Embalagem : a influência das ferramentas digitais na motivação dos alunos no desenvolvimento de um módulo, no 11º ano do curso profissional de técnico de design gráfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dinis, Guida Cristina Brites, 1982-
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/15888
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2014
id RCAP_92a438baa12c2ae4076e2870da65f941
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/15888
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Embalagem : a influência das ferramentas digitais na motivação dos alunos no desenvolvimento de um módulo, no 11º ano do curso profissional de técnico de design gráficoEnsino profissionalDesign gráficoCriatividade (Educação)Motivação - aprendizagemRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2014Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2014Este relatório consiste na descrição da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Artes Visuais, realizada na Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, com uma turma do 11.º ano do Curso Profissional de Técnico de Design Gráfico. O projeto pedagógico, realizado à disciplina de Design Gráfico, decorreu ao longo de vinte e quatro sessões de cinquenta minutos, e visou a conceção de uma embalagem para um produto. De caráter predominantemente prático e experimental, a disciplina de Design Gráfico constitui-se como um contexto privilegiado para a mobilização de saberes das várias disciplinas através da realização de pequenos projetos, que permitem ao aluno utilizar as aplicações informáticas e os conhecimentos relativos à comunicação visual na resolução de problemas criativos. O Módulo 8 – Embalagem introduz o tema da tridimensionalidade no design gráfico e compreende o desenvolvimento de uma proposta gráfica. A turma envolvida revelava pouco empenho nas tarefas, fragilidades no domínio das ferramentas digitais, na gestão do tempo e pouco investimento na exploração de ideias. Tendo em conta o caráter da disciplina e o perfil dos alunos, procurou-se motivar os educandos para a aprendizagem através da delineação de estratégias com vista ao desenvolvimento de competências relativas à gestão das tarefas, à exploração de ideias e à utilização das ferramentas digitais. A avaliação foi predominantemente formativa criterial, apoiada na comunicação e com momentos específicos para a recolha de informação acerca do processo de ensino e aprendizagem. Os resultados obtidos confirmam a importância do uso de ferramentas digitais para a motivação dos alunos, na medida em que no final da unidade os alunos manifestaram uma atitude mais positiva e ativa perante as tarefas.This report describes the Supervised Teaching Practice within the scope of the Mestrado em Ensino de Artes Visuais, held at Afonso Lopes Vieira Secondary School, with a class of 11th grade of the Professional Course of Graphic Design Technician. The pedagogical project, conducted in the discipline of Graphic Design, lasted twenty four sessions of fifty minutes and aimed a new product packaging design. Predominantly practical and experimental, the discipline of Graphic Design is a privileged context for the mobilization of knowledge from various disciplines, allowing students to use software applications and knowledge relating to visual communication in creative problem solving. The packaging design unit introduces the concept of the three-dimensional into graphic design. The class involved revealed a lack of commitment with tasks, weaknesses in the use of digital tools and time management, and low investment in the exploration of new creative ideas. Considering the circumstances outlined above, we attempted to motivate students through teaching strategies focused on the tasks management, exploration of new ideas and use of digital tools. The assessment was predominantly formative, supported in communication and information gathering about the process of teaching and learning. The results confirm the importance of digital tools to student's motivation, as at the end of the unit the students had a positive and active attitude towards the project.Queiroz, João Paulo, 1966-Repositório da Universidade de LisboaDinis, Guida Cristina Brites, 1982-2015-02-04T11:16:28Z20142014-07-152014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/15888TID:201368412porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:02:48Zoai:repositorio.ul.pt:10451/15888Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:37:11.251884Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Embalagem : a influência das ferramentas digitais na motivação dos alunos no desenvolvimento de um módulo, no 11º ano do curso profissional de técnico de design gráfico
title Embalagem : a influência das ferramentas digitais na motivação dos alunos no desenvolvimento de um módulo, no 11º ano do curso profissional de técnico de design gráfico
spellingShingle Embalagem : a influência das ferramentas digitais na motivação dos alunos no desenvolvimento de um módulo, no 11º ano do curso profissional de técnico de design gráfico
Dinis, Guida Cristina Brites, 1982-
Ensino profissional
Design gráfico
Criatividade (Educação)
Motivação - aprendizagem
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
title_short Embalagem : a influência das ferramentas digitais na motivação dos alunos no desenvolvimento de um módulo, no 11º ano do curso profissional de técnico de design gráfico
title_full Embalagem : a influência das ferramentas digitais na motivação dos alunos no desenvolvimento de um módulo, no 11º ano do curso profissional de técnico de design gráfico
title_fullStr Embalagem : a influência das ferramentas digitais na motivação dos alunos no desenvolvimento de um módulo, no 11º ano do curso profissional de técnico de design gráfico
title_full_unstemmed Embalagem : a influência das ferramentas digitais na motivação dos alunos no desenvolvimento de um módulo, no 11º ano do curso profissional de técnico de design gráfico
title_sort Embalagem : a influência das ferramentas digitais na motivação dos alunos no desenvolvimento de um módulo, no 11º ano do curso profissional de técnico de design gráfico
author Dinis, Guida Cristina Brites, 1982-
author_facet Dinis, Guida Cristina Brites, 1982-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Queiroz, João Paulo, 1966-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Dinis, Guida Cristina Brites, 1982-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino profissional
Design gráfico
Criatividade (Educação)
Motivação - aprendizagem
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
topic Ensino profissional
Design gráfico
Criatividade (Educação)
Motivação - aprendizagem
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-07-15
2014-01-01T00:00:00Z
2015-02-04T11:16:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/15888
TID:201368412
url http://hdl.handle.net/10451/15888
identifier_str_mv TID:201368412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134269340123136