Aspectos técnicos e estratégicos de preparação para interpretação da Fantasia Carmen, de Pablo de Sarasate
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31405 |
Resumo: | Este trabalho é o resultado do curso de Mestrado Profissional na área de criação e interpretação musical e contém: – um memorial descritivo; – um artigo acadêmico; – Produto Final que consiste em um recital de violino e piano a ser realizado na semana da defesa do artigo; – relatórios das práticas supervisionadas com o Professor Alexandre Casado. O artigo supracitado é sobre a preparação técnica da Fantasia Carmen, de Pablo de Sarasate. A escolha dessa peça se deu pelo fato de eu ter recebido convite para solar com a Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ sob regência de Felipe Prazeres. Por se tratar de uma peça que demanda um nível técnico avançado, achei primordial estruturar o trabalho de preparação antes mesmo de iniciar a leitura da obra. O artigo começa com uma contextualização histórica da ópera Carmen, de G. Bizet, seguida de Pablo de Sarasate. Optei em dividir o artigo em partes, destinando cada uma a cada movimento da obra. (Introdução, 1º, 2º, 3º e 4º movimentos) e em cada movimento separei os pontos críticos de preparação, abordando um, fazendo minha sugestão de preparação, baseada em métodos expoentes na escola violinística, como Carl Flesch, e, também, na minha experiência pessoal, citando o que aprendi com meus professores. |
id |
UFBA-2_547c527c49b5923a4a8fde1df2d56bcb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/31405 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Rato, Priscila PlataCasado, AlexandreBrandão, José MariaSalles, TeodoroCasado, Alexandre2020-02-04T11:55:08Z2020-02-04T11:55:08Z2020-02-042017-05-03http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31405Este trabalho é o resultado do curso de Mestrado Profissional na área de criação e interpretação musical e contém: – um memorial descritivo; – um artigo acadêmico; – Produto Final que consiste em um recital de violino e piano a ser realizado na semana da defesa do artigo; – relatórios das práticas supervisionadas com o Professor Alexandre Casado. O artigo supracitado é sobre a preparação técnica da Fantasia Carmen, de Pablo de Sarasate. A escolha dessa peça se deu pelo fato de eu ter recebido convite para solar com a Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ sob regência de Felipe Prazeres. Por se tratar de uma peça que demanda um nível técnico avançado, achei primordial estruturar o trabalho de preparação antes mesmo de iniciar a leitura da obra. O artigo começa com uma contextualização histórica da ópera Carmen, de G. Bizet, seguida de Pablo de Sarasate. Optei em dividir o artigo em partes, destinando cada uma a cada movimento da obra. (Introdução, 1º, 2º, 3º e 4º movimentos) e em cada movimento separei os pontos críticos de preparação, abordando um, fazendo minha sugestão de preparação, baseada em métodos expoentes na escola violinística, como Carl Flesch, e, também, na minha experiência pessoal, citando o que aprendi com meus professores.This work is the result of the Professional Master's degree in the area of musical and interpretation and contains: – a descriptive memorial; – an Academic Article; – final product consisting of a violin and piano recital to be held in the week of article defense; – reports of practices supervised with Professor Alexandre Casado. The present article is about the technical preparation of Carmen Fantasy of Pablo de Sarasate. The choice of this piece was due to the fact that he received theinvitation to pitch with the Symphonic Orchestra of the “Escola de Música da UFRJ” conducted by Felipe Prazeres. Because it is a piece that demands an advanced technical level, I found it essential to structure the preparation work before even beginning to read the work. I searched for technical and idiomatic points of the violin. The article begins with a historical contextualization of the opera Carmen by G. Bizet followed by Pablo de Sarasate. I chose to divide the article in parts, and in each part destined to each movement of the work (Introduction, 1st, 2nd, 3rd and 4th movements) and in each movement, I separated which critical points of preparation, approaching each point, making my suggestion of preparation, based on methods exponent in the violin school like for example Carl Flesch and also, for the my personal experience citing what I learned from my teachers.Submitted by Priscila Plata Rato (priscilaprisc88@gmail.com) on 2019-12-20T14:40:21Z No. of bitstreams: 2 Priscila Plata Rato - Artigo.pdf: 3125605 bytes, checksum: 24dcef9ee8e21c253c5ef38efbc92c5e (MD5) Priscila Plata Rato - Produto final.mp4: 592535956 bytes, checksum: 12275e19af8010c832768c9f47cca2d0 (MD5)Approved for entry into archive by Érica Santana (paixaosantana@hotmail.com) on 2020-02-04T11:55:08Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Priscila Plata Rato - Artigo.pdf: 3125605 bytes, checksum: 24dcef9ee8e21c253c5ef38efbc92c5e (MD5) Priscila Plata Rato - Produto final.mp4: 592535956 bytes, checksum: 12275e19af8010c832768c9f47cca2d0 (MD5)Made available in DSpace on 2020-02-04T11:55:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Priscila Plata Rato - Artigo.pdf: 3125605 bytes, checksum: 24dcef9ee8e21c253c5ef38efbc92c5e (MD5) Priscila Plata Rato - Produto final.mp4: 592535956 bytes, checksum: 12275e19af8010c832768c9f47cca2d0 (MD5)Pablo de SarasateCarmen Fantasia Op. 25artigo acadêmicoSarasateViolinoPerformanceAspectos técnicos