Pablo de Sarasate

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodríguez Adame, Elena
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: spa
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/11753
Resumo: Pablo de Sarasate y Navascués (1844-1908) es, sin duda, el violinista español más internacional de todos los tiempos. Niño prodigio y virtuoso excepcional, ofreció al mundo una nueva forma de entender la interpretación musical. Es conocido globalmente por su gran aportación al repertorio violinístico, cuyas composiciones reflejan la gracia y desparpajo interpretativo de los que gozó en su carrera de concertista. Si bien no llega a estar considerado como un compositor nacionalista, la mitad de sus obras están basadas en el folklore popular español, siendo éstas las que más han trascendido después de su muerte. En el presente trabajo se ofrece una visión conjunta de las dos grandes aportaciones de Sarasate a la historia de la Música: su carrera como concertista internacional y su faceta de compositor, todo ello contemplando los aspectos más importantes de su vida personal y debidamente encuadrado en el contexto histórico y social de la segunda mitad del siglo XIX y principios del XX: ### RESUMO: Pablo de Sarasate y Navascués (1844-1908) é, sem dúvida, o violinista espanhol mais internacional de todos os tempos. Criança prodígio e virtuoso excepcional, ofereceu ao mundo uma nova forma de entender a interpretaçao musical. É conhecido mundialmente pela sua grande contribuição para o repertório de violino, cujas composições refletem a graça e a airosidade do seu percurso como concertista. Embora que não sendo considerado um compositor nacionalista, metade das suas obras são baseadas no folclore popular espanhol, resultando estas as mais intepretadas após a sua morte. O presente trabalho oferece uma visão geral das duas grandes contribuições de Sarasate à história da Música: o seu percurso de concertista internacional e as suas qualidades como compositor, observado pelos aspectos mais importantes da sua vida pessoal e devidamente enquadrado no contexto histórico e social da segunda metade do século XIX e os inícios do XX; ### Abstract: Pablo de Sarasate y Navascués (1844-1908) is, without doubt, the most international Spanish violinist of all time. Prodigy child and exceptional virtuoso gave the world a new way of understanding the musical performance. He is renown for his great contribution to the violin repertoire, through compositions that reflect the grace and charm of his career as a concertist. Although he is not seen as a nationalist composer, half of his compositions are based on Spanish folklore - these the ones that more widely reached the present days. This work offers an overview of the two great Sarasate’s contributions to the history of Music: his international visibility as soloist and his career as a composer. These contributions are addressed through insights into the most important aspects of his life, considering the historical and social context of the second half of the nineteenth-century and early twentieth-century.
id RCAP_93002161678735c6706381f79003bb67
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/11753
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pablo de SarasatePablo de Sarasate y Navascués (1844-1908) es, sin duda, el violinista español más internacional de todos los tiempos. Niño prodigio y virtuoso excepcional, ofreció al mundo una nueva forma de entender la interpretación musical. Es conocido globalmente por su gran aportación al repertorio violinístico, cuyas composiciones reflejan la gracia y desparpajo interpretativo de los que gozó en su carrera de concertista. Si bien no llega a estar considerado como un compositor nacionalista, la mitad de sus obras están basadas en el folklore popular español, siendo éstas las que más han trascendido después de su muerte. En el presente trabajo se ofrece una visión conjunta de las dos grandes aportaciones de Sarasate a la historia de la Música: su carrera como concertista internacional y su faceta de compositor, todo ello contemplando los aspectos más importantes de su vida personal y debidamente encuadrado en el contexto histórico y social de la segunda mitad del siglo XIX y principios del XX: ### RESUMO: Pablo de Sarasate y Navascués (1844-1908) é, sem dúvida, o violinista espanhol mais internacional de todos os tempos. Criança prodígio e virtuoso excepcional, ofereceu ao mundo uma nova forma de entender a interpretaçao musical. É conhecido mundialmente pela sua grande contribuição para o repertório de violino, cujas composições refletem a graça e a airosidade do seu percurso como concertista. Embora que não sendo considerado um compositor nacionalista, metade das suas obras são baseadas no folclore popular espanhol, resultando estas as mais intepretadas após a sua morte. O presente trabalho oferece uma visão geral das duas grandes contribuições de Sarasate à história da Música: o seu percurso de concertista internacional e as suas qualidades como compositor, observado pelos aspectos mais importantes da sua vida pessoal e devidamente