Estudo para reabilitação e reforço da estrutura metálica da ponte sobre a Ribeira de Corges ao PK168+612 da Linha de Caminho-de-Ferro da Beira Baixa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/7905 |
Resumo: | Um elevado número de pontes metálicas centenárias continua em serviço, ainda que em simultâneo as exigências ao nível de cargas e velocidade de circulação tenham aumentado. A idade destas obras de arte e a sua possível degradação requer uma especial atenção na análise do seu comportamento estrutural, sendo esta avaliação essencial para o processo de decisão da sua conservação. Neste contexto, a presente dissertação pretende avaliar a possibilidade de reforço da estