O terapeuta da fala em contexto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/10421 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2017 |
id |
RCAP_92d387557512dd9f33805366934cb75f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/10421 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O terapeuta da fala em contexto escolarTerapeuta da falaContexto escolarNecessidades educativas especiaisInclusãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2017A presente dissertação, com o título O terapeuta da fala em contexto escolar, surge no âmbito profissional e pessoal, e por considerar que existe uma lacuna informativa e bibliográfica relativa ao tema, em Portugal. Assim, com esta investigação pretende-se conhecer as práticas do terapeuta da fala, no que diz respeito à avaliação, diagnóstico e intervenção, em contexto escolar. Para atingir este objetivo, é necessário estabelecer objetivos específicos, nomeadamente: (1) verificar se as práticas dos terapeutas da fala em contexto educativo correspondem ao descrito pela literatura e legislação vigente; (2) averiguar quais as limitações que o terapeuta da fala encontra em contexto educativo; (3) perceber a diferenciação entre o trabalho dos terapeutas da fala que trabalham por contratação pública e por contratação particular; e (4) compreender as práticas inclusivas do terapeuta da fala Para atingir os objetivos supramencionados, recorreu-se a uma metodologia de investigação de caráter misto, cujos instrumentos de recolha de dados utilizados foram o inquérito por questionário e a entrevista semiestruturada, a terapeutas da fala que trabalhem ou tenham trabalhado em contexto escolar, divididos por dois grupos, consoante o tipo de contratação. Os resultados indicam-nos que sim, existem algumas diferenças entre ambos os grupos, no que respeita à avaliação e intervenção, ainda que não sejam muitas. Existem limitações relacionadas com o espaço e a duração da sessão, que os terapeutas, no geral, concordam em ambos os grupos. As práticas inclusivas, aplicadas por ambos os grupos, não diferem, e observam-se insuficientes perante a literatura. Assim, desta investigação conclui-se que a atuação do terapeuta da fala em contexto educativo está condicionada por vários fatores, necessitando urgentemente que algo seja modificado a este nível, mas que ainda assim, é possível realizar um trabalho satisfatório e que alcança resultados positivos nas crianças que frequentam os estabelecimentos de ensino em Portugal.Luísa, CláudiaSapientiaLopes, Telma Filipa Torres2018-03-07T12:04:46Z2017-12-0420172017-12-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/10421TID:201831643porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:22:04Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/10421Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:02:08.006621Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O terapeuta da fala em contexto escolar |
title |
O terapeuta da fala em contexto escolar |
spellingShingle |
O terapeuta da fala em contexto escolar Lopes, Telma Filipa Torres Terapeuta da fala Contexto escolar Necessidades educativas especiais Inclusão Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O terapeuta da fala em contexto escolar |
title_full |
O terapeuta da fala em contexto escolar |
title_fullStr |
O terapeuta da fala em contexto escolar |
title_full_unstemmed |
O terapeuta da fala em contexto escolar |
title_sort |
O terapeuta da fala em contexto escolar |
author |
Lopes, Telma Filipa Torres |
author_facet |
Lopes, Telma Filipa Torres |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Luísa, Cláudia Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Telma Filipa Torres |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Terapeuta da fala Contexto escolar Necessidades educativas especiais Inclusão Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Terapeuta da fala Contexto escolar Necessidades educativas especiais Inclusão Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de mestrado, Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2017 |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-04 2017 2017-12-04T00:00:00Z 2018-03-07T12:04:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/10421 TID:201831643 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/10421 |
identifier_str_mv |
TID:201831643 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133253467111424 |