enquadrado no contexto histórico e social da segunda metade do século XIX e os inícios do XX; ### Abstract: Pablo de Sarasate y Navascués (1844-1908) is, without doubt, the most international Spanish violinist of all time. Prodigy child and exceptional virtuoso gave the world a new way of understanding the musical performance. He is renown for his great contribution to the violin repertoire, through compositions that reflect the grace and charm of his career as a concertist. Although he is not seen as a nationalist composer, half of his compositions are based on Spanish folklore - these the ones that more widely reached the present days. This work offers an overview of the two great Sarasate’s contributions to the history of Music: his international visibility as soloist and his career as a composer. These contributions are addressed through insights into the most important aspects of his life, considering the historical and social context of the second half of the nineteenth-century and early twentieth-century.Universidade de Évora2014-11-06T15:32:20Z2014-11-062011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11753http://hdl.handle.net/10174/11753spaDepartamento de Músicateses@bib.uevora.pt203Rodríguez Adame, Elenainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:55:13Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11753Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:11.783447Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pablo de Sarasate
title Pablo de Sarasate
spellingShingle Pablo de Sarasate
Rodríguez Adame, Elena
title_short Pablo de Sarasate
title_full Pablo de Sarasate
title_fullStr Pablo de Sarasate
title_full_unstemmed Pablo de Sarasate
title_sort Pablo de Sarasate
author Rodríguez Adame, Elena
author_facet Rodríguez Adame, Elena
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodríguez Adame, Elena
description Pablo de Sarasate y Navascués (1844-1908) es, sin duda, el violinista español más internacional de todos los tiempos. Niño prodigio y virtuoso excepcional, ofreció al mundo una nueva forma de entender la interpretación musical. Es conocido globalmente por su gran aportación al repertorio violinístico, cuyas composiciones reflejan la gracia y desparpajo interpretativo de los que gozó en su carrera de concertista. Si bien no llega a estar considerado como un compositor nacionalista, la mitad de sus obras están basadas en el folklore popular español, siendo éstas las que más han trascendido después de su muerte. En el presente trabajo se ofrece una visión conjunta de las dos grandes aportaciones de Sarasate a la historia de la Música: su carrera como concertista internacional y su faceta de compositor, todo ello contemplando los aspectos más importantes de su vida personal y debidamente encuadrado en el contexto histórico y social de la segunda mitad del siglo XIX y principios del XX: ### RESUMO: Pablo de Sarasate y Navascués (1844-1908) é, sem dúvida, o violinista espanhol mais internacional de todos os tempos. Criança prodígio e virtuoso excepcional, ofereceu ao mundo uma nova forma de entender a interpretaçao musical. É conhecido mundialmente pela sua grande contribuição para o repertório de violino, cujas composições refletem a graça e a airosidade do seu percurso como concertista. Embora que não sendo considerado um compositor nacionalista, metade das suas obras são baseadas no folclore popular espanhol, resultando estas as mais intepretadas após a sua morte. O presente trabalho oferece uma visão geral das duas grandes contribuições de Sarasate à história da Música: o seu percurso de concertista internacional e as suas qualidades como compositor, observado pelos aspectos mais importantes da sua vida pessoal e devidamente enquadrado no contexto histórico e social da segunda metade do século XIX e os inícios do XX; ### Abstract: Pablo de Sarasate y Navascués (1844-1908) is, without doubt, the most international Spanish violinist of all time. Prodigy child and exceptional virtuoso gave the world a new way of understanding the musical performance. He is renown for his great contribution to the violin repertoire, through compositions that reflect the grace and charm of his career as a concertist. Although he is not seen as a nationalist composer, half of his compositions are based on Spanish folklore - these the ones that more widely reached the present days. This work offers an overview of the two great Sarasate’s contributions to the history of Music: his international visibility as soloist and his career as a composer. These contributions are addressed through insights into the most important aspects of his life, considering the historical and social context of the second half of the nineteenth-century and early twentieth-century.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2014-11-06T15:32:20Z
2014-11-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/11753
http://hdl.handle.net/10174/11753
url http://hdl.handle.net/10174/11753
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Música
teses@bib.uevora.pt
203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136537139478528