Contributo para o estudo da vulnerabilidade de pontes ferroviárias metálicas antigas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7680 |
Resumo: | Como contributo para o estudo da vulnerabilidade de pontes ferroviárias metálicas antigas será aplicada neste trabalho a Teoria da Vulnerabilidade Estrutural. Trata-se de uma teoria inovadora e em desenvolvimento que tem como objetivo identificar as zonas mais vulneráveis de uma estrutura com base na definição de cenários de dano dos quais resultam índices de vulnerabilidade. Uma vez que a aplicação manual da Teoria da Vulnerabilidade Estrutural é praticamente inexecutável dada a complexidade das pontes metálicas foi feita uma adaptação para que, com base em dados fornecidos por um software de cálculo estrutural automático comercial, esta pudesse ser aplicada tornando-se assim como uma ferramenta mais expedita para utilização profissional, mais propriamente em trabalhos de manutenção ou reparação de pontes metálicas que são uma construção tradicional Portuguesa. A aplicação desta teoria concretizou-se tendo como caso de estudo a ponte sobre o rio Tanha, situada na cidade de Peso da Régua, no distrito de Vila Real, em Portugal. Esta ponte era uma infraestrutura integrante da antiga linha ferroviária do Corgo que fazia a ligação do Peso da Régua e Vila Real, encontrando-se nos dias de hoje ao abandono. |
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