Estampas do quotidiano : um novo veículo cultural a partir de visualidades urbanas encontradas na superfície das cidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viale, Aline Krenzinger Dahlheimer
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/36325
Resumo: Observar a malha urbana de uma cidade moderna é explorar um extenso conjunto de imagens que, por meio de códigos, comunica estados sociais. São graffitis, rabiscos, adesivos e cartazes, dentre outras formas de arte urbana, que tomam conta da camada epitelial da cidade procurando a compreensão dos transeuntes. Assim, cores e formas apoderam-se de sentido e transformam-se em símbolos culturais, costurando-se na construção de imaginários, sentimentos e memórias enraizadas no íntimo da cidade. A superfície urbana sofre constante interferência do homem, evidenciando a intenção em exteriorizar os pensamentos e reproduzir o mundo à sua volta, de acordo com sua perspectiva. A cidade é compreendida, então, como um produto cultural, munido de múltiplos discursos transgressores que gritam significados individuais e transeuntes cujos papéis oscilam continuamente entre agentes transformadores e produtos transformados. A partir das visualidades encontradas em intervenções artísticas urbanas localizadas nas cidades de Lisboa e São Paulo, a presente dissertação tem a pretensão de aproximar os diálogos culturais urbanos e a moda em um novo veículo cultural, permitindo assim a expansão dos discursos. Esse novo canal é materializado, por meio do design de superfície têxtil, em estampa, compreendida como um meio de comunicação de caráter sedutor, capaz de dar continuidade às narrativas, agregar valores simbólicos e diferenciar produtos do vestuário.
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