A sustentabilidade na prática dos assistentes sociais em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chenque, Beatriz
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/26420
Resumo: O presente trabalho aborda a Sustentabilidade e o Serviço Social e tem como objetivo compreender de que forma os estudantes de Serviço Social percecionam a sustentabilidade e a relacionam com a sua atividade profissional futura. Partindo de um estudo de natureza quantitativa, recorreu-se a um inquérito por questionário como técnica de recolha dos dados. O questionário foi desenvolvido e aplicado através da plataforma online Google Forms, divulgado por e-mail e através das redes sociais. A amostra compreendeu estudantes de Serviço Social, independentemente da instituição ou grau de ensino que frequentam, pertencentes ao universo de estudantes de Serviço Social em Portugal e que participaram no estudo de forma voluntária. Os principais resultados obtidos demonstram que os estudantes de Serviço Social reconhecem a importância de todas as dimensões da Sustentabilidade e a sua ligação com o Serviço Social, embora, não tivesse sido algo em que tenham pensado antes de escolherem o curso. Foi também visível que a Sustentabilidade tem vindo a ser abordada ao longo do curso de Serviço Social, no entanto, não de uma forma prática ou explícita nos planos de estudos. Através das questões de resposta aberta presentes ao longo do questionário, os estudantes deixaram vários contributos sobre a forma como a Sustentabilidade pode ser aplicada na prática dos Assistentes Sociais, referindo a importância do reconhecimento da profissão neste processo.
id RCAP_92d3eefbe5866373263d9f311e726583
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/26420
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A sustentabilidade na prática dos assistentes sociais em PortugalSustentabilidade -- SustainabilityServiço social -- Social workAssistente social -- Social workerO presente trabalho aborda a Sustentabilidade e o Serviço Social e tem como objetivo compreender de que forma os estudantes de Serviço Social percecionam a sustentabilidade e a relacionam com a sua atividade profissional futura. Partindo de um estudo de natureza quantitativa, recorreu-se a um inquérito por questionário como técnica de recolha dos dados. O questionário foi desenvolvido e aplicado através da plataforma online Google Forms, divulgado por e-mail e através das redes sociais. A amostra compreendeu estudantes de Serviço Social, independentemente da instituição ou grau de ensino que frequentam, pertencentes ao universo de estudantes de Serviço Social em Portugal e que participaram no estudo de forma voluntária. Os principais resultados obtidos demonstram que os estudantes de Serviço Social reconhecem a importância de todas as dimensões da Sustentabilidade e a sua ligação com o Serviço Social, embora, não tivesse sido algo em que tenham pensado antes de escolherem o curso. Foi também visível que a Sustentabilidade tem vindo a ser abordada ao longo do curso de Serviço Social, no entanto, não de uma forma prática ou explícita nos planos de estudos. Através das questões de resposta aberta presentes ao longo do questionário, os estudantes deixaram vários contributos sobre a forma como a Sustentabilidade pode ser aplicada na prática dos Assistentes Sociais, referindo a importância do reconhecimento da profissão neste processo.This work focuses on Sustainability and Social Work and aims to understand how students of Social Work perceive sustainability and relate it to their future professional activity. Based on a quantitative study, a questionnaire survey was used as a data collection technique. The survey was developed and applied through the online platform Google Forms, disseminated by email and through the social networks. The sample included Social Work students, regardless of the institution or degree they attend, belonging to the universe of Social Work students in Portugal and who participated in the study on a voluntary basis. The main results obtained show that Social Work students recognise the importance of all dimensions of Sustainability and its connection with Social Work, although it was not something they had thought about before choosing the course. It was also visible that Sustainability has been addressed throughout the Social Work course, however, not in a practical way or in an explicit manner in the study plans. Through the open-ended questions in the survey, students left several contributions on how Sustainability can be applied in the practice of Social Workers, highlighting the importance of the recognition of the profession in this process.2022-11-11T15:42:02Z2022-11-04T00:00:00Z2022-11-042022-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/26420TID:203091159porChenque, Beatrizinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:59:02Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/26420Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:30:51.544402Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A sustentabilidade na prática dos assistentes sociais em Portugal
title A sustentabilidade na prática dos assistentes sociais em Portugal
spellingShingle A sustentabilidade na prática dos assistentes sociais em Portugal
Chenque, Beatriz
Sustentabilidade -- Sustainability
Serviço social -- Social work
Assistente social -- Social worker
title_short A sustentabilidade na prática dos assistentes sociais em Portugal
title_full A sustentabilidade na prática dos assistentes sociais em Portugal
title_fullStr A sustentabilidade na prática dos assistentes sociais em Portugal
title_full_unstemmed A sustentabilidade na prática dos assistentes sociais em Portugal
title_sort A sustentabilidade na prática dos assistentes sociais em Portugal
author Chenque, Beatriz
author_facet Chenque, Beatriz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chenque, Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv Sustentabilidade -- Sustainability
Serviço social -- Social work
Assistente social -- Social worker
topic Sustentabilidade -- Sustainability
Serviço social -- Social work
Assistente social -- Social worker
description O presente trabalho aborda a Sustentabilidade e o Serviço Social e tem como objetivo compreender de que forma os estudantes de Serviço Social percecionam a sustentabilidade e a relacionam com a sua atividade profissional futura. Partindo de um estudo de natureza quantitativa, recorreu-se a um inquérito por questionário como técnica de recolha dos dados. O questionário foi desenvolvido e aplicado através da plataforma online Google Forms, divulgado por e-mail e através das redes sociais. A amostra compreendeu estudantes de Serviço Social, independentemente da instituição ou grau de ensino que frequentam, pertencentes ao universo de estudantes de Serviço Social em Portugal e que participaram no estudo de forma voluntária. Os principais resultados obtidos demonstram que os estudantes de Serviço Social reconhecem a importância de todas as dimensões da Sustentabilidade e a sua ligação com o Serviço Social, embora, não tivesse sido algo em que tenham pensado antes de escolherem o curso. Foi também visível que a Sustentabilidade tem vindo a ser abordada ao longo do curso de Serviço Social, no entanto, não de uma forma prática ou explícita nos planos de estudos. Através das questões de resposta aberta presentes ao longo do questionário, os estudantes deixaram vários contributos sobre a forma como a Sustentabilidade pode ser aplicada na prática dos Assistentes Sociais, referindo a importância do reconhecimento da profissão neste processo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-11T15:42:02Z
2022-11-04T00:00:00Z
2022-11-04
2022-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/26420
TID:203091159
url http://hdl.handle.net/10071/26420
identifier_str_mv TID:203091159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134870475112448