O projeto educativo Escola Ciência Viva e seu contributo para o sucesso escolar : estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/33738 |
Resumo: | Educar é um processo construtivo que possibilita que o indivíduo reconheça e desenvolva as suas potencialidades, adquirindo saberes, competências, atitudes e valores que contribuirão para a sua integração sociocultural e para a sua formação permanente ao longo da vida. A revolução científico-tecnológica e informacional iniciada na segunda metade do século XX transformou significativamente a sociedade que continua sujeita a céleres transformações. Estas modificações constantes e imprevisíveis exigem que o sistema educativo se renove no sentido de promover uma educação de qualidade e inclusiva, que garanta o sucesso académico, profissional e social de cada um. Neste trabalho investigativo analisamos e refletimos sobre as características organizacionais e pedagógicas de um projeto educativo desenvolvido no “Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva” (PC-CCV) denominado “Escola Ciência Viva” (ECV). O principal objetivo deste estudo é compreender se as particularidades deste projeto poderão concorrer para a tão urgente necessidade de mudança do atual modelo escolar, contribuindo para o sucesso educativo dos seus participantes. Esta investigação representa um trabalho de carácter, essencialmente, qualitativo embora se tenham efetuados análises quantitativas, pelo que se segue uma tipologia mista. Optou-se pela realização de um estudo de caso como metodologia de investigação, dada a unicidade deste projeto, pelo que pretendemos conhecer as suas particularidades de forma integrada e ampliada e, sempre que possível, recorrendo ao contexto natural. Foram utilizadas técnicas de recolha de dados diversificadas no sentido de maximizar a informação obtida, proveniente de múltiplas fontes de evidência. A análise e reflexão dos dados recolhida encontra-se alicerçada na revisão de literatura efetuada. Os resultados obtidos evidenciam o carácter inovador deste projeto que, através da integração de ambientes educativos formais e não formais e da implementação de um conjunto de modalidades educativas diversificadas, diferenciadas e articuladas promove um desenvolvimento integral dos alunos através da promoção de um conjunto de competências diversificadas e transversais que contribuirão para a sua participação autónoma e ativa na sociedade. Este projeto educativo configura-se, assim, um parceiro educativo relevante no estabelecimento de sinergias educativas que proporcionam aos seus participantes dinâmicas pedagógicas capazes de promover o seu sucesso educativo. |
id |
RCAP_92b8c13d8a60e828dd05b009671c2b89 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/33738 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O projeto educativo Escola Ciência Viva e seu contributo para o sucesso escolar : estudo de casoEducaçãoContextos educativosFlexibilidade educativaSucesso educacionalEducationEducational contextsEducational flexibilityEducational successDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEducar é um processo construtivo que possibilita que o indivíduo reconheça e desenvolva as suas potencialidades, adquirindo saberes, competências, atitudes e valores que contribuirão para a sua integração sociocultural e para a sua formação permanente ao longo da vida. A revolução científico-tecnológica e informacional iniciada na segunda metade do século XX transformou significativamente a sociedade que continua sujeita a céleres transformações. Estas modificações constantes e imprevisíveis exigem que o sistema educativo se renove no sentido de promover uma educação de qualidade e inclusiva, que garanta o sucesso académico, profissional e social de cada um. Neste trabalho investigativo analisamos e refletimos sobre as características organizacionais e pedagógicas de um projeto educativo desenvolvido no “Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva” (PC-CCV) denominado “Escola Ciência Viva” (ECV). O principal objetivo deste estudo é compreender se as particularidades deste projeto poderão concorrer para a tão urgente necessidade de mudança do atual modelo escolar, contribuindo para o sucesso educativo dos seus participantes. Esta investigação representa um trabalho de carácter, essencialmente, qualitativo embora se tenham efetuados análises quantitativas, pelo que se segue uma tipologia mista. Optou-se pela realização de um estudo de caso como metodologia de investigação, dada a unicidade deste projeto, pelo que pretendemos conhecer as suas particularidades de forma integrada e ampliada e, sempre que possível, recorrendo ao contexto natural. Foram utilizadas técnicas de recolha de dados diversificadas no sentido de maximizar a informação obtida, proveniente de múltiplas fontes de evidência. A análise e reflexão dos dados recolhida encontra-se alicerçada na revisão de literatura efetuada. Os resultados obtidos evidenciam o carácter inovador deste projeto que, através da integração de ambientes educativos formais e não formais e da implementação de um conjunto de modalidades educativas diversificadas, diferenciadas e articuladas promove um desenvolvimento integral dos alunos através da promoção de um conjunto de competências diversificadas e transversais que contribuirão para a sua participação autónoma e ativa na sociedade. Este projeto educativo configura-se, assim, um parceiro educativo relevante no estabelecimento de sinergias educativas que proporcionam aos seus participantes dinâmicas pedagógicas capazes de promover o seu sucesso educativo.Educating is a constructive process that allows individualsto recognize and develop their potential, acquiring knowledge, skills, attitudes and values that will contribute to their social-cultural integration and their permanent formation throughout life. The scientific-technological and informational revolution in the second half of the 20th century transformed the society that continues to suffer rapid transformations. These constant and unpredictable changes require that the educational system continues to renews itself in order to promote a quality and inclusive education, ensuring academic, professional and social success. In this work, we examine and discuss the organizational and pedagogical characteristics of an educational project developed at the “Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva” (PC-CCV) designated “Escola Ciência Viva” (ECV). The main objective of this study is to understand if the specificities of the above project can contribute to the urgent need of modifying the school model currently