Formação inicial na administração pública portuguesa: proposta de modelo e breve análise comparativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Ricardo Jorge Fernandes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/7321
Resumo: A Formação é, hoje em dia, amplamente reconhecida como um instrumento de valorização profissional e pessoal, permitindo a aquisição/desenvolvimento de competências, profissionais e pessoais, que se constituem como mais-valias quer para aqueles que dela beneficiam quer para as organizações nas quais estão integrados e onde desenvolvem a sua actividade. A Lei que aprova o RCTFP, em conjunto com a Lei n.º 12-A/2008, fazem referência à questão da avaliação no Período Experimental, concluindo-se, pela sua análise, que existe a obrigatoriedade do trabalhador frequentar formação durante esse mesmo período de tempo inicial de funções. Por este motivo surge a ideia, em 2010, de preparar o presente trabalho e apresentar o modelo - FITAP - que tem como objectivo constituir-se como um plano de formação inicial para técnicos superiores da Administração Pública que se traduza na melhoria das suas capacidades. Serão ainda descritos os diferentes sistemas de Administração Pública, a evolução da Administração em Portugal e analisados os conceitos de Conhecimento, Competências e Formação. Também será levada a cabo uma comparação entre o modelo de formação inicial apresentado, os modelos de formação de ingresso em Portugal (e.g. CEAGP) e outros modelos semelhantes que visam uma progressão mais rápida na carreira (e.g. Fast Stream).
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