Adaptação do inventário de temperamento para crianças em idade escolar- School-Age Temperament Inventory - SATI de Mcclowry a uma população portuguesa
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862010000100005 |
Resumo: | No presente artigo são descritos os processos de tradução e adaptação do School-Age Temperament Inventory (McClowry, 1995). Procurou-se ainda caracterizar o temperamento de uma amostra de crianças entre os 8 e os 12 anos de idade, bem como estudar diferenças de sexo e de idade. A versão portuguesa revelou possuir qualidades psicométricas satisfatórias e semelhantes às do instrumento original. Os resultados obtidos indicam que não existem diferenças entre idades, mas que relativamente ao sexo, existem diferenças na dimensão actividade, no sentido em que os rapazes demonstram possuir um nível de actividade superior ao das raparigas. O instrumento permite ainda traçar perfis temperamentais, o que se pode revestir de particular interesse no domínio da intervenção da psicologia clínica e da saúde infantil. |
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No presente artigo são descritos os processos de tradução e adaptação do School-Age Temperament Inventory (McClowry, 1995). Procurou-se ainda caracterizar o temperamento de uma amostra de crianças entre os 8 e os 12 anos de idade, bem como estudar diferenças de sexo e de idade. A versão portuguesa revelou possuir qualidades psicométricas satisfatórias e semelhantes às do instrumento original. Os resultados obtidos indicam que não existem diferenças entre idades, mas que relativamente ao sexo, existem diferenças na dimensão actividade, no sentido em que os rapazes demonstram possuir um nível de actividade superior ao das raparigas. O instrumento permite ainda traçar perfis temperamentais, o que se pode revestir de particular interesse no domínio da intervenção da psicologia clínica e da saúde infantil. |
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