Formação das competências do administrador: um comparativo da percepção dos alunos das instituições públicas de Campina Grande.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Isabelle Nóbrega Costa e Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6562
Resumo: Em um ambiente cada vez mais competitivo, complexo e sujeito a inúmeras mudanças, as organizações estão incorporando o modelo de Gestão por Competência para adquirir um diferencial estratégico perante o mercado. Nesse contexto, a procura por profissionais competentes, que atendam as necessidades das empresas tem sido cada vez mais difícil. Tal dificuldade se reflete também nas instituições de ensino superior que têm o dever de propiciar aos seus alunos a formação e desenvolvimento de competências adequadas para o ambiente de trabalho. A presente pesquisa busca realizar um comparativo da percepção dos alunos concluintes e pré-concluintes nos cursos de Administração de instituições públicas de Campina Grande sobre a formação das competências. A pesquisa tem natureza quantitativa e descritiva. Para obtenção dos dados foram enviados questionários para alunos concluintes, no qual, deveriam opinar em relação à satisfação ou não quanto à formação dessas competências exigidas. Para a análise dos dados, os grupos foram divididos e comparados para observar possíveis disparidades entre as percepções dos alunos da UFCG e os da UEPB. Os resultados evidenciaram que os alunos concluintes das duas instituições estão satisfeitos com o curso no geral. Também foi constatado que as competências investigadas têm de fato sido valorizadas pelas instituições, embora algumas destas competências tenham se revelado menos trabalhadas: habilidade e conhecimento para analisar o processo produtivo; habilidade em comunicar-se; habilidade em desenvolver raciocínio lógico matemático; habilidade e conhecimento para realizar consultoria.
id UFCG_d27cdd6b1c9dd680f3a7923d27dce80f
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6562
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Formação das competências do administrador: um comparativo da percepção dos alunos das instituições públicas de Campina Grande.Training of managerial competences: a comparison of the perception of students of public institutions of Campina Grande.CompetênciasHabilidadesAdministraçãoCompetenciesSkillsAdministrationAdministraçãoEm um ambiente cada vez mais competitivo, complexo e sujeito a inúmeras mudanças, as organizações estão incorporando o modelo de Gestão por Competência para adquirir um diferencial estratégico perante o mercado. Nesse contexto, a procura por profissionais competentes, que atendam as necessidades das empresas tem sido cada vez mais difícil. Tal dificuldade se reflete também nas instituições de ensino superior que têm o dever de propiciar aos seus alunos a formação e desenvolvimento de competências adequadas para o ambiente de trabalho. A presente pesquisa busca realizar um comparativo da percepção dos alunos concluintes e pré-concluintes nos cursos de Administração de instituições públicas de Campina Grande sobre a formação das competências. A pesquisa tem natureza quantitativa e descritiva. Para obtenção dos dados foram enviados questionários para alunos concluintes, no qual, deveriam opinar em relação à satisfação ou não quanto à formação dessas competências exigidas. Para a análise dos dados, os grupos foram divididos e comparados para observar possíveis disparidades entre as percepções dos alunos da UFCG e os da UEPB. Os resultados evidenciaram que os alunos concluintes das duas instituições estão satisfeitos com o curso no geral. Também foi constatado que as competências investigadas têm de fato sido valorizadas pelas instituições, embora algumas destas competências tenham se revelado menos trabalhadas: habilidade e conhecimento para analisar o processo produtivo; habilidade em comunicar-se; habilidade em desenvolver raciocínio lógico matemático; habilidade e conhecimento para realizar consultoria.In an increasingly competitive ambience, complex and subject to numerous changes, organizations are incorporating the model of Competency Management to obtain a strategic differential in face of the market. Consequently, the demand for competent professionals who serve the needs of companies has been increasingly difficult. Such difficulty is also reflected in higher education institutions that have the duty of provide for the students the formation and development of appropriate competency for the workplace. The present research aims, through of the students, to check the contribution of the course of Administration from UFCG and UEPB in developing the competencies and skills required for vocational training by Resolution No. 4 of July 13, 2005. The research has quantitative and descriptive nature. To obtain data questionnaires were sent to graduating students, in which they had to give their opinion in respect to satisfaction or not regarding the formation of these required competencies. For data analysis, groups were divided and compared to observe if there was a disparity between the students groups from UFCG and UEPB. It was noted in the questionnaire that the graduating students of the two institutions are satisfied with the course in general. Preliminary results indicate that the investigated competencies have indeed been valued by the institution, although some have proved less worked: skill and knowledge to analyze the production process; skill to communicate; skill to develop mathematical logical reasoning; skill and knowledge to doing consultancy.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGALVES, Marielza BarbosaALVES, M. B.http://lattes.cnpq.br/9911148381017689OLIVEIRA, Hildegardes Santos DeOLIVEIRA, H. S.http://lattes.cnpq.br/8684527627469710CAVALCANTI, Elmano PontesCAVALCANTI, E. P.http://lattes.cnpq.br/3217476088555920SILVA, Isabelle Nóbrega Costa e Silva2014-042019-09-02T19:39:58Z2019-09-022019-09-02T19:39:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6562SILVA, Isabelle Nóbrega Costa e. Formação das competências do administrador: um comparativo da percepção dos alunos das instituições públicas de Campina Grande. 2014. 72 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6562porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-27T12:16:33Zoai:localhost:riufcg/6562Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-27T12:16:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação das competências do administrador: um comparativo da percepção dos alunos das instituições públicas de Campina Grande.
