Aspectos técnicos e estratégicos de preparação para interpretação da Fantasia Carmen, de Pablo de Sarasate

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rato, Priscila Plata
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31405
Resumo: Este trabalho é o resultado do curso de Mestrado Profissional na área de criação e interpretação musical e contém: – um memorial descritivo; – um artigo acadêmico; – Produto Final que consiste em um recital de violino e piano a ser realizado na semana da defesa do artigo; – relatórios das práticas supervisionadas com o Professor Alexandre Casado. O artigo supracitado é sobre a preparação técnica da Fantasia Carmen, de Pablo de Sarasate. A escolha dessa peça se deu pelo fato de eu ter recebido convite para solar com a Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ sob regência de Felipe Prazeres. Por se tratar de uma peça que demanda um nível técnico avançado, achei primordial estruturar o trabalho de preparação antes mesmo de iniciar a leitura da obra. O artigo começa com uma contextualização histórica da ópera Carmen, de G. Bizet, seguida de Pablo de Sarasate. Optei em dividir o artigo em partes, destinando cada uma a cada movimento da obra. (Introdução, 1º, 2º, 3º e 4º movimentos) e em cada movimento separei os pontos críticos de preparação, abordando um, fazendo minha sugestão de preparação, baseada em métodos expoentes na escola violinística, como Carl Flesch, e, também, na minha experiência pessoal, citando o que aprendi com meus professores.
id UFBA-2_547c527c49b5923a4a8fde1df2d56bcb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/31405
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Rato, Priscila PlataCasado, AlexandreBrandão, José MariaSalles, TeodoroCasado, Alexandre2020-02-04T11:55:08Z2020-02-04T11:55:08Z2020-02-042017-05-03http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31405Este trabalho é o resultado do curso de Mestrado Profissional na área de criação e interpretação musical e contém: – um memorial descritivo; – um artigo acadêmico; – Produto Final que consiste em um recital de violino e piano a ser realizado na semana da defesa do artigo; – relatórios das práticas supervisionadas com o Professor Alexandre Casado. O artigo supracitado é sobre a preparação técnica da Fantasia Carmen, de Pablo de Sarasate. A escolha dessa peça se deu pelo fato de eu ter recebido convite para solar com a Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ sob regência de Felipe Prazeres. Por se tratar de uma peça que demanda um nível técnico avançado, achei primordial estruturar o trabalho de preparação antes mesmo de iniciar a leitura da obra. O artigo começa com uma contextualização histórica da ópera Carmen, de G. Bizet, seguida de Pablo de Sarasate. Optei em dividir o artigo em partes, destinando cada uma a cada movimento da obra. (Introdução, 1º, 2º, 3º e 4º movimentos) e em cada movimento separei os pontos críticos de preparação, abordando um, fazendo minha sugestão de preparação, baseada em métodos expoentes na escola violinística, como Carl Flesch, e, também, na minha experiência pessoal, citando o que aprendi com meus professores.This work is the result of the Professional Master's degree in the area of musical and interpretation and contains: – a descriptive memorial; – an Academic Article; – final product consisting of a violin and piano recital to be held in the week of article defense; – reports of practices supervised with Professor Alexandre Casado. The present article is about the technical preparation of Carmen Fantasy of Pablo de Sarasate. The choice of this piece was due to the fact that he received theinvitation to pitch with the Symphonic Orchestra of the “Escola de Música da UFRJ” conducted by Felipe Prazeres. Because it is a piece that demands an advanced technical level, I found it essential to structure the preparation work before even beginning to read the work. I searched for technical and idiomatic points of the violin. The article begins with a historical contextualization of the opera Carmen by G. Bizet followed by Pablo de Sarasate. I chose to divide the article in parts, and in each part destined to each movement of the work (Introduction, 1st, 2nd, 3rd and 4th movements) and in each movement, I separated which critical points of preparation, approaching each point, making my suggestion of preparation, based on methods exponent in the violin school like for example Carl Flesch and also, for the my personal experience citing what I learned from my teachers.Submitted by Priscila Plata Rato (priscilaprisc88@gmail.com) on 2019-12-20T14:40:21Z No. of bitstreams: 2 Priscila Plata Rato - Artigo.pdf: 3125605 bytes, checksum: 24dcef9ee8e21c253c5ef38efbc92c5e (MD5) Priscila Plata Rato - Produto final.mp4: 592535956 bytes, checksum: 12275e19af8010c832768c9f47cca2d0 (MD5)Approved for entry into archive by Érica Santana (paixaosantana@hotmail.com) on 2020-02-04T11:55:08Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Priscila Plata Rato - Artigo.pdf: 3125605 bytes, checksum: 24dcef9ee8e21c253c5ef38efbc92c5e (MD5) Priscila Plata Rato - Produto final.mp4: 592535956 bytes, checksum: 12275e19af8010c832768c9f47cca2d0 (MD5)Made available in DSpace on 2020-02-04T11:55:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Priscila Plata Rato - Artigo.pdf: 3125605 bytes, checksum: 24dcef9ee8e21c253c5ef38efbc92c5e (MD5) Priscila Plata Rato - Produto final.mp4: 592535956 bytes, checksum: 12275e19af8010c832768c9f47cca2d0 (MD5)Pablo de