e estratégicos de preparação para interpretação da Fantasia Carmen, de Pablo de Sarasateinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós Graduação Profissional em MúsicaPPGPROMbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALPriscila Plata Rato - Artigo.pdfPriscila Plata Rato - Artigo.pdfArtigo principalapplication/pdf3125605https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31405/1/Priscila%20Plata%20Rato%20-%20Artigo.pdf24dcef9ee8e21c253c5ef38efbc92c5eMD51Priscila Plata Rato - Produto final.mp4Priscila Plata Rato - Produto final.mp4Recital - Produto final application/octet-stream592535956https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31405/2/Priscila%20Plata%20Rato%20-%20Produto%20final.mp412275e19af8010c832768c9f47cca2d0MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31405/3/license.txt817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1aMD53TEXTPriscila Plata Rato - Artigo.pdf.txtPriscila Plata Rato - Artigo.pdf.txtExtracted texttext/plain52914https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31405/4/Priscila%20Plata%20Rato%20-%20Artigo.pdf.txt82a80a80a3067a83d8ee76bf7dbd596aMD54ri/314052022-02-20 23:16:01.277oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-21T02:16:01Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aspectos técnicos e estratégicos de preparação para interpretação da Fantasia Carmen, de Pablo de Sarasate |
title |
Aspectos técnicos e estratégicos de preparação para interpretação da Fantasia Carmen, de Pablo de Sarasate |
spellingShingle |
Aspectos técnicos e estratégicos de preparação para interpretação da Fantasia Carmen, de Pablo de Sarasate Rato, Priscila Plata Pablo de Sarasate Carmen Fantasia Op. 25 artigo acadêmico Sarasate Violino Performance |
title_short |
Aspectos técnicos e estratégicos de preparação para interpretação da Fantasia Carmen, de Pablo de Sarasate |
title_full |
Aspectos técnicos e estratégicos de preparação para interpretação da Fantasia Carmen, de Pablo de Sarasate |
title_fullStr |
Aspectos técnicos e estratégicos de preparação para interpretação da Fantasia Carmen, de Pablo de Sarasate |
title_full_unstemmed |
Aspectos técnicos e estratégicos de preparação para interpretação da Fantasia Carmen, de Pablo de Sarasate |
title_sort |
Aspectos técnicos e estratégicos de preparação para interpretação da Fantasia Carmen, de Pablo de Sarasate |
author |
Rato, Priscila Plata |
author_facet |
Rato, Priscila Plata |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rato, Priscila Plata |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Casado, Alexandre |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Brandão, José Maria Salles, Teodoro Casado, Alexandre |
contributor_str_mv |
Casado, Alexandre Brandão, José Maria Salles, Teodoro Casado, Alexandre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pablo de Sarasate Carmen Fantasia Op. 25 artigo acadêmico Sarasate Violino Performance |
topic |
Pablo de Sarasate Carmen Fantasia Op. 25 artigo acadêmico Sarasate Violino Performance |
description |
Este trabalho é o resultado do curso de Mestrado Profissional na área de criação e interpretação musical e contém: – um memorial descritivo; – um artigo acadêmico; – Produto Final que consiste em um recital de violino e piano a ser realizado na semana da defesa do artigo; – relatórios das práticas supervisionadas com o Professor Alexandre Casado. O artigo supracitado é sobre a preparação técnica da Fantasia Carmen, de Pablo de Sarasate. A escolha dessa peça se deu pelo fato de eu ter recebido convite para solar com a Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ sob regência de Felipe Prazeres. Por se tratar de uma peça que demanda um nível técnico avançado, achei primordial estruturar o trabalho de preparação antes mesmo de iniciar a leitura da obra. O artigo começa com uma contextualização histórica da ópera Carmen, de G. Bizet, seguida de Pablo de Sarasate. Optei em dividir o artigo em partes, destinando cada uma a cada movimento da obra. (Introdução, 1º, 2º, 3º e 4º movimentos) e em cada movimento separei os pontos críticos de preparação, abordando um, fazendo minha sugestão de preparação, baseada em métodos expoentes na escola violinística, como Carl Flesch, e, também, na minha experiência pessoal, citando o que aprendi com meus professores. |
publishDate |
2017 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2017-05-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-02-04T11:55:08Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-02-04T11:55:08Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-02-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31405 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31405 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós Graduação Profissional em Música |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PPGPROM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31405/1/Priscila%20Plata%20Rato%20-%20Artigo.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31405/2/Priscila%20Plata%20Rato%20-%20Produto%20final.mp4 https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31405/3/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31405/4/Priscila%20Plata%20Rato%20-%20Artigo.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
24dcef9ee8e21c253c5ef38efbc92c5e 12275e19af8010c832768c9f47cca2d0 817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1a 82a80a80a3067a83d8ee76bf7dbd596a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459606199894016 |