Training of managerial competences: a comparison of the perception of students of public institutions of Campina Grande.
title Formação das competências do administrador: um comparativo da percepção dos alunos das instituições públicas de Campina Grande.
spellingShingle Formação das competências do administrador: um comparativo da percepção dos alunos das instituições públicas de Campina Grande.
SILVA, Isabelle Nóbrega Costa e Silva
Competências
Habilidades
Administração
Competencies
Skills
Administration
Administração
title_short Formação das competências do administrador: um comparativo da percepção dos alunos das instituições públicas de Campina Grande.
title_full Formação das competências do administrador: um comparativo da percepção dos alunos das instituições públicas de Campina Grande.
title_fullStr Formação das competências do administrador: um comparativo da percepção dos alunos das instituições públicas de Campina Grande.
title_full_unstemmed Formação das competências do administrador: um comparativo da percepção dos alunos das instituições públicas de Campina Grande.
title_sort Formação das competências do administrador: um comparativo da percepção dos alunos das instituições públicas de Campina Grande.
author SILVA, Isabelle Nóbrega Costa e Silva
author_facet SILVA, Isabelle Nóbrega Costa e Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ALVES, Marielza Barbosa
ALVES, M. B.
http://lattes.cnpq.br/9911148381017689
OLIVEIRA, Hildegardes Santos De
OLIVEIRA, H. S.
http://lattes.cnpq.br/8684527627469710
CAVALCANTI, Elmano Pontes
CAVALCANTI, E. P.
http://lattes.cnpq.br/3217476088555920
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Isabelle Nóbrega Costa e Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Competências
Habilidades
Administração
Competencies
Skills
Administration
Administração
topic Competências
Habilidades
Administração
Competencies
Skills
Administration
Administração
description Em um ambiente cada vez mais competitivo, complexo e sujeito a inúmeras mudanças, as organizações estão incorporando o modelo de Gestão por Competência para adquirir um diferencial estratégico perante o mercado. Nesse contexto, a procura por profissionais competentes, que atendam as necessidades das empresas tem sido cada vez mais difícil. Tal dificuldade se reflete também nas instituições de ensino superior que têm o dever de propiciar aos seus alunos a formação e desenvolvimento de competências adequadas para o ambiente de trabalho. A presente pesquisa busca realizar um comparativo da percepção dos alunos concluintes e pré-concluintes nos cursos de Administração de instituições públicas de Campina Grande sobre a formação das competências. A pesquisa tem natureza quantitativa e descritiva. Para obtenção dos dados foram enviados questionários para alunos concluintes, no qual, deveriam opinar em relação à satisfação ou não quanto à formação dessas competências exigidas. Para a análise dos dados, os grupos foram divididos e comparados para observar possíveis disparidades entre as percepções dos alunos da UFCG e os da UEPB. Os resultados evidenciaram que os alunos concluintes das duas instituições estão satisfeitos com o curso no geral. Também foi constatado que as competências investigadas têm de fato sido valorizadas pelas instituições, embora algumas destas competências tenham se revelado menos trabalhadas: habilidade e conhecimento para analisar o processo produtivo; habilidade em comunicar-se; habilidade em desenvolver raciocínio lógico matemático; habilidade e conhecimento para realizar consultoria.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04
2019-09-02T19:39:58Z
2019-09-02
2019-09-02T19:39:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6562
SILVA, Isabelle Nóbrega Costa e. Formação das competências do administrador: um comparativo da percepção dos alunos das instituições públicas de Campina Grande. 2014. 72 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6562
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6562
identifier_str_mv SILVA, Isabelle Nóbrega Costa e. Formação das competências do administrador: um comparativo da percepção dos alunos das instituições públicas de Campina Grande. 2014. 72 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6562
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744391079723008