Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária com 3º Ciclo de Caneças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Inês Guimarães Neves Rodrigues
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/12946
Resumo: O presente relatório tem como objetivo fazer uma análise crítica e reflexiva do processo de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária com 3º Ciclo de Caneças no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O estágio pedagógico representa um módulo de formação desenvolvido em regime de supervisão pedagógica que constitui o momento decisivo de integração no contexto profissional, confrontando o professor estagiário com a realidade do ensino. Assim sendo, todo o processo de estágio foi orientado para o desenvolvimento das competências associadas à profissão docente. Foi possível constatar que os conteúdos transmitidos foram, salvo uma exceção, suficientes para fazer o planeamento adequado e adaptado às necessidades dos alunos. No entanto, teve que haver um estudo autónomo contínuo para complementar os conhecimentos, assim como conversas com o núcleo de estágio para que as dificuldades ao nível da intervenção pedagógica fossem ultrapassadas. Esta procura incessante de conhecimento foi também necessária no momento da operacionalização da avaliação, tanto formativa como sumativa. Como o estágio pedagógico não se resume à atividade do professor no contexto de sala de aula, proporcionou ao professor estagiário que projetasse a sua ação a outras áreas. Por consequência, esta oportunidade concretizou-se na execução de projetos de intervenção na escola e na comunidade. Este documento mostra que a singularidade deste processo pedagógico é consequência de todo o contexto escolar, de todos os seus intervenientes e da relação entre estas duas variáveis.
id RCAP_92b27a54857f2335edbb8ea281883c95
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/12946
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária com 3º Ciclo de CaneçasEstágio pedagógicoEducação físicaReflexãoProfessorSupervisão pedagógicaTeacher trainingPhysical educationReflectionTeacherTeacher supervisionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeO presente relatório tem como objetivo fazer uma análise crítica e reflexiva do processo de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária com 3º Ciclo de Caneças no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O estágio pedagógico representa um módulo de formação desenvolvido em regime de supervisão pedagógica que constitui o momento decisivo de integração no contexto profissional, confrontando o professor estagiário com a realidade do ensino. Assim sendo, todo o processo de estágio foi orientado para o desenvolvimento das competências associadas à profissão docente. Foi possível constatar que os conteúdos transmitidos foram, salvo uma exceção, suficientes para fazer o planeamento adequado e adaptado às necessidades dos alunos. No entanto, teve que haver um estudo autónomo contínuo para complementar os conhecimentos, assim como conversas com o núcleo de estágio para que as dificuldades ao nível da intervenção pedagógica fossem ultrapassadas. Esta procura incessante de conhecimento foi também necessária no momento da operacionalização da avaliação, tanto formativa como sumativa. Como o estágio pedagógico não se resume à atividade do professor no contexto de sala de aula, proporcionou ao professor estagiário que projetasse a sua ação a outras áreas. Por consequência, esta oportunidade concretizou-se na execução de projetos de intervenção na escola e na comunidade. Este documento mostra que a singularidade deste processo pedagógico é consequência de todo o contexto escolar, de todos os seus intervenientes e da relação entre estas duas variáveis.This report aims to do a critical and reflective analysis of the teaching practice process performed in Escola Secundária com 3º Ciclo de Caneças for master degree in Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. The teaching pratice represents a training module developed in teacher supervision regime wich constitutes the decisive moment in the professional context integration, confronting the teacher intern with the reality of teaching. Thus, the whole process of training was oriented towards the development of skills associated with teaching profession. It was found that the contents learned, unless an exception, were enough to make the appropriate planning and tailored to the needs of the students. However, it was necessary to do a continuous self-study to complement the knowledge, as well as having conversations with the core of stage to overcoming the difficulties in terms of pedagogical intervention. This incessant demand of knowledge was also required at the time of implementation of formative assessment, both as summative. As the educational stage is not limited to the activity of the teacher in the classroom context, it was possible for the teacher trainee to design their action to other areas. Consequently, this opportunity enabled the execution of projects of intervention in school and in the community. This reflection shows that the uniqueness of this educational process is the result of the whole school context, all his players and the relationship between these two variables.Pedro, Maria da Conceição Ribeiro RexêloMateus, Luís Jorge Nogueira LousteauRepositório da Universidade de LisboaMiranda, Inês Guimarães Neves Rodrigues2017-01-16T12:39:40Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttp://hdl.handle.net/10400.5/12946TID:201613670porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:43:05Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/12946Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:59:00.453854Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária com 3º Ciclo de Caneças
title Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária com 3º Ciclo de Caneças
spellingShingle Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária com 3º Ciclo de Caneças
Miranda, Inês Guimarães Neves Rodrigues
Estágio pedagógico
Educação física
Reflexão
Professor
Supervisão pedagógica
Teacher training
Physical education
Reflection
Teacher
Teacher supervision
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
title_short Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária com 3º Ciclo de Caneças
title_full Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária com 3º Ciclo de Caneças
title_fullStr Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária com 3º Ciclo de Caneças
title_full_unstemmed Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária com 3º Ciclo de Caneças
title_sort Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária com 3º Ciclo de Caneças
author Miranda, Inês Guimarães Neves Rodrigues
author_facet Miranda, Inês Guimarães Neves Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedro, Maria da Conceição Ribeiro Rexêlo
Mateus, Luís Jorge Nogueira Lousteau
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Inês Guimarães Neves Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio pedagógico
Educação física
Reflexão
Professor
Supervisão pedagógica
Teacher training
Physical education
Reflection
Teacher
Teacher supervision
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
topic Estágio pedagógico
Educação física
Reflexão
Professor
Supervisão pedagógica
Teacher training
Physical education
Reflection
Teacher
Teacher supervision
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
description O presente relatório tem como objetivo fazer uma análise crítica e reflexiva do processo de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária com 3º Ciclo de Caneças no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O estágio pedagógico representa um módulo de formação desenvolvido em regime de supervisão pedagógica que constitui o momento decisivo de integração no contexto profissional, confrontando o professor estagiário com a realidade do ensino. Assim sendo, todo o processo de estágio foi orientado para o desenvolvimento das competências associadas à profissão docente. Foi possível constatar que os conteúdos transmitidos foram, salvo uma exceção, suficientes para fazer o planeamento adequado e adaptado às necessidades dos alunos. No entanto, teve que haver um estudo autónomo contínuo para complementar os conhecimentos, assim como conversas com o núcleo de estágio para que as dificuldades ao nível da intervenção pedagógica fossem ultrapassadas. Esta procura incessante de conhecimento foi também necessária no momento da operacionalização da avaliação, tanto formativa como sumativa. Como o estágio pedagógico não se resume à atividade do professor no contexto de sala de aula, proporcionou ao professor estagiário que projetasse a sua ação a outras áreas. Por consequência, esta oportunidade concretizou-se na execução de projetos de intervenção na escola e na comunidade. Este documento mostra que a singularidade deste processo pedagógico é consequência de todo o contexto escolar, de todos os seus intervenientes e da relação entre estas duas variáveis.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-01-16T12:39:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/12946
TID:201613670
url http://hdl.handle.net/10400.5/12946
identifier_str_mv TID:201613670
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131076478631936