Relação professor x aluno: “no contexto afetivo”
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6691 |
Resumo: | A origem da educação confunde-se com a origem do ser humano, que já no princípio para revelar a sua existência, precisou aprender como ter domínio sobre a natureza, pode-se dizer então que a educação é um instrumento de extrema relevância para a humanidade no processo de construção do conhecimento. De acordo com a constituição de 1988, a educação é um direito de todos, dever do Estado e da Família. Tem como alvo, o pleno desenvolvimento do indivíduo, o seu preparo para o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho. Desta forma o processo ensino-aprendizagem é concebido como um processo global de relação interpessoal que envolve ao mesmo tempo alguém que aprende, alguém que ensina e a própria relação ensino-aprendizagem. Para Wallon (1982), “ (...) a emoção – que como sentimentos e desejos, são manifestações da vida afetiva – possui um papel fundamental no processo de desenvolvimento do ser humano”. Tendo em vista a importância das relações afetivas e do papel fundamental do outro no processo ensino-aprendizagem, o tema proposto para a desta pesquisa é a Relação Professor x aluno: no contexto afetivo, que tem como objetivo geral, analisar as relações que envolvem a afetividade no cotidiano escolar, nas interações professor e aluno, em termos da construção do conhecimento afetando o processo de ensino e aprendizagem. O estudo em questão foi subsidiado por uma pesquisa qualitativa, que segundo André (1986) supõe o contato direto e prolongado do pesquisador com o ambiente e a situação que está sendo investigada. A pesquisa foi efetivada foi efetuada numa escola de ensino fundamental da rede pública do DF, que teve como sujeitos alvos: a diretora e a professora regente da 1ª série. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram, análise documental, a observação e a entrevista. Os resultados dos dados coletados, foram analisados e discutidos evidenciando três categorias: a escola no que diz respeito ao processo ensino-aprendizagem apresenta um resultado positivo,demonstrando a construção do conhecimento por meio de uma aprendizagem significativa. No tocante à relação professor x aluno, evidenciou-se uma relação salutar, que vem contribuindo na construção do conhecimento. No entanto, a falta de documentos que evidenciam este relacionamento interfere negativamente neste contexto. No que se refere à afetividade a escola possui uma postura positiva, contempla a história de vida do aluno, por meio da contextualização da realidade sócio-econômica cultural e da valorização do “eu” como ser único e capaz de conviver e aceitar o outro com suas diferenças e individualidades. Conclui-se por meio desta pesquisa que a afetividade interfere no processo ensino aprendizagem e que a mediação é o elemento crucial na construção do conhecimento, podendo ainda ressaltar que a mediação se dá por meio das relações afetivas estabelecidas em sala de aula. |
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Conceição, Daiane Lisiene daAraújo, Édina ChavesSilva, Edna Leonardo daMauto, FranciscoSilva, Garlênia de Oliveira eDiniz, Maria do Carmo2015-06-16T12:53:14Z2015-06-16T12:53:14Z20052005https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6691A origem da educação confunde-se com a origem do ser humano, que já no princípio para revelar a sua existência, precisou aprender como ter domínio sobre a natureza, pode-se dizer então que a educação é um instrumento de extrema relevância para a humanidade no processo de construção do conhecimento. De acordo com a constituição de 1988, a educação é um direito de todos, dever do Estado e da Família. Tem como alvo, o pleno desenvolvimento do indivíduo, o seu preparo para o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho. Desta forma o processo ensino-aprendizagem é concebido como um processo global de relação interpessoal que envolve ao mesmo tempo alguém que aprende, alguém que ensina e a própria relação ensino-aprendizagem. Para Wallon (1982), “ (...) a emoção – que como sentimentos e desejos, são manifestações da vida afetiva – possui um papel fundamental no processo de desenvolvimento do ser humano”. Tendo em vista a importância das relações afetivas e do papel fundamental do outro no processo ensino-aprendizagem, o tema proposto para a desta pesquisa é a Relação Professor x aluno: no contexto afetivo, que tem como objetivo geral, analisar as relações que envolvem a afetividade no cotidiano escolar, nas interações professor e aluno, em termos da construção do conhecimento afetando o processo de ensino e aprendizagem. O estudo em questão foi subsidiado por uma pesquisa qualitativa, que segundo André (1986) supõe o contato direto e prolongado do pesquisador com o ambiente e a situação que está sendo investigada. A pesquisa foi efetivada foi efetuada numa escola de ensino fundamental da rede pública do DF, que teve como sujeitos alvos: a diretora e a professora regente da 1ª série. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram, análise documental, a observação e a entrevista. Os resultados dos dados coletados, foram analisados e discutidos evidenciando três categorias: a escola no que diz respeito ao processo ensino-aprendizagem apresenta um resultado positivo,demonstrando a construção do conhecimento por meio de uma aprendizagem significativa. No tocante à relação professor x aluno, evidenciou-se uma relação salutar, que vem contribuindo na construção do conhecimento. No entanto, a falta de documentos que evidenciam este relacionamento interfere negativamente neste contexto. No que se refere à afetividade a escola possui uma postura positiva, contempla a história de vida do aluno, por meio da contextualização da realidade sócio-econômica cultural e da valorização do “eu” como ser único e capaz de conviver e aceitar o outro com suas diferenças e individualidades. Conclui-se por meio desta pesquisa que a afetividade interfere no processo ensino aprendizagem e que a mediação é o elemento crucial na construção do conhecimento, podendo ainda ressaltar que a mediação se dá por meio das relações afetivas estabelecidas em sala de aula.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-16T12:53:14Z No. of bitstreams: 1 40300606.pdf: 444671 bytes, checksum: 584bdcd872a228463332624a532db12d (MD5)Made available in DSpace on 2015-06-16T12:53:14Z (GMT). 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