intenção de compra. Este estudo complementa a literatura sobre o marketing de influência, aprofundando o conceito de influenciador digital e todas as suas variantes enquanto estratégia de marketing. Explora-se também o conceito do marketing de conteúdo e as caracteristricas de conteúdo. Além disso, a investigação apresenta contribuições para os influenciadores digitais, profisionais de marketing e gestores, auxiliando na elaboração das estratégias de marketing de forma a potenciar o melhor que os influenciadores digitais têm para oferecer. Os resultados demonstram aos influenciadores digitais devem apostar na quantidade de publicações e potenciar a interação pois estes encontram-se altamente relacionada com a sua capacidade persuasiva e consequentemente com a intenção de compra dos seus seguidores.
id RCAP_929aea906284b95bc8672032f950957f
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/21447
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência das características do conteúdo e do iInfluenciador digital na intenção de compra dos consumidores das gerações X e YMarketing de influênciaMarketing de conteúdoInfluenciadores digitaisAtitude face à marcaIntenção de compraInfluence marketingContent marketingDigital influencersAttitude towards the brandPurchase intentionGestãoO acentuado crescimento das redes sociais fizeram com que as marcas tivessem que apostar em novas formas de comunicação para captar a atenção dos utilizadores no meio digital onde se destacam. Como ferramenta de relevância crescente destas estratégias surgem os influenciadores digitais – pessoas comuns que criam conteúdos para as redes sociais sobre temas que dominam, com potencial para influenciar grandes comunidades de seguidores. Este estudo tem como objetivo compreender a influência das características dos influenciadores digitais e do conteúdo que produzem na sua capacidade de persuasão, na consequente atitude do consumidor face à marca e finalmente na intenção de compra dos consumidores da geração X e Y. Este estudo recorre a uma metodologia quantitativa, através de um inquérito por questionário autoadministrado online, com uma amostra de 251 individuos das gerações X e Y. A característica de conteúdo que demonstrou ter mais influência na capacidade de persuasão do influenciador foi a quantidade de conteúdo publicado. Quanto às características do influenciador destacou-se, a interação. A capacidade persuasiva do influenciador desempanha um papel fundamental para o consumidor desenvolver uma atitude positiva face à marca e consequentemente proceder à intenção de compra. Este estudo complementa a literatura sobre o marketing de influência, aprofundando o conceito de influenciador digital e todas as suas variantes enquanto estratégia de marketing. Explora-se também o conceito do marketing de conteúdo e as caracteristricas de conteúdo. Além disso, a investigação apresenta contribuições para os influenciadores digitais, profisionais de marketing e gestores, auxiliando na elaboração das estratégias de marketing de forma a potenciar o melhor que os influenciadores digitais têm para oferecer. Os resultados demonstram aos influenciadores digitais devem apostar na quantidade de publicações e potenciar a interação pois estes encontram-se altamente relacionada com a sua capacidade persuasiva e consequentemente com a intenção de compra dos seus seguidores.The exponential growth of social networks has made brands have to invest in new forms of communication to capture the attention of users in the digital environment where they stand out. As a tool of increasing relevance of these strategies, digital influencers have emerged - ordinary people who create content for social networks on topics they master, with the potential to influence large communities of followers. This study aims to understand the influence of digital influencers' characteristics and the content they produce the purchase intention of X and Y generation consumers. In this analysis, the influencer's ability to persuade and the intention towards the brand are considered as antecedents of the purchase intention. This study uses a quantitative methodology, through an online self-administered questionnaire survey, with a sample of 251 individuals from generations X and Y (21 to 62 years old). The content characteristics that proved to have more influence on the purchase intention of the followers is the amount of content published by the influencer. As for the characteristics of the influencer, the digital influencer's trust and persuasive ability on consumers' purchase intention stand out in this research. The persuasive ability of the influencer plays a key role for the consumer to develop a positive attitude towards the brand and consequently proceed to the purchase intention. This study complements the literature on influencer marketing by further exploring the concept of the digital influencer and all its variants as a marketing strategy. It also explores the concept of content marketing and the characteristics of content. In addition, the research presents contributions for digital influencers, marketing professionals and managers, assisting in the development of marketing strategies in order to leverage the best that digital influencers have to offer. The results show to digital influencers that they should bet on transmitting