Cegueira congénita na construção da realidade psicossocial em contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Fernando Jorge Costa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2673
Resumo: Com este trabalho visamos aos seguintes objetivos: caracterizar as representações mentais que as crianças cegas congénitas constroem acerca da sua integração social no ensino básico da escola regular e caracterizar as representações mentais que os alunos visuais constroem acerca da integração social das crianças cegas no mesmo contexto. O enquadramento teórico procurou relacionar o desenvolvimento social e a cegueira, explorando o papel a ser desempenhado pelos cuidadores adultos e pelos pares no desenvolvimento social das crianças cegas, nomeadamente em contexto escolar. Metodologicamente, optámos por um design de estudos de caso múltiplos, recorrendo a entrevistas, conversas informais e questionário sociométrico. Os resultados sugerem que a cegueira não se constitui como o único fator responsável pela posição sociométrica dos seus portadores, não obstante os caminhos para a integração social escolar se revelarem ainda pouco amadurecidos.
id FCC-1_42f8aafdb027ecc5995b18578140bcb7
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2673
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Cegueira congénita na construção da realidade psicossocial em contexto escolarInclusão EscolarDiversidadeNecessidades Educativas Especiais.Com este trabalho visamos aos seguintes objetivos: caracterizar as representações mentais que as crianças cegas congénitas constroem acerca da sua integração social no ensino básico da escola regular e caracterizar as representações mentais que os alunos visuais constroem acerca da integração social das crianças cegas no mesmo contexto. O enquadramento teórico procurou relacionar o desenvolvimento social e a cegueira, explorando o papel a ser desempenhado pelos cuidadores adultos e pelos pares no desenvolvimento social das crianças cegas, nomeadamente em contexto escolar. Metodologicamente, optámos por um design de estudos de caso múltiplos, recorrendo a entrevistas, conversas informais e questionário sociométrico. Os resultados sugerem que a cegueira não se constitui como o único fator responsável pela posição sociométrica dos seus portadores, não obstante os caminhos para a integração social escolar se revelarem ainda pouco amadurecidos.Fundação Carlos Chagas2013-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2673Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 149: maio/ago.2013; 724-743Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 Núm. 149: maio/ago.2013; 724-743Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 149: maio/ago.2013; 724-743Cadernos de Pesquisa; v. 43 n. 149: maio/ago.2013; 724-7431980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2673/2619Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFigueiredo, Fernando Jorge Costa2023-11-13T13:53:02Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2673Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-13T13:53:02Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Cegueira congénita na construção da realidade psicossocial em contexto escolar
title Cegueira congénita na construção da realidade psicossocial em contexto escolar
spellingShingle Cegueira congénita na construção da realidade psicossocial em contexto escolar
Figueiredo, Fernando Jorge Costa
Inclusão Escolar
Diversidade
Necessidades Educativas Especiais.
title_short Cegueira congénita na construção da realidade psicossocial em contexto escolar
title_full Cegueira congénita na construção da realidade psicossocial em contexto escolar
title_fullStr Cegueira congénita na construção da realidade psicossocial em contexto escolar
title_full_unstemmed Cegueira congénita na construção da realidade psicossocial em contexto escolar
title_sort Cegueira congénita na construção da realidade psicossocial em contexto escolar
author Figueiredo, Fernando Jorge Costa
author_facet Figueiredo, Fernando Jorge Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Fernando Jorge Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão Escolar
Diversidade
Necessidades Educativas Especiais.
topic Inclusão Escolar
Diversidade
Necessidades Educativas Especiais.
description Com este trabalho visamos aos seguintes objetivos: caracterizar as representações mentais que as crianças cegas congénitas constroem acerca da sua integração social no ensino básico da escola regular e caracterizar as representações mentais que os alunos visuais constroem acerca da integração social das crianças cegas no mesmo contexto. O enquadramento teórico procurou relacionar o desenvolvimento social e a cegueira, explorando o papel a ser desempenhado pelos cuidadores adultos e pelos pares no desenvolvimento social das crianças cegas, nomeadamente em contexto escolar. Metodologicamente, optámos por um design de estudos de caso múltiplos, recorrendo a entrevistas, conversas informais e questionário sociométrico. Os resultados sugerem que a cegueira não se constitui como o único fator responsável pela posição sociométrica dos seus portadores, não obstante os caminhos para a integração social escolar se revelarem ainda pouco amadurecidos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2673
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2673
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2673/2619
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 149: maio/ago.2013; 724-743
Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 Núm. 149: maio/ago.2013; 724-743
Cadernos de Pesquisa; Vol. 43 No. 149: maio/ago.2013; 724-743
Cadernos de Pesquisa; v. 43 n. 149: maio/ago.2013; 724-743
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330314454695936