Creating Peace: The Education for Global Peace Sustainability Project

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, Luís Miguel
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Marujo, Helena Águeda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/28738
Resumo: Os conceitos de paz, e as aspirações, proposições e tácticas pela pacificação, mudaram ao longo da história. O momento histórico, a cultura, a politica e a ciência afectaram os pensamentos sobre o ideal de uma paz duradoura -o sonho eterno -mas a paz tem sido considerada, genericamente, um objectivo nobre, tendo a capacitação para a paz sido predominantemente contemplada como uma virtude individual e social e um recurso de aprendizagem relevante. Em consequência, ao longo dos anos foram surgindo programas de educação para a paz. O estado atual do mundo continua a lembrar-nos que não é redundante realizar mais esforços para gerar a paz, e que há mesmo uma urgência para continuar a desenvolver e difundir mais iniciativas sobre educação para a paz, em especial que tenham base científica, avaliação rigorosa, sejam flexíveis e possam ser aplicados nas arenas mundiais mais simples e nas mais complexas. Este artigo aborda uma proposta para uma contribuição humilde, mas também distinta e considerada valiosa, para entender e promover a paz, e refere-se à contribuição que emergiu do recente movimento de psicologia positiva, ou seja, dos estudos sobre bem-estar coletivo e felicidade pública. A psicologia positiva é o estudo científico do que permite que os indivíduos e as comunidades prosperem, e a paz é claramente um aspecto crucial para o florescimento humano. Ambos -educação positiva para a construção da paz e psicologia positiva -são orientados para a optimização do melhor das pessoas, concentrando atenção e estratégias no desenvolvimento do funcionamento óptimo dos indivíduos, grupos, comunidades e nações. O estudo e a promoção da virtuosidade, do bem, da coesão social, da justiça e do bem-estar é, portanto, inerente ao quadro do Projecto de Educação para a Paz Global Sustentável (E=GPS). A contextualização e as especificidades do programa, e a sua consubstanciação e objectivos, são detalhados neste texto.
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