Impacto dos Travel Bloggers e do Envolvimento com Viagens na Atitude face ao Destino e na Intenção de Visita
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/89819 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de Economia |
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Impacto dos Travel Bloggers e do Envolvimento com Viagens na Atitude face ao Destino e na Intenção de VisitaImpact of Travel Bloggers and Travel Involvement on Attitude Towards Destination and Visiting IntentionMarketing de InfluênciaTravel BlogsInfluenciadores DigitaisAtitude face ao DestinoIntenção de VisitaInfluence MarketingTravel BlogsDigital InfluencersAttitude Towards DestinationIntention to VisitDissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de EconomiaPropósito: Esta dissertação tem como objetivo principal analisar e compreender qual o papel dos influenciadores digitais, mais especificamente dos travel bloggers, na atitude adotada pelos utilizadores do blog face a determinado destino turístico, e quais as suas implicações na sua intenção de visita. Simultaneamente, tentou-se identificar e perceber quais os efeitos de uma atitude positiva face ao destino. Metodologia: Para atingir os objetivos propostos, realizou-se um estudo de cross-section, baseado na literatura de referência pré-existente, posto em prática através de um questionário administrado a 201 indivíduos. Posteriormente, e a partir dos dados obtidos no questionário, foram testadas as hipóteses propostas através do método das equações estruturais no software estatístico IBM SPSS AMOS v.25.Resultados: Os resultados obtidos permitiram corroborar seis das doze hipóteses estabelecidas, permitindo compreender que a amostra em estudo ainda está um pouco reticente quanto à credibilidade dos bloggers e não está muito propensa a interagir em meios online, apesar de se preocupar em partilhar com os outros as suas experiências positivas através destes meios. Foi ainda possível concluir que a amostra não é uma plateia crente no conteúdo partilhado nos blogs, tendo uma atitude muito variável face ao blog e ao blogger, apesar de considerar que as viagens de lazer são objeto de preocupação. Destaca-se ainda, que a amostra apesar de ser pouco propensa a compras impulsivas é afetada por elas no que toca à atitude face ao destino turístico.Limitações/Implicações do Estudo: Este estudo permitiu uma aprofundação de conceitos previamente estudados pela literatura, contribuindo para o desenvolvimento do conceito de marketing de influência. Foi também possível clarificar e mostrar a importância dos travel bloggers. Sugere-se que em investigações futuras se utilize uma amostra de maiores dimensões e que se tenha em consideração as características demográficas da população. Originalidade: Este estudo contribuiu para a explicitação e clarificação do conceito dos travel bloggers e dos seus efeitos na atitude face ao destino, e consequentemente, na intenção de visita do destino em causa. Foi possível compreender a importância destes influenciadores digitais no setor do turismo no contexto português.Purpose: This dissertation has as its main objective to analyze and understand the role of digital influencers, more specifically of travel bloggers, in the attitude adopted by blog users towards a particular tourist destination, and what their implications are for their intention to visit. At the same time, it was tried to identify and understand the effects of a positive attitude towards destiny.Methodology: To achieve the proposed objectives, a cross-sectional study based on the pre-existing reference literature was carried out through a questionnaire administered to 201 individuals. Subsequently, and based on the data obtained from the questionnaire, the hypotheses proposed were tested through the structural equation method in the IBM SPSS AMOS v.25 statistical software were tested.Results: The results obtained allowed to corroborate six of the twelve hypotheses established, allowing to understand that the sample under study is still somewhat reticent about the credibility of bloggers and is not very likely to interact in online media, despite worrying about sharing their positive experiences with others through these means. It was also possible to conclude that the sample is not a believer in the content shared on blogs, having a very variable attitude towards the blog and the blogger, despite considering that leisure travel is a matter of concern. It is also noteworthy that, although the sample is not prone to impulsive shopping, it is affected by them regarding the attitude towards the tourist destination.Limitations / Implications of the Study: This study allowed a deepening of concepts previously studied in the literature, contributing to the development of the influence marketing concept. It was also possible to clarify and show the importance of travel bloggers. It is suggested that future research should use a larger sample and take into account the demographic characteristics of the population.Originality: This study contributed to the explanation and clarification of the concept of travel bloggers and its effects on attitude towards destination, and consequently, on the intention to visit the destination in question. It was possible to understand the importance of these digital influencers in the tourism sector in the Portuguese context.2019-09-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/89819http://hdl.handle.net/10316/89819TID:202399257porMendes, Beatriz Pedroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T03:30:26Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/89819Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:10:02.796769Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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