Interação Entre Inovação e Melhoria Contínua no Desenvolvimento de Novos Produtos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Carina Segura
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/5915
Resumo: Atualmente o desenvolvimento de novos produtos é essencial para que as empresas se destaquem no mercado. A implementação constante de pequenas inovações torna-se uma vantagem competitiva para as entidades. Desta forma, existe uma renovação sucessiva de ofertas de bens no mercado o que garante o aumento da competitividade e a fidelização de clientes. Torna-se imperativo que as organizações compatibilizem os desejos do consumidor com as características dos seus produtos. A estratégia fundamental passa pela combinação de três conceitos essenciais: o DNP, a Inovação e a Melhoria Contínua. Aliados, estes conseguem garantir o sucesso das projeções empresariais, satisfazendo os clientes e garantindo o retorno do investimento. A presente dissertação trata do desenvolvimento de um novo produto com base na aplicação de métodos utilizados no DNP. Estes métodos permitem interligar os temas fulcrais, uma vez que possibilitam a geração de novas ideias e soluções. Por intermédio da sua aplicação é criado um novo produto que incorpora pequenas inovações e melhorias em relação a concorrentes que possuam a mesma funcionalidade. O desenvolvimento contínuo de produtos considera-se fundamental perante a existência de tão variada oferta no mercado. A possibilidade de melhoria é uma constante, não só pela curiosidade latente do consumidor pela procura de inovações constantes, como também pela necessidade de sustentabilidade financeira das empresas. O processo de DNP é considerado cíclico, sendo fundamental para a renovação da oferta de mercado. O objetivo essencial é garantir o sucesso da implementação de novos produtos com base na utilização de estratégias, como a combinação da Inovação e da Melhoria Contínua no DNP.
id RCAP_92f41c3f23e54246d339bdebc16098c8
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5915
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Interação Entre Inovação e Melhoria Contínua no Desenvolvimento de Novos ProdutosEstudo ExploratórioDesenvolvimento de Novos ProdutosInovaçãoMelhoria ContínuaDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Gestão IndustrialAtualmente o desenvolvimento de novos produtos é essencial para que as empresas se destaquem no mercado. A implementação constante de pequenas inovações torna-se uma vantagem competitiva para as entidades. Desta forma, existe uma renovação sucessiva de ofertas de bens no mercado o que garante o aumento da competitividade e a fidelização de clientes. Torna-se imperativo que as organizações compatibilizem os desejos do consumidor com as características dos seus produtos. A estratégia fundamental passa pela combinação de três conceitos essenciais: o DNP, a Inovação e a Melhoria Contínua. Aliados, estes conseguem garantir o sucesso das projeções empresariais, satisfazendo os clientes e garantindo o retorno do investimento. A presente dissertação trata do desenvolvimento de um novo produto com base na aplicação de métodos utilizados no DNP. Estes métodos permitem interligar os temas fulcrais, uma vez que possibilitam a geração de novas ideias e soluções. Por intermédio da sua aplicação é criado um novo produto que incorpora pequenas inovações e melhorias em relação a concorrentes que possuam a mesma funcionalidade. O desenvolvimento contínuo de produtos considera-se fundamental perante a existência de tão variada oferta no mercado. A possibilidade de melhoria é uma constante, não só pela curiosidade latente do consumidor pela procura de inovações constantes, como também pela necessidade de sustentabilidade financeira das empresas. O processo de DNP é considerado cíclico, sendo fundamental para a renovação da oferta de mercado. O objetivo essencial é garantir o sucesso da implementação de novos produtos com base na utilização de estratégias, como a combinação da Inovação e da Melhoria Contínua no DNP.The new product development is essential for companies to be noticed in the contemporary market. A constant, dynamic implementation of small innovations provides a competitive advantage for entities. This facilitates a successive renewal of goods being offered in the market, thereby assuring competitiveness and client fidelization. It becomes imperative that organizations align their products' characteristics to the ever changing trend of consumer desires. The fundamental strategy for achieving the same, houses the combination of three essential concepts: the NPD, innovation, and continuous improvement. An effective implementation of this strategy can potentially ensure the success of company projects, leading to a satisfied clientele and a positive investment return. The present thesis deals with