O diálogo, a motivação e a criatividade na exploração do módulo do cartaz, da disciplina de design gráfico, do 11º ano do curso profissional de técnico de design gráfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arrais, Rómulo Miguel Saraiva, 1980-
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/15972
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2014
id RCAP_273670a99ff76213be8cded9d770e32f
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/15972
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O diálogo, a motivação e a criatividade na exploração do módulo do cartaz, da disciplina de design gráfico, do 11º ano do curso profissional de técnico de design gráficoDesign gráficoCriatividade (Educação)Análise morfológicaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2014Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2014Este trabalho consiste no relato da Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais, relativa à lecionação do módulo do Cartaz da disciplina de Design Gráfico, a uma turma do 2.º ano (correspondente ao 11.º ano do Ensino Secundário), do Curso Profissional de Técnico de Design Gráfico. A disciplina de Design Gráfico, de caráter predominantemente prático e experimental, tem como principais objetivos a mobilização do conhecimento adquirido nas várias disciplinas que compõem o curso, o desenvolvimento da linguagem gráfica, o recurso a ferramentas digitais e não digitais, o desenvolvimento da cultura, do espírito crítico e a adequação ao mundo profissional. O módulo no qual incidiu a intervenção pedagógica consistiu na conceção de um cartaz cujo tema, escolhido por cada aluno, visou a exploração das dimensões estética, técnica, comunicacional e criativa. O contacto com a turma revelou problemas ao nível da motivação, do pensamento criativo, do domínio das ferramentas digitais e da gestão do tempo. Com base nestes pressupostos elaborou-se uma estratégia baseada no diálogo e na avaliação formativa, cujas ações, assentes em sub-estratégias motivacionais, na subdivisão das tarefas, no contacto com o mundo profissional e no estimulo da criatividade, serviriam de catalisadores para o cumprimento de prazos e para o domínio das ferramentas digitais. Os resultados desta intervenção confirmam a importância do diálogo, da estratégia motivacional e da promoção do pensamento criativo no desenvolvimento da criatividade, da fluência técnica e da gestão do tempo.This work reports the Supervised Teaching Practice within the scope of the Mestrado em Ensino de Artes Visuais, relative to the Poster module, incorporated in the Graphic Design discipline, to a 2nd year class of the Professional Technician Course of Graphic Design. The discipline of Graphic Design, predominantly practical and experimental, aims the mobilization of knowledge from the various disciplines of the Professional Technician Course of Graphic Design, the development of graphic language, the use of digital and non-digital tools, the development of cultural and critical competencies and the appropriateness to the professional world. The module covered by the teaching intervention, consisted in the creation of a poster design, where the subject, chosen by each student, aimed the exploration of the aesthetic, technical, communicative and creative dimensions. A first contact with the class revealed problems regarding motivational issues, time management, lack of creative spirit and the grasp of digital tools. This finding led to a teaching strategy based on dialogue and the formative assessment, whose actions, supported on the motivational sub-strategy, the subdivision of tasks, the contact with the professional world and the encouragement of creativity, would serve as a catalyst, to force the meeting of project deadlines and the mastery of digital tools. The results of the teaching intervention, confirm the importance of dialogue, motivational strategies and the promotion of creative thinking in the development of creativity, technical fluency and the management of project deadlines.Queiroz, João Paulo, 1966-Repositório da Universidade de LisboaArrais, Rómulo Miguel Saraiva, 1980-2015-02-09T17:23:19Z20142014-07-152014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/15972TID:201368668porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:02:57Zoai:repositorio.ul.pt:10451/15972Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:37:15.093290Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O diálogo, a motivação e a criatividade na exploração do módulo do cartaz, da disciplina de design gráfico, do 11º ano do curso profissional de técnico de design gráfico
title O diálogo, a motivação e a criatividade na exploração do módulo do cartaz, da disciplina de design gráfico, do 11º ano do curso profissional de técnico de design gráfico
spellingShingle O diálogo, a motivação e a criatividade na exploração do módulo do cartaz, da disciplina de design gráfico, do 11º ano do curso profissional de técnico de design gráfico
Arrais, Rómulo Miguel Saraiva, 1980-
Design gráfico
Criatividade (Educação)
Análise morfológica
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
title_short O diálogo, a motivação e a criatividade na exploração do módulo do cartaz, da disciplina de design gráfico, do 11º ano do curso profissional de técnico de design gráfico
title_full O diálogo, a motivação e a criatividade na exploração do módulo do cartaz, da disciplina de design gráfico, do 11º ano do curso profissional de técnico de design gráfico
title_fullStr O diálogo, a motivação e a criatividade na exploração do módulo do cartaz, da disciplina de design gráfico, do 11º ano do curso profissional de técnico de design gráfico
title_full_unstemmed O diálogo, a motivação e a criatividade na exploração do módulo do cartaz, da disciplina de design gráfico, do 11º ano do curso profissional de técnico de design gráfico
title_sort O diálogo, a motivação e a criatividade na exploração do módulo do cartaz, da disciplina de design gráfico, do 11º ano do curso profissional de técnico de design gráfico
author Arrais, Rómulo Miguel Saraiva, 1980-
author_facet Arrais, Rómulo Miguel Saraiva, 1980-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Queiroz, João Paulo, 1966-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Arrais, Rómulo Miguel Saraiva, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Design gráfico
Criatividade (Educação)
Análise morfológica
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
topic Design gráfico
Criatividade (Educação)
Análise morfológica
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-07-15
2014-01-01T00:00:00Z
2015-02-09T17:23:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/15972
TID:201368668
url http://hdl.handle.net/10451/15972
identifier_str_mv TID:201368668
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134270208344064