implemented, contributing to the educational success of its participants. This investigation constitutes, mainly, a qualitative work; although quantitative analyzes have been carried out, and for this reason, we follow a mixed approach. For research methodology, we chose to carry out a case study provided by the uniqueness of the ECV educational project. Our main goal was to investigate the specificities of this project in an integrated and expanded framework. Whenever possible, the relevant data was collected in a natural context. Diverse data collection techniques were combined in order to maximize the information obtained from the multiple sources of evidence. Finally, the analysis and discussion of the collected data was integrated with information derived from a detailed literature review. The results obtained show the innovative character of the ECV educational project that is accomplished through the integration of formal and non-formal educational environments, as well as the implementation of a set of diversified, differentiated and articulated educational modalities. In this way, it promotes an integral development of the students through the promotion of a set of diversified and transversal skills that contribute to their autonomous and active participation in society. This educational project is thus an important partner in the establishment of educational synergies with schools, providing its participants with pedagogical dynamics capable of promoting their educational success.Palmeirão, Cristina Maria Gomes da CostaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaOliveira, Elsa Coimbra Santana de2021-06-18T13:32:24Z2020-11-1120202020-11-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/33738TID:202646459porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:38:50Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/33738Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:26:58.436966Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O projeto educativo Escola Ciência Viva e seu contributo para o sucesso escolar : estudo de caso |
title |
O projeto educativo Escola Ciência Viva e seu contributo para o sucesso escolar : estudo de caso |
spellingShingle |
O projeto educativo Escola Ciência Viva e seu contributo para o sucesso escolar : estudo de caso Oliveira, Elsa Coimbra Santana de Educação Contextos educativos Flexibilidade educativa Sucesso educacional Education Educational contexts Educational flexibility Educational success Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O projeto educativo Escola Ciência Viva e seu contributo para o sucesso escolar : estudo de caso |
title_full |
O projeto educativo Escola Ciência Viva e seu contributo para o sucesso escolar : estudo de caso |
title_fullStr |
O projeto educativo Escola Ciência Viva e seu contributo para o sucesso escolar : estudo de caso |
title_full_unstemmed |
O projeto educativo Escola Ciência Viva e seu contributo para o sucesso escolar : estudo de caso |
title_sort |
O projeto educativo Escola Ciência Viva e seu contributo para o sucesso escolar : estudo de caso |
author |
Oliveira, Elsa Coimbra Santana de |
author_facet |
Oliveira, Elsa Coimbra Santana de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Palmeirão, Cristina Maria Gomes da Costa Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Elsa Coimbra Santana de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Contextos educativos Flexibilidade educativa Sucesso educacional Education Educational contexts Educational flexibility Educational success Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Contextos educativos Flexibilidade educativa Sucesso educacional Education Educational contexts Educational flexibility Educational success Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Educar é um processo construtivo que possibilita que o indivíduo reconheça e desenvolva as suas potencialidades, adquirindo saberes, competências, atitudes e valores que contribuirão para a sua integração sociocultural e para a sua formação permanente ao longo da vida. A revolução científico-tecnológica e informacional iniciada na segunda metade do século XX transformou significativamente a sociedade que continua sujeita a céleres transformações. Estas modificações constantes e imprevisíveis exigem que o sistema educativo se renove no sentido de promover uma educação de qualidade e inclusiva, que garanta o sucesso académico, profissional e social de cada um. Neste trabalho investigativo analisamos e refletimos sobre as características organizacionais e pedagógicas de um projeto educativo desenvolvido no “Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva” (PC-CCV) denominado “Escola Ciência Viva” (ECV). O principal objetivo deste estudo é compreender se as particularidades deste projeto poderão concorrer para a tão urgente necessidade de mudança do atual modelo escolar, contribuindo para o sucesso educativo dos seus participantes. Esta investigação representa um trabalho de carácter, essencialmente, qualitativo embora se tenham efetuados análises quantitativas, pelo que se segue uma tipologia mista. Optou-se pela realização de um estudo de caso como metodologia de investigação, dada a unicidade deste projeto, pelo que pretendemos conhecer as suas particularidades de forma integrada e ampliada e, sempre que possível, recorrendo ao contexto natural. Foram utilizadas técnicas de recolha de dados diversificadas no sentido de maximizar a informação obtida, proveniente de múltiplas fontes de evidência. A análise e reflexão dos dados recolhida encontra-se alicerçada na revisão de literatura efetuada. Os resultados obtidos evidenciam o carácter inovador deste projeto que, através da integração de ambientes educativos formais e não formais e da implementação de um conjunto de modalidades educativas diversificadas, diferenciadas e articuladas promove um desenvolvimento integral dos alunos através da promoção de um conjunto de competências diversificadas e transversais que contribuirão para a sua participação autónoma e ativa na sociedade. Este projeto educativo configura-se, assim, um parceiro educativo relevante no estabelecimento de sinergias educativas que proporcionam aos seus participantes dinâmicas pedagógicas capazes de promover o seu sucesso educativo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-11 2020 2020-11-11T00:00:00Z 2021-06-18T13:32:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/33738 TID:202646459 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/33738 |
identifier_str_mv |
TID:202646459 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131986723340288 |