O projeto educativo Escola Ciência Viva e seu contributo para o sucesso escolar : estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Elsa Coimbra Santana de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/33738
Resumo: Educar é um processo construtivo que possibilita que o indivíduo reconheça e desenvolva as suas potencialidades, adquirindo saberes, competências, atitudes e valores que contribuirão para a sua integração sociocultural e para a sua formação permanente ao longo da vida. A revolução científico-tecnológica e informacional iniciada na segunda metade do século XX transformou significativamente a sociedade que continua sujeita a céleres transformações. Estas modificações constantes e imprevisíveis exigem que o sistema educativo se renove no sentido de promover uma educação de qualidade e inclusiva, que garanta o sucesso académico, profissional e social de cada um. Neste trabalho investigativo analisamos e refletimos sobre as características organizacionais e pedagógicas de um projeto educativo desenvolvido no “Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva” (PC-CCV) denominado “Escola Ciência Viva” (ECV). O principal objetivo deste estudo é compreender se as particularidades deste projeto poderão concorrer para a tão urgente necessidade de mudança do atual modelo escolar, contribuindo para o sucesso educativo dos seus participantes. Esta investigação representa um trabalho de carácter, essencialmente, qualitativo embora se tenham efetuados análises quantitativas, pelo que se segue uma tipologia mista. Optou-se pela realização de um estudo de caso como metodologia de investigação, dada a unicidade deste projeto, pelo que pretendemos conhecer as suas particularidades de forma integrada e ampliada e, sempre que possível, recorrendo ao contexto natural. Foram utilizadas técnicas de recolha de dados diversificadas no sentido de maximizar a informação obtida, proveniente de múltiplas fontes de evidência. A análise e reflexão dos dados recolhida encontra-se alicerçada na revisão de literatura efetuada. Os resultados obtidos evidenciam o carácter inovador deste projeto que, através da integração de ambientes educativos formais e não formais e da implementação de um conjunto de modalidades educativas diversificadas, diferenciadas e articuladas promove um desenvolvimento integral dos alunos através da promoção de um conjunto de competências diversificadas e transversais que contribuirão para a sua participação autónoma e ativa na sociedade. Este projeto educativo configura-se, assim, um parceiro educativo relevante no estabelecimento de sinergias educativas que proporcionam aos seus participantes dinâmicas pedagógicas capazes de promover o seu sucesso educativo.
id RCAP_92b8c13d8a60e828dd05b009671c2b89
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/33738
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O projeto educativo Escola Ciência Viva e seu contributo para o sucesso escolar : estudo de casoEducaçãoContextos educativosFlexibilidade educativaSucesso educacionalEducationEducational contextsEducational flexibilityEducational successDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEducar é um processo construtivo que possibilita que o indivíduo reconheça e desenvolva as suas potencialidades, adquirindo saberes, competências, atitudes e valores que contribuirão para a sua integração sociocultural e para a sua formação permanente ao longo da vida. A revolução científico-tecnológica e informacional iniciada na segunda metade do século XX transformou significativamente a sociedade que continua sujeita a céleres transformações. Estas modificações constantes e imprevisíveis exigem que o sistema educativo se renove no sentido de promover uma educação de qualidade e inclusiva, que garanta o sucesso académico, profissional e social de cada um. Neste trabalho investigativo analisamos e refletimos sobre as características organizacionais e pedagógicas de um projeto educativo desenvolvido no “Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva” (PC-CCV) denominado “Escola Ciência Viva” (ECV). O principal objetivo deste estudo é compreender se as particularidades deste projeto poderão concorrer para a tão urgente necessidade de mudança do atual modelo escolar, contribuindo para o sucesso educativo dos seus participantes. Esta investigação representa um trabalho de carácter, essencialmente, qualitativo embora se tenham efetuados análises quantitativas, pelo que se segue uma tipologia mista. Optou-se pela realização de um estudo de caso como metodologia de investigação, dada a unicidade deste projeto, pelo que pretendemos conhecer as suas particularidades de forma integrada e ampliada e, sempre que possível, recorrendo ao contexto natural. Foram utilizadas técnicas de recolha de dados diversificadas no sentido de maximizar a informação obtida, proveniente de múltiplas fontes de evidência. A análise e reflexão dos dados recolhida encontra-se alicerçada na revisão de literatura efetuada. Os resultados obtidos evidenciam o carácter inovador deste projeto que, através da integração de ambientes educativos formais e não formais e da implementação de um conjunto de modalidades educativas diversificadas, diferenciadas e articuladas promove um desenvolvimento integral dos alunos através da promoção de um conjunto de competências diversificadas e transversais que contribuirão para a sua participação autónoma e ativa na sociedade. Este projeto educativo configura-se, assim, um parceiro educativo relevante no estabelecimento de sinergias educativas que proporcionam aos seus participantes dinâmicas pedagógicas capazes de promover o seu sucesso educativo.Educating is a constructive process that allows individualsto recognize and develop their potential, acquiring knowledge, skills, attitudes and values that will contribute to their social-cultural integration and their permanent formation throughout life. The scientific-technological and informational revolution in the second half of the 20th century transformed the society that continues to suffer rapid transformations. These constant and unpredictable changes require that the educational system continues to renews itself in order to promote a quality and inclusive education, ensuring academic, professional and social success. In this work, we examine and discuss the organizational and pedagogical characteristics of an educational project developed at the “Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva” (PC-CCV) designated “Escola Ciência Viva” (ECV). The main objective of this study is to understand if the specificities of the above project can contribute to