the development of new products, based on the application of methods used in the NPD. These methods allow a link between key subjects, as they enable the generation of new ideas and solutions. By means of their application, it creates a new product that incorporates small innovations and improvements dynamically to have an edge over similar competing products in the market. Continuous development of products is considered fundamental before the existence of the wide market offer. The possibility of improvement is always patented, not only due to the consumer's curiosity and its constant look out for innovation, but also by the necessity of the company’s financial sustainability needs. The NPD is considered cyclic as it adheres to the constant renewal of the market’s offer. The primary objective is to warrant a successful implementation of new products by using a relentless combination of innovation and improvement in the NPD.Santos, Fernando Manuel Bigares CharruauBibliorumReis, Carina Segura2018-08-30T15:52:02Z2015-10-22015-11-052015-11-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/5915TID:201644380porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:44:07Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5915Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:45.540669Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Interação Entre Inovação e Melhoria Contínua no Desenvolvimento de Novos Produtos
Estudo Exploratório
title Interação Entre Inovação e Melhoria Contínua no Desenvolvimento de Novos Produtos
spellingShingle Interação Entre Inovação e Melhoria Contínua no Desenvolvimento de Novos Produtos
Reis, Carina Segura
Desenvolvimento de Novos Produtos
Inovação
Melhoria Contínua
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Gestão Industrial
title_short Interação Entre Inovação e Melhoria Contínua no Desenvolvimento de Novos Produtos
title_full Interação Entre Inovação e Melhoria Contínua no Desenvolvimento de Novos Produtos
title_fullStr Interação Entre Inovação e Melhoria Contínua no Desenvolvimento de Novos Produtos
title_full_unstemmed Interação Entre Inovação e Melhoria Contínua no Desenvolvimento de Novos Produtos
title_sort Interação Entre Inovação e Melhoria Contínua no Desenvolvimento de Novos Produtos
author Reis, Carina Segura
author_facet Reis, Carina Segura
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Fernando Manuel Bigares Charrua
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Carina Segura
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento de Novos Produtos
Inovação
Melhoria Contínua
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Gestão Industrial
topic Desenvolvimento de Novos Produtos
Inovação
Melhoria Contínua
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Gestão Industrial
description Atualmente o desenvolvimento de novos produtos é essencial para que as empresas se destaquem no mercado. A implementação constante de pequenas inovações torna-se uma vantagem competitiva para as entidades. Desta forma, existe uma renovação sucessiva de ofertas de bens no mercado o que garante o aumento da competitividade e a fidelização de clientes. Torna-se imperativo que as organizações compatibilizem os desejos do consumidor com as características dos seus produtos. A estratégia fundamental passa pela combinação de três conceitos essenciais: o DNP, a Inovação e a Melhoria Contínua. Aliados, estes conseguem garantir o sucesso das projeções empresariais, satisfazendo os clientes e garantindo o retorno do investimento. A presente dissertação trata do desenvolvimento de um novo produto com base na aplicação de métodos utilizados no DNP. Estes métodos permitem interligar os temas fulcrais, uma vez que possibilitam a geração de novas ideias e soluções. Por intermédio da sua aplicação é criado um novo produto que incorpora pequenas inovações e melhorias em relação a concorrentes que possuam a mesma funcionalidade. O desenvolvimento contínuo de produtos considera-se fundamental perante a existência de tão variada oferta no mercado. A possibilidade de melhoria é uma constante, não só pela curiosidade latente do consumidor pela procura de inovações constantes, como também pela necessidade de sustentabilidade financeira das empresas. O processo de DNP é considerado cíclico, sendo fundamental para a renovação da oferta de mercado. O objetivo essencial é garantir o sucesso da implementação de novos produtos com base na utilização de estratégias, como a combinação da Inovação e da Melhoria Contínua no DNP.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-2
2015-11-05
2015-11-05T00:00:00Z
2018-08-30T15:52:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/5915
TID:201644380
url http://hdl.handle.net/10400.6/5915
identifier_str_mv TID:201644380
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136363363172352