The relation between game fairness and drop-out factors in massive multiplayer online games
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/13183 |
Resumo: | Um grande número de pessoas por todo o mundo joga Massive Multiplayer Online Games (possível tradução: Jogos Online de Múltiplos Jogadores) gratuitos. A evolução da tecnologia, tal como a qualidade melhorada das aplicações móveis, torna este tipo de jogos disponível em todo o lado a qualquer momento. Uma vez que requerem um grande investimento nas fases iniciais de desenvolvimento, os Gestores de Produto implementam várias funcionalidades de jogo pagas que podem ser adquiridas por jogadores que querem obter algumas vantagens. Quando o hiato entre a vantagem de jogadores premium e a de jogadores não-premium é bastante percetível tal conduz à falta de equidade/justiça no jogo. Logo, os jogadores podem abandonar o jogo. O objetivo desta tese é perceber que fatores que podem ser controlados pelos Gestores de Produto são significativos e qual a importância da justiça no jogo quando comparada com outros fatores de abandono. Um questionário foi divulgado em comunidades de expressão inglesa de um Massive Multiplayer Online Game gratuito. Os resultados mostram que 53.9% da variação no abandono deste tipo de jogos é explicada pelos fatores significativos (latência/problemas de desempenho, funcionalidades de jogo, comunidade, serviço/equipa de suporte e justiça no jogo). Latência/problemas de desempenho e justiça no jogo são os fatores de abandono mais relevantes. Ao focar a sua atenção nos fatores de abandono que podem ser controlados pelos Gestores de Produto, esta pesquisa pretende ajudar essas entidades a tomar boas decisões no desenvolvimento de Massive Multiplayer Online Games gratuitos. |
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The relation between game fairness and drop-out factors in massive multiplayer online gamesGestão do produtoJogo interactivoInovação tecnológicaVantagem competitivaEquidadeDrop-out factorsF2P MMOGsGame fairnessUm grande número de pessoas por todo o mundo joga Massive Multiplayer Online Games (possível tradução: Jogos Online de Múltiplos Jogadores) gratuitos. A evolução da tecnologia, tal como a qualidade melhorada das aplicações móveis, torna este tipo de jogos disponível em todo o lado a qualquer momento. Uma vez que requerem um grande investimento nas fases iniciais de desenvolvimento, os Gestores de Produto implementam várias funcionalidades de jogo pagas que podem ser adquiridas por jogadores que querem obter algumas vantagens. Quando o hiato entre a vantagem de jogadores premium e a de jogadores não-premium é bastante percetível tal conduz à falta de equidade/justiça no jogo. Logo, os jogadores podem abandonar o jogo. O objetivo desta tese é perceber que fatores que podem ser controlados pelos Gestores de Produto são significativos e qual a importância da justiça no jogo quando comparada com outros fatores de abandono. Um questionário foi divulgado em comunidades de expressão inglesa de um Massive Multiplayer Online Game gratuito. Os resultados mostram que 53.9% da variação no abandono deste tipo de jogos é explicada pelos fatores significativos (latência/problemas de desempenho, funcionalidades de jogo, comunidade, serviço/equipa de suporte e justiça no jogo). Latência/problemas de desempenho e justiça no jogo são os fatores de abandono mais relevantes. Ao focar a sua atenção nos fatores de abandono que podem ser controlados pelos Gestores de Produto, esta pesquisa pretende ajudar essas entidades a tomar boas decisões no desenvolvimento de Massive Multiplayer Online Games gratuitos.A large number of people around the world play free-to-play Massive Multiplayer Online Games in a regular basis. The evolution of technology, such as the improved quality of mobile apps, makes this kind of games available everywhere at any time. Since they required a great investment in the early phases of development, Product Managers deploy several in-game premium features in-game which can be purchased by players willing to get some advantages. When the gap of advantage between premium and non-premium players is quite noticeable it leads to lack of game fairness. Thus, players may leave the game. The purpose of this thesis is to understand which drop-out factors that can be controlled by Product Managers are significant and what’s the importance of game fairness when compared with other drop-out factors. A survey was spread on English-speaking communities of a Massive Multiplayer Online Game. The results have shown that 53.9% of the variation in drop-out is explained by the significant predictors (latency/performance issues, in-game features, community, service/support team and game fairness). Latency/performance issues and game fairness are the most relevant drop-out factors. By focusing its attention on drop-out factors that can be controlled by Product Manager, this research aims to help those entities taking great decisions in the development of free-to-play Massive Multiplayer Online Games.2017-05-03T13:36:38Z2016-11-09T00:00:00Z2016-11-092016-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/13183TID:201293102porLebres, Inês dos Reisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:58:59Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/13183Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:30:50.042895Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Um grande número de pessoas por todo o mundo joga Massive Multiplayer Online Games (possível tradução: Jogos Online de Múltiplos Jogadores) gratuitos. A evolução da tecnologia, tal como a qualidade melhorada das aplicações móveis, torna este tipo de jogos disponível em todo o lado a qualquer momento. Uma vez que requerem um grande investimento nas fases iniciais de desenvolvimento, os Gestores de Produto implementam várias funcionalidades de jogo pagas que podem ser adquiridas por jogadores que querem obter algumas vantagens. Quando o hiato entre a vantagem de jogadores premium e a de jogadores não-premium é bastante percetível tal conduz à falta de equidade/justiça no jogo. Logo, os jogadores podem abandonar o jogo. O objetivo desta tese é perceber que fatores que podem ser controlados pelos Gestores de Produto são significativos e qual a importância da justiça no jogo quando comparada com outros fatores de abandono. Um questionário foi divulgado em comunidades de expressão inglesa de um Massive Multiplayer Online Game gratuito. Os resultados mostram que 53.9% da variação no abandono deste tipo de jogos é explicada pelos fatores significativos (latência/problemas de desempenho, funcionalidades de jogo, comunidade, serviço/equipa de suporte e justiça no jogo). Latência/problemas de desempenho e justiça no jogo são os fatores de abandono mais relevantes. Ao focar a sua atenção nos fatores de abandono que podem ser controlados pelos Gestores de Produto, esta pesquisa pretende ajudar essas entidades a tomar boas decisões no desenvolvimento de Massive Multiplayer Online Games gratuitos. |
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