the urgent need of modifying the school model currently implemented, contributing to the educational success of its participants. This investigation constitutes, mainly, a qualitative work; although quantitative analyzes have been carried out, and for this reason, we follow a mixed approach. For research methodology, we chose to carry out a case study provided by the uniqueness of the ECV educational project. Our main goal was to investigate the specificities of this project in an integrated and expanded framework. Whenever possible, the relevant data was collected in a natural context. Diverse data collection techniques were combined in order to maximize the information obtained from the multiple sources of evidence. Finally, the analysis and discussion of the collected data was integrated with information derived from a detailed literature review. The results obtained show the innovative character of the ECV educational project that is accomplished through the integration of formal and non-formal educational environments, as well as the implementation of a set of diversified, differentiated and articulated educational modalities. In this way, it promotes an integral development of the students through the promotion of a set of diversified and transversal skills that contribute to their autonomous and active participation in society. This educational project is thus an important partner in the establishment of educational synergies with schools, providing its participants with pedagogical dynamics capable of promoting their educational success.Palmeirão, Cristina Maria Gomes da CostaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaOliveira, Elsa Coimbra Santana de2021-06-18T13:32:24Z2020-11-1120202020-11-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/33738TID:202646459porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:38:50Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/33738Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:26:58.436966Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O projeto educativo Escola Ciência Viva e seu contributo para o sucesso escolar : estudo de caso
title O projeto educativo Escola Ciência Viva e seu contributo para o sucesso escolar : estudo de caso
spellingShingle O projeto educativo Escola Ciência Viva e seu contributo para o sucesso escolar : estudo de caso
Oliveira, Elsa Coimbra Santana de
Educação
Contextos educativos
Flexibilidade educativa
Sucesso educacional
Education
Educational contexts
Educational flexibility
Educational success
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O projeto educativo Escola Ciência Viva e seu contributo para o sucesso escolar : estudo de caso
title_full O projeto educativo Escola Ciência Viva e seu contributo para o sucesso escolar : estudo de caso
title_fullStr O projeto educativo Escola Ciência Viva e seu contributo para o sucesso escolar : estudo de caso
title_full_unstemmed O projeto educativo Escola Ciência Viva e seu contributo para o sucesso escolar : estudo de caso
title_sort O projeto educativo Escola Ciência Viva e seu contributo para o sucesso escolar : estudo de caso
author Oliveira, Elsa Coimbra Santana de
author_facet Oliveira, Elsa Coimbra Santana de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Palmeirão, Cristina Maria Gomes da Costa
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Elsa Coimbra Santana de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Contextos educativos
Flexibilidade educativa
Sucesso educacional
Education
Educational contexts
Educational flexibility
Educational success
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação
Contextos educativos
Flexibilidade educativa
Sucesso educacional
Education
Educational contexts
Educational flexibility
Educational success
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Educar é um processo construtivo que possibilita que o indivíduo reconheça e desenvolva as suas potencialidades, adquirindo saberes, competências, atitudes e valores que contribuirão para a sua integração sociocultural e para a sua formação permanente ao longo da vida. A revolução científico-tecnológica e informacional iniciada na segunda metade do século XX transformou significativamente a sociedade que continua sujeita a céleres transformações. Estas modificações constantes e imprevisíveis exigem que o sistema educativo se renove no sentido de promover uma educação de qualidade e inclusiva, que garanta o sucesso académico, profissional e social de cada um. Neste trabalho investigativo analisamos e refletimos sobre as características organizacionais e pedagógicas de um projeto educativo desenvolvido no “Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva” (PC-CCV) denominado “Escola Ciência Viva” (ECV). O principal objetivo deste estudo é compreender se as particularidades deste projeto poderão concorrer para a tão urgente necessidade de mudança do atual modelo escolar, contribuindo para o sucesso educativo dos seus participantes. Esta investigação representa um trabalho de carácter, essencialmente, qualitativo embora se tenham efetuados análises quantitativas, pelo que se segue uma tipologia mista. Optou-se pela realização de um estudo de caso como metodologia de investigação, dada a unicidade deste projeto, pelo que pretendemos conhecer as suas particularidades de forma integrada e ampliada e, sempre que possível, recorrendo ao contexto natural. Foram utilizadas técnicas de recolha de dados diversificadas no sentido de maximizar a informação obtida, proveniente de múltiplas fontes de evidência. A análise e reflexão dos dados recolhida encontra-se alicerçada na revisão de literatura efetuada. Os resultados obtidos evidenciam o carácter inovador deste projeto que, através da integração de ambientes educativos formais e não formais e da implementação de um conjunto de modalidades educativas diversificadas, diferenciadas e articuladas promove um desenvolvimento integral dos alunos através da promoção de um conjunto de competências diversificadas e transversais que contribuirão para a sua participação autónoma e ativa na sociedade. Este projeto educativo configura-se, assim, um parceiro educativo relevante no estabelecimento de sinergias educativas que proporcionam aos seus participantes dinâmicas pedagógicas capazes de promover o seu sucesso educativo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-11
2020
2020-11-11T00:00:00Z
2021-06-18T13:32:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/33738
TID:202646459
url http://hdl.handle.net/10400.14/33738
identifier_str_mv TID:202646459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131986723340288