A gestão da formação na EFAPEL, S A A Formação orientada pela Gestão por Competências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Carina Sofia Sêco
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/36667
Resumo: O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Estágio do Mestrado em Gestão de Recursos Humanos, do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra. Este estágio foi realizado na EFAPEL,SA, na unidade industrial de Serpins entre 26 de Novembro de 2019 e 14 de Agosto de 2020, com uma interrupção entre 16 de março e 16 de junho devido à pandemia que estamos a enfrentar. A partir da revisão de literatura efetuada ao longo do presente relatório, podemos verificar que as empresas apostam cada vez mais na formação dos seus colaboradores. Tal devese ao facto de estarmos perante um mundo em constante mutação, sendo essencial ter pessoas competentes capazes de se adaptarem aos desafios da envolvente. Há então uma crescente adesão da Gestão por Competências às várias práticas de Gestão de Recursos Humanos, sendo o foco deste relatório a Formação orientada pela Gestão por Competências. Esta concentra-se nos objetivos e competências essenciais para a organização de modo a ultrapassar as lacunas encontradas, aliando assim a formação com as estratégias da empresa. Com o presente trabalho pretende-se compreender o que é a Formação orientada pela Gestão por Competências e como esta é aplicada na EFAPEL,SA., tendo sido fulcral fazer um enquadramento teórico sobre a formação e o seu processo, assim como o modelo da gestão por competências, para que fosse possível cruzar os temas e entender a sua importância. Tal foi realizado através da leitura de obras literárias de autores conceituados na área da GRH e de artigos científicos. As atividades desenvolvidas ao longo deste estágio tiveram o seu foco nas diversas fases do processo de formação, isto é, o diagnóstico das necessidades de formação, a preparação, desenvolvimento e avaliação das ações de formação realizadas. Após a descrição das atividades realizadas e do processo de formação na EFAPEL,SA., foi realizada uma reflexão crítica dos mesmos, à luz da revisão de literatura realizada.
id RCAP_930f3d5bcedcf98350efb0c8e9cbce97
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/36667
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A gestão da formação na EFAPEL, S A A Formação orientada pela Gestão por CompetênciasA Formação orientada pela Gestão por CompetênciasFormaçãoCompetênciasGestão por competênciasFormação orientada por competênciasO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Estágio do Mestrado em Gestão de Recursos Humanos, do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra. Este estágio foi realizado na EFAPEL,SA, na unidade industrial de Serpins entre 26 de Novembro de 2019 e 14 de Agosto de 2020, com uma interrupção entre 16 de março e 16 de junho devido à pandemia que estamos a enfrentar. A partir da revisão de literatura efetuada ao longo do presente relatório, podemos verificar que as empresas apostam cada vez mais na formação dos seus colaboradores. Tal devese ao facto de estarmos perante um mundo em constante mutação, sendo essencial ter pessoas competentes capazes de se adaptarem aos desafios da envolvente. Há então uma crescente adesão da Gestão por Competências às várias práticas de Gestão de Recursos Humanos, sendo o foco deste relatório a Formação orientada pela Gestão por Competências. Esta concentra-se nos objetivos e competências essenciais para a organização de modo a ultrapassar as lacunas encontradas, aliando assim a formação com as estratégias da empresa. Com o presente trabalho pretende-se compreender o que é a Formação orientada pela Gestão por Competências e como esta é aplicada na EFAPEL,SA., tendo sido fulcral fazer um enquadramento teórico sobre a formação e o seu processo, assim como o modelo da gestão por competências, para que fosse possível cruzar os temas e entender a sua importância. Tal foi realizado através da leitura de obras literárias de autores conceituados na área da GRH e de artigos científicos. As atividades desenvolvidas ao longo deste estágio tiveram o seu foco nas diversas fases do processo de formação, isto é, o diagnóstico das necessidades de formação, a preparação, desenvolvimento e avaliação das ações de formação realizadas. Após a descrição das atividades realizadas e do processo de formação na EFAPEL,SA., foi realizada uma reflexão crítica dos mesmos, à luz da revisão de literatura realizada.Lira, Miguel Maria CarvalhoRepositório ComumFernandes, Carina Sofia Sêco2021-06-01T16:58:50Z2021-01-01T00:00:00Z2021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/36667202730204porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:25Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/36667Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:09.687762Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A gestão da formação na EFAPEL, S A A Formação orientada pela Gestão por Competências
A Formação orientada pela Gestão por Competências
title A gestão da formação na EFAPEL, S A A Formação orientada pela Gestão por Competências
spellingShingle A gestão da formação na EFAPEL, S A A Formação orientada pela Gestão por Competências
Fernandes, Carina Sofia Sêco
Formação
Competências
Gestão por competências
Formação orientada por competências
title_short A gestão da formação na EFAPEL, S A A Formação orientada pela Gestão por Competências
title_full A gestão da formação na EFAPEL, S A A Formação orientada pela Gestão por Competências
title_fullStr A gestão da formação na EFAPEL, S A A Formação orientada pela Gestão por Competências
title_full_unstemmed A gestão da formação na EFAPEL, S A A Formação orientada pela Gestão por Competências
title_sort A gestão da formação na EFAPEL, S A A Formação orientada pela Gestão por Competências
author Fernandes, Carina Sofia Sêco
author_facet Fernandes, Carina Sofia Sêco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lira, Miguel Maria Carvalho
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Carina Sofia Sêco
dc.subject.por.fl_str_mv Formação
Competências
Gestão por competências
Formação orientada por competências
topic Formação
Competências
Gestão por competências
Formação orientada por competências
description O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Estágio do Mestrado em Gestão de Recursos Humanos, do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra. Este estágio foi realizado na EFAPEL,SA, na unidade industrial de Serpins entre 26 de Novembro de 2019 e 14 de Agosto de 2020, com uma interrupção entre 16 de março e 16 de junho devido à pandemia que estamos a enfrentar. A partir da revisão de literatura efetuada ao longo do presente relatório, podemos verificar que as empresas apostam cada vez mais na formação dos seus colaboradores. Tal devese ao facto de estarmos perante um mundo em constante mutação, sendo essencial ter pessoas competentes capazes de se adaptarem aos desafios da envolvente. Há então uma crescente adesão da Gestão por Competências às várias práticas de Gestão de Recursos Humanos, sendo o foco deste relatório a Formação orientada pela Gestão por Competências. Esta concentra-se nos objetivos e competências essenciais para a organização de modo a ultrapassar as lacunas encontradas, aliando assim a formação com as estratégias da empresa. Com o presente trabalho pretende-se compreender o que é a Formação orientada pela Gestão por Competências e como esta é aplicada na EFAPEL,SA., tendo sido fulcral fazer um enquadramento teórico sobre a formação e o seu processo, assim como o modelo da gestão por competências, para que fosse possível cruzar os temas e entender a sua importância. Tal foi realizado através da leitura de obras literárias de autores conceituados na área da GRH e de artigos científicos. As atividades desenvolvidas ao longo deste estágio tiveram o seu foco nas diversas fases do processo de formação, isto é, o diagnóstico das necessidades de formação, a preparação, desenvolvimento e avaliação das ações de formação realizadas. Após a descrição das atividades realizadas e do processo de formação na EFAPEL,SA., foi realizada uma reflexão crítica dos mesmos, à luz da revisão de literatura realizada.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-01T16:58:50Z
2021-01-01T00:00:00Z
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/36667
202730204
url http://hdl.handle.net/10400.26/36667
identifier_str_mv 202730204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130034646024192