SarasateCarmen Fantasia Op. 25artigo acadêmicoSarasateViolinoPerformanceAspectos técnicos e estratégicos de preparação para interpretação da Fantasia Carmen, de Pablo de Sarasateinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós Graduação Profissional em MúsicaPPGPROMbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALPriscila Plata Rato - Artigo.pdfPriscila Plata Rato - Artigo.pdfArtigo principalapplication/pdf3125605https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31405/1/Priscila%20Plata%20Rato%20-%20Artigo.pdf24dcef9ee8e21c253c5ef38efbc92c5eMD51Priscila Plata Rato - Produto final.mp4Priscila Plata Rato - Produto final.mp4Recital - Produto final application/octet-stream592535956https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31405/2/Priscila%20Plata%20Rato%20-%20Produto%20final.mp412275e19af8010c832768c9f47cca2d0MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31405/3/license.txt817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1aMD53TEXTPriscila Plata Rato - Artigo.pdf.txtPriscila Plata Rato - Artigo.pdf.txtExtracted texttext/plain52914https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31405/4/Priscila%20Plata%20Rato%20-%20Artigo.pdf.txt82a80a80a3067a83d8ee76bf7dbd596aMD54ri/314052022-02-20 23:16:01.277oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-21T02:16:01Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aspectos técnicos e estratégicos de preparação para interpretação da Fantasia Carmen, de Pablo de Sarasate
title Aspectos técnicos e estratégicos de preparação para interpretação da Fantasia Carmen, de Pablo de Sarasate
spellingShingle Aspectos técnicos e estratégicos de preparação para interpretação da Fantasia Carmen, de Pablo de Sarasate
Rato, Priscila Plata
Pablo de Sarasate
Carmen Fantasia Op. 25
artigo acadêmico
Sarasate
Violino
Performance
title_short Aspectos técnicos e estratégicos de preparação para interpretação da Fantasia Carmen, de Pablo de Sarasate
title_full Aspectos técnicos e estratégicos de preparação para interpretação da Fantasia Carmen, de Pablo de Sarasate
title_fullStr Aspectos técnicos e estratégicos de preparação para interpretação da Fantasia Carmen, de Pablo de Sarasate
title_full_unstemmed Aspectos técnicos e estratégicos de preparação para interpretação da Fantasia Carmen, de Pablo de Sarasate
title_sort Aspectos técnicos e estratégicos de preparação para interpretação da Fantasia Carmen, de Pablo de Sarasate
author Rato, Priscila Plata
author_facet Rato, Priscila Plata
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rato, Priscila Plata
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Casado, Alexandre
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Brandão, José Maria
Salles, Teodoro
Casado, Alexandre
contributor_str_mv Casado, Alexandre
Brandão, José Maria
Salles, Teodoro
Casado, Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv Pablo de Sarasate
Carmen Fantasia Op. 25
artigo acadêmico
Sarasate
Violino
Performance
topic Pablo de Sarasate
Carmen Fantasia Op. 25
artigo acadêmico
Sarasate
Violino
Performance
description Este trabalho é o resultado do curso de Mestrado Profissional na área de criação e interpretação musical e contém: – um memorial descritivo; – um artigo acadêmico; – Produto Final que consiste em um recital de violino e piano a ser realizado na semana da defesa do artigo; – relatórios das práticas supervisionadas com o Professor Alexandre Casado. O artigo supracitado é sobre a preparação técnica da Fantasia Carmen, de Pablo de Sarasate. A escolha dessa peça se deu pelo fato de eu ter recebido convite para solar com a Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ sob regência de Felipe Prazeres. Por se tratar de uma peça que demanda um nível técnico avançado, achei primordial estruturar o trabalho de preparação antes mesmo de iniciar a leitura da obra. O artigo começa com uma contextualização histórica da ópera Carmen, de G. Bizet, seguida de Pablo de Sarasate. Optei em dividir o artigo em partes, destinando cada uma a cada movimento da obra. (Introdução, 1º, 2º, 3º e 4º movimentos) e em cada movimento separei os pontos críticos de preparação, abordando um, fazendo minha sugestão de preparação, baseada em métodos expoentes na escola violinística, como Carl Flesch, e, também, na minha experiência pessoal, citando o que aprendi com meus professores.
publishDate 2017
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2017-05-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-04T11:55:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-02-04T11:55:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-02-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31405
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31405
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós Graduação Profissional em Música
dc.publisher.initials.fl_str_mv PPGPROM
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31405/1/Priscila%20Plata%20Rato%20-%20Artigo.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31405/2/Priscila%20Plata%20Rato%20-%20Produto%20final.mp4
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31405/3/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31405/4/Priscila%20Plata%20Rato%20-%20Artigo.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 24dcef9ee8e21c253c5ef38efbc92c5e
12275e19af8010c832768c9f47cca2d0
817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1a
82a80a80a3067a83d8ee76bf7dbd596a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459606199894016