Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Andreia Filipa da Silva Romão
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/11975
Resumo: O presente relatório surge no seguimento do processo de estágio por mim realizado no ano letivo 2014/2015, com o objetivo de obtenção do grau de mestre em Educação Física. Neste relatório apresentarei uma descrição, reflexão crítica e projeção do que foi realizado ao longo deste ano e como este estágio poderá influenciar a minha vida profissional. O processo de estágio caracteriza-se por ser um momento de extrema importância na formação de qualquer professor, representando de forma muito real o que iremos encontrar no futuro e preparando-nos para os consecutivos desafios que este trabalho nos proporciona. Todo o estágio foi orientado consoante o Guia de Estágio entregue no início do ano letivo, que divide e desenvolve toda a sua atividade em torno de 4 importantes áreas: a Área 1 – Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem, área que engloba o planeamento, a avaliação e condução do ensino; a Área 2 – Inovação e Investigação, que pretende a realização de uma investigação dentro de uma área da escola, adaptada ao seu contexto; a Área 3 – Participação na Escola, que proporciona aos estagiários o desafio de organizar uma ação de intervenção e de conduzir uma modalidade do desporto escolar e a Área 4 – Relação com a Comunidade, que permite e incentiva ao acompanhamento da turma e nos elucida sobre o papel fundamental do diretor de turma. Assim, este relatório será escrito em torno destas 4 áreas, destacando a relação entre elas, com uma descrição e reflexão do que foi realizado.
id RCAP_2c3e255ce1630e62e6c229832e0107a5
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/11975
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp FreireEducação FísicaProcesso de ensino aprendizagemEstágio PedagógicoReflexãoProfessorPhysical EducationTeaching learning processTeacher trainingReflectionTeacherDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeO presente relatório surge no seguimento do processo de estágio por mim realizado no ano letivo 2014/2015, com o objetivo de obtenção do grau de mestre em Educação Física. Neste relatório apresentarei uma descrição, reflexão crítica e projeção do que foi realizado ao longo deste ano e como este estágio poderá influenciar a minha vida profissional. O processo de estágio caracteriza-se por ser um momento de extrema importância na formação de qualquer professor, representando de forma muito real o que iremos encontrar no futuro e preparando-nos para os consecutivos desafios que este trabalho nos proporciona. Todo o estágio foi orientado consoante o Guia de Estágio entregue no início do ano letivo, que divide e desenvolve toda a sua atividade em torno de 4 importantes áreas: a Área 1 – Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem, área que engloba o planeamento, a avaliação e condução do ensino; a Área 2 – Inovação e Investigação, que pretende a realização de uma investigação dentro de uma área da escola, adaptada ao seu contexto; a Área 3 – Participação na Escola, que proporciona aos estagiários o desafio de organizar uma ação de intervenção e de conduzir uma modalidade do desporto escolar e a Área 4 – Relação com a Comunidade, que permite e incentiva ao acompanhamento da turma e nos elucida sobre o papel fundamental do diretor de turma. Assim, este relatório será escrito em torno destas 4 áreas, destacando a relação entre elas, com uma descrição e reflexão do que foi realizado.This report follows on the in internship process for me conducted in the academic year 2014/2015, in order to obtain a master's degree. This report will present a description, critical reflection and projection of what has been done over this year and how it can influence my professional life. The internship process is characterized by being a moment of extreme importance in the formation of any teacher, representing a very real way what we will encounter in the future and preparing for the consecutive challenges that this work provides us with. The entire internship was oriented depending on the internship’s Guide delivered at the beginning of the school year, which divides and develops all its important activity around 4 areas: Area 1 - Organization and Management of Teaching and Learning, an area that encompasses planning , evaluation and conduct of education; Area 2 - Innovation and Research, which aims to carry out an investigation within a school area, adapted to their context; Area 3 - Participation in School, which gives trainees the challenge to organize an intervention action and conduct a mode of school sports and Area 4 - Relationship with the Community, which allows and encourages the monitoring of class and elucidates on the key role of class diretor. Thus, this report will be written around these four areas, highlighting the relationship between them, with a description and reflection of what was accomplished.Santinha, Fernanda Maria Castanheira Costa MarquesRepositório da Universidade de LisboaPereira, Andreia Filipa da Silva Romão2016-08-19T12:55:48Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/11975TID:201608880porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:42:11Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/11975Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:58:11.210867Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire
title Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire
spellingShingle Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire
Pereira, Andreia Filipa da Silva Romão
Educação Física
Processo de ensino aprendizagem
Estágio Pedagógico
Reflexão
Professor
Physical Education
Teaching learning process
Teacher training
Reflection
Teacher
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
title_short Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire
title_full Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire
title_fullStr Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire
title_full_unstemmed Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire
title_sort Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire
author Pereira, Andreia Filipa da Silva Romão
author_facet Pereira, Andreia Filipa da Silva Romão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santinha, Fernanda Maria Castanheira Costa Marques
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Andreia Filipa da Silva Romão
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Processo de ensino aprendizagem
Estágio Pedagógico
Reflexão
Professor
Physical Education
Teaching learning process
Teacher training
Reflection
Teacher
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
topic Educação Física
Processo de ensino aprendizagem
Estágio Pedagógico
Reflexão
Professor
Physical Education
Teaching learning process
Teacher training
Reflection
Teacher
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
description O presente relatório surge no seguimento do processo de estágio por mim realizado no ano letivo 2014/2015, com o objetivo de obtenção do grau de mestre em Educação Física. Neste relatório apresentarei uma descrição, reflexão crítica e projeção do que foi realizado ao longo deste ano e como este estágio poderá influenciar a minha vida profissional. O processo de estágio caracteriza-se por ser um momento de extrema importância na formação de qualquer professor, representando de forma muito real o que iremos encontrar no futuro e preparando-nos para os consecutivos desafios que este trabalho nos proporciona. Todo o estágio foi orientado consoante o Guia de Estágio entregue no início do ano letivo, que divide e desenvolve toda a sua atividade em torno de 4 importantes áreas: a Área 1 – Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem, área que engloba o planeamento, a avaliação e condução do ensino; a Área 2 – Inovação e Investigação, que pretende a realização de uma investigação dentro de uma área da escola, adaptada ao seu contexto; a Área 3 – Participação na Escola, que proporciona aos estagiários o desafio de organizar uma ação de intervenção e de conduzir uma modalidade do desporto escolar e a Área 4 – Relação com a Comunidade, que permite e incentiva ao acompanhamento da turma e nos elucida sobre o papel fundamental do diretor de turma. Assim, este relatório será escrito em torno destas 4 áreas, destacando a relação entre elas, com uma descrição e reflexão do que foi realizado.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-19T12:55:48Z
2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/11975
TID:201608880
url http://hdl.handle.net/10400.5/11975
identifier_str_mv TID:201608880
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131067319320576