the maximum confidence to consumers because this is highly related to their persuasive ability and, consequently, in the purchase intention of their followers. In addition, they should bet on the quantity of publications because it is, without a doubt, a determining factor in the consumer's intention to buy.Rodrigues, Maria Antónia GonçalvesOliveira, Luciana Gomes deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoBarbosa, Andreia Filipa Correia2023-01-12T09:11:49Z2022-11-242022-11-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/21447TID:203159969porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:17:18Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/21447Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:41:31.121831Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência das características do conteúdo e do iInfluenciador digital na intenção de compra dos consumidores das gerações X e Y
title A influência das características do conteúdo e do iInfluenciador digital na intenção de compra dos consumidores das gerações X e Y
spellingShingle A influência das características do conteúdo e do iInfluenciador digital na intenção de compra dos consumidores das gerações X e Y
Barbosa, Andreia Filipa Correia
Marketing de influência
Marketing de conteúdo
Influenciadores digitais
Atitude face à marca
Intenção de compra
Influence marketing
Content marketing
Digital influencers
Attitude towards the brand
Purchase intention
Gestão
title_short A influência das características do conteúdo e do iInfluenciador digital na intenção de compra dos consumidores das gerações X e Y
title_full A influência das características do conteúdo e do iInfluenciador digital na intenção de compra dos consumidores das gerações X e Y
title_fullStr A influência das características do conteúdo e do iInfluenciador digital na intenção de compra dos consumidores das gerações X e Y
title_full_unstemmed A influência das características do conteúdo e do iInfluenciador digital na intenção de compra dos consumidores das gerações X e Y
title_sort A influência das características do conteúdo e do iInfluenciador digital na intenção de compra dos consumidores das gerações X e Y
author Barbosa, Andreia Filipa Correia
author_facet Barbosa, Andreia Filipa Correia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Maria Antónia Gonçalves
Oliveira, Luciana Gomes de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Andreia Filipa Correia
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing de influência
Marketing de conteúdo
Influenciadores digitais
Atitude face à marca
Intenção de compra
Influence marketing
Content marketing
Digital influencers
Attitude towards the brand
Purchase intention
Gestão
topic Marketing de influência
Marketing de conteúdo
Influenciadores digitais
Atitude face à marca
Intenção de compra
Influence marketing
Content marketing
Digital influencers
Attitude towards the brand
Purchase intention
Gestão
description O acentuado crescimento das redes sociais fizeram com que as marcas tivessem que apostar em novas formas de comunicação para captar a atenção dos utilizadores no meio digital onde se destacam. Como ferramenta de relevância crescente destas estratégias surgem os influenciadores digitais – pessoas comuns que criam conteúdos para as redes sociais sobre temas que dominam, com potencial para influenciar grandes comunidades de seguidores. Este estudo tem como objetivo compreender a influência das características dos influenciadores digitais e do conteúdo que produzem na sua capacidade de persuasão, na consequente atitude do consumidor face à marca e finalmente na intenção de compra dos consumidores da geração X e Y. Este estudo recorre a uma metodologia quantitativa, através de um inquérito por questionário autoadministrado online, com uma amostra de 251 individuos das gerações X e Y. A característica de conteúdo que demonstrou ter mais influência na capacidade de persuasão do influenciador foi a quantidade de conteúdo publicado. Quanto às características do influenciador destacou-se, a interação. A capacidade persuasiva do influenciador desempanha um papel fundamental para o consumidor desenvolver uma atitude positiva face à marca e consequentemente proceder à intenção de compra. Este estudo complementa a literatura sobre o marketing de influência, aprofundando o conceito de influenciador digital e todas as suas variantes enquanto estratégia de marketing. Explora-se também o conceito do marketing de conteúdo e as caracteristricas de conteúdo. Além disso, a investigação apresenta contribuições para os influenciadores digitais, profisionais de marketing e gestores, auxiliando na elaboração das estratégias de marketing de forma a potenciar o melhor que os influenciadores digitais têm para oferecer. Os resultados demonstram aos influenciadores digitais devem apostar na quantidade de publicações e potenciar a interação pois estes encontram-se altamente relacionada com a sua capacidade persuasiva e consequentemente com a intenção de compra dos seus seguidores.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-24
2022-11-24T00:00:00Z
2023-01-12T09:11:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/21447
TID:203159969
url http://hdl.handle.net/10400.22/21447
identifier_str_mv TID:203159969
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131502954414080