The relation between game fairness and drop-out factors in massive multiplayer online games

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lebres, Inês dos Reis
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/13183
Resumo: Um grande número de pessoas por todo o mundo joga Massive Multiplayer Online Games (possível tradução: Jogos Online de Múltiplos Jogadores) gratuitos. A evolução da tecnologia, tal como a qualidade melhorada das aplicações móveis, torna este tipo de jogos disponível em todo o lado a qualquer momento. Uma vez que requerem um grande investimento nas fases iniciais de desenvolvimento, os Gestores de Produto implementam várias funcionalidades de jogo pagas que podem ser adquiridas por jogadores que querem obter algumas vantagens. Quando o hiato entre a vantagem de jogadores premium e a de jogadores não-premium é bastante percetível tal conduz à falta de equidade/justiça no jogo. Logo, os jogadores podem abandonar o jogo. O objetivo desta tese é perceber que fatores que podem ser controlados pelos Gestores de Produto são significativos e qual a importância da justiça no jogo quando comparada com outros fatores de abandono. Um questionário foi divulgado em comunidades de expressão inglesa de um Massive Multiplayer Online Game gratuito. Os resultados mostram que 53.9% da variação no abandono deste tipo de jogos é explicada pelos fatores significativos (latência/problemas de desempenho, funcionalidades de jogo, comunidade, serviço/equipa de suporte e justiça no jogo). Latência/problemas de desempenho e justiça no jogo são os fatores de abandono mais relevantes. Ao focar a sua atenção nos fatores de abandono que podem ser controlados pelos Gestores de Produto, esta pesquisa pretende ajudar essas entidades a tomar boas decisões no desenvolvimento de Massive Multiplayer Online Games gratuitos.
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