Por uma reflexão sobre a relação professor-aluno-professor no Ensino Superior. Um estudo no contexto do Bacharelado em Ciências Contábeis/PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, José Jassuipe da Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Brito, Nadja Gomes de, Pinto, Rooney Figueiredo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/103227
Resumo: Resumo: Neste trabalho, analisamos a percepção dos alunos provenientes do curso de Ciências Contábeis/UFPB quanto à relação professor-aluno-professor. A amostra de tipo não probabilística por conveniência contou com 128 sujeitos, com coleta de dados através de questionário online (abril-junho/2018). Os dados evidenciam esta relação como positiva por pelo menos 1/3 dos alunos, mas apontam como negativo o baixo uso de metodologias mais ativas e participativas. Assim, a percepção dos alunos pode estar sendo influenciada diretamente pela variável “metodologia” e seus reflexos no processo ensino-aprendizagem emergem como a fragilidade mais evidente que pode levar à depreciação dessa relação. Apesar da extensa literatura existente sobre o tema da relação professor-aluno, o principal contributo deste trabalho é a sensibilização quanto a este tema e os aspectos correlatos apontados no contexto descrito.
id RCAP_930c0d8387608f19068c254bd9e39231
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/103227
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Por uma reflexão sobre a relação professor-aluno-professor no Ensino Superior. Um estudo no contexto do Bacharelado em Ciências Contábeis/PBFor a reflection on the teacher-student-teacher relationship in Higher Education A study in the context of the Bachelor degree in Accounting Sciences-PBrelação professor-aluno-professorensino superiorensino e aprendizagemResumo: Neste trabalho, analisamos a percepção dos alunos provenientes do curso de Ciências Contábeis/UFPB quanto à relação professor-aluno-professor. A amostra de tipo não probabilística por conveniência contou com 128 sujeitos, com coleta de dados através de questionário online (abril-junho/2018). Os dados evidenciam esta relação como positiva por pelo menos 1/3 dos alunos, mas apontam como negativo o baixo uso de metodologias mais ativas e participativas. Assim, a percepção dos alunos pode estar sendo influenciada diretamente pela variável “metodologia” e seus reflexos no processo ensino-aprendizagem emergem como a fragilidade mais evidente que pode levar à depreciação dessa relação. Apesar da extensa literatura existente sobre o tema da relação professor-aluno, o principal contributo deste trabalho é a sensibilização quanto a este tema e os aspectos correlatos apontados no contexto descrito.Abstract: In this work, we analyze the perception of students from Accounting/UFPB regarding the teacher-student-teacher relationship. The sample of convenience and non-probabilistic type had 128 subjects, with data collection through an online survey (April-June/2018). The data show this relationship as positive by at least 1/3 of the students, but point out as negative the low use of more active and participatory methodologies. Thus, the perception of students may be directly influenced by the variable "methodology" and their reflexes in the teaching-learning process emerge as the most evident fragility that can lead to the depreciation of this relationship. Despite the extensive literature on the subject of teacher student relationship, the main contribution of this work is the awareness of this subject and the related aspects pointed out in the context described.2021-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/103227http://hdl.handle.net/10316/103227porhttps://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3513Morais, José Jassuipe da SilvaBrito, Nadja Gomes dePinto, Rooney Figueiredoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-10-25T08:28:48Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/103227Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:20:05.916248Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Por uma reflexão sobre a relação professor-aluno-professor no Ensino Superior. Um estudo no contexto do Bacharelado em Ciências Contábeis/PB
For a reflection on the teacher-student-teacher relationship in Higher Education A study in the context of the Bachelor degree in Accounting Sciences-PB
title Por uma reflexão sobre a relação professor-aluno-professor no Ensino Superior. Um estudo no contexto do Bacharelado em Ciências Contábeis/PB
spellingShingle Por uma reflexão sobre a relação professor-aluno-professor no Ensino Superior. Um estudo no contexto do Bacharelado em Ciências Contábeis/PB
Morais, José Jassuipe da Silva
relação professor-aluno-professor
ensino superior
ensino e aprendizagem
title_short Por uma reflexão sobre a relação professor-aluno-professor no Ensino Superior. Um estudo no contexto do Bacharelado em Ciências Contábeis/PB
title_full Por uma reflexão sobre a relação professor-aluno-professor no Ensino Superior. Um estudo no contexto do Bacharelado em Ciências Contábeis/PB
title_fullStr Por uma reflexão sobre a relação professor-aluno-professor no Ensino Superior. Um estudo no contexto do Bacharelado em Ciências Contábeis/PB
title_full_unstemmed Por uma reflexão sobre a relação professor-aluno-professor no Ensino Superior. Um estudo no contexto do Bacharelado em Ciências Contábeis/PB
title_sort Por uma reflexão sobre a relação professor-aluno-professor no Ensino Superior. Um estudo no contexto do Bacharelado em Ciências Contábeis/PB
author Morais, José Jassuipe da Silva
author_facet Morais, José Jassuipe da Silva
Brito, Nadja Gomes de
Pinto, Rooney Figueiredo
author_role author
author2 Brito, Nadja Gomes de
Pinto, Rooney Figueiredo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, José Jassuipe da Silva
Brito, Nadja Gomes de
Pinto, Rooney Figueiredo
dc.subject.por.fl_str_mv relação professor-aluno-professor
ensino superior
ensino e aprendizagem
topic relação professor-aluno-professor
ensino superior
ensino e aprendizagem
description Resumo: Neste trabalho, analisamos a percepção dos alunos provenientes do curso de Ciências Contábeis/UFPB quanto à relação professor-aluno-professor. A amostra de tipo não probabilística por conveniência contou com 128 sujeitos, com coleta de dados através de questionário online (abril-junho/2018). Os dados evidenciam esta relação como positiva por pelo menos 1/3 dos alunos, mas apontam como negativo o baixo uso de metodologias mais ativas e participativas. Assim, a percepção dos alunos pode estar sendo influenciada diretamente pela variável “metodologia” e seus reflexos no processo ensino-aprendizagem emergem como a fragilidade mais evidente que pode levar à depreciação dessa relação. Apesar da extensa literatura existente sobre o tema da relação professor-aluno, o principal contributo deste trabalho é a sensibilização quanto a este tema e os aspectos correlatos apontados no contexto descrito.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/103227
http://hdl.handle.net/10316/103227
url http://hdl.handle.net/10316/103227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3513
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817552187866218496