Prática de Ensino Supervisionada em Ensino da Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carlos Gabriel Pinheiro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/14822
Resumo: O presente Relatório Final, desenvolvido no âmbito da unidade curricular PES, integrada no Mestrado em Ensino da Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, é constituído por duas partes distintas e tem como objetivo demonstrar a papel da Cultura Visual na disciplina de EV, no 3º CEB. Na primeira parte, todas as atividades desenvolvidas na prática pedagógica, nas disciplinas EEP, no 1º Ciclo; ET e EV, ambas nos 2º e 3º Ciclos, são contextualizadas, descritas, explicadas e objeto de uma reflexão crítica. A segunda parte, debruçada sobre a importância da Cultura Visual em EV, no 3º CEB, parte da revisão bibliográfica e de pressupostos de autores. A metodologia empregue neste estudo é mista (qualitativa e quantitativa), envolve 30 elementos de uma turma de 9º ano e pretende percecionar o papel da escola e da família no desenvolvimento da Cultura Visual, enquanto ferramenta para fomentar o alcance da “Literacia em Artes”, nos alunos. A nível geral, os resultados expressam a necessidade da Cultura Visual ser desenvolvida nas escolas e nos alunos, dado que ela é uma ferramenta favorável à promoção da imaginação e da criatividade, enfatizando o facto da disciplina de EV completar-se com o aprofundamento da mesma.
id RCAP_2caafe8c135862a6daf34f5598006784
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14822
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de Ensino Supervisionada em Ensino da Educação Visual e Tecnológica no Ensino BásicoCultura visualEducação visual e tecnológicaEnsinoDomínio/Área Científica::HumanidadesO presente Relatório Final, desenvolvido no âmbito da unidade curricular PES, integrada no Mestrado em Ensino da Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, é constituído por duas partes distintas e tem como objetivo demonstrar a papel da Cultura Visual na disciplina de EV, no 3º CEB. Na primeira parte, todas as atividades desenvolvidas na prática pedagógica, nas disciplinas EEP, no 1º Ciclo; ET e EV, ambas nos 2º e 3º Ciclos, são contextualizadas, descritas, explicadas e objeto de uma reflexão crítica. A segunda parte, debruçada sobre a importância da Cultura Visual em EV, no 3º CEB, parte da revisão bibliográfica e de pressupostos de autores. A metodologia empregue neste estudo é mista (qualitativa e quantitativa), envolve 30 elementos de uma turma de 9º ano e pretende percecionar o papel da escola e da família no desenvolvimento da Cultura Visual, enquanto ferramenta para fomentar o alcance da “Literacia em Artes”, nos alunos. A nível geral, os resultados expressam a necessidade da Cultura Visual ser desenvolvida nas escolas e nos alunos, dado que ela é uma ferramenta favorável à promoção da imaginação e da criatividade, enfatizando o facto da disciplina de EV completar-se com o aprofundamento da mesma.This Final Report, which was developed during the course PES, integrated in the Masters in Teaching of Visual and Technological Education in the Basic Education, is divided in two main parts. The report aims at demonstrating the role of the Visual Culture in the subject EV in the 3rd CEB. In the first part, all activities developed in the pedagogical practice (EEP in the 1st Cycle; ET and EV both in 2nd and 3rd Cycle) are contextualised, described, explained and reflected upon. The second part, in which the focus is on the importance of the Visual Culture in EV in the 3rd Cycle, is based on a revision of the existing literature and the assumptions of some authors. The methodology used in this study is mixed (qualitative and quantitative). The study uses a group of 30 subjects of a 9th grade class and aims at understanding the role of the school and the family in the development of the Visual Culture as a tool to broaden the pupils’ “Literacy in the Arts”. Generally speaking, the results show the necessity of developing the Visual Culture in schools and students, as this Culture is a good aid in the development of the imagination and creativity, emphasising the fact that the subject of EV is complemented by its development.Magalhães, Maria Cristina AfonsoBiblioteca Digital do IPBSilva, Carlos Gabriel Pinheiro2018-01-03T09:52:34Z201620162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/14822TID:201394421porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:35:04Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14822Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:04:40.086658Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de Ensino Supervisionada em Ensino da Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico
title Prática de Ensino Supervisionada em Ensino da Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico
spellingShingle Prática de Ensino Supervisionada em Ensino da Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico
Silva, Carlos Gabriel Pinheiro
Cultura visual
Educação visual e tecnológica
Ensino
Domínio/Área Científica::Humanidades
title_short Prática de Ensino Supervisionada em Ensino da Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico
title_full Prática de Ensino Supervisionada em Ensino da Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico
title_fullStr Prática de Ensino Supervisionada em Ensino da Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico
title_full_unstemmed Prática de Ensino Supervisionada em Ensino da Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico
title_sort Prática de Ensino Supervisionada em Ensino da Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico
author Silva, Carlos Gabriel Pinheiro
author_facet Silva, Carlos Gabriel Pinheiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Magalhães, Maria Cristina Afonso
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carlos Gabriel Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura visual
Educação visual e tecnológica
Ensino
Domínio/Área Científica::Humanidades
topic Cultura visual
Educação visual e tecnológica
Ensino
Domínio/Área Científica::Humanidades
description O presente Relatório Final, desenvolvido no âmbito da unidade curricular PES, integrada no Mestrado em Ensino da Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, é constituído por duas partes distintas e tem como objetivo demonstrar a papel da Cultura Visual na disciplina de EV, no 3º CEB. Na primeira parte, todas as atividades desenvolvidas na prática pedagógica, nas disciplinas EEP, no 1º Ciclo; ET e EV, ambas nos 2º e 3º Ciclos, são contextualizadas, descritas, explicadas e objeto de uma reflexão crítica. A segunda parte, debruçada sobre a importância da Cultura Visual em EV, no 3º CEB, parte da revisão bibliográfica e de pressupostos de autores. A metodologia empregue neste estudo é mista (qualitativa e quantitativa), envolve 30 elementos de uma turma de 9º ano e pretende percecionar o papel da escola e da família no desenvolvimento da Cultura Visual, enquanto ferramenta para fomentar o alcance da “Literacia em Artes”, nos alunos. A nível geral, os resultados expressam a necessidade da Cultura Visual ser desenvolvida nas escolas e nos alunos, dado que ela é uma ferramenta favorável à promoção da imaginação e da criatividade, enfatizando o facto da disciplina de EV completar-se com o aprofundamento da mesma.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016
2016-01-01T00:00:00Z
2018-01-03T09:52:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/14822
TID:201394421
url http://hdl.handle.net/10198/14822
identifier_str_mv TID:201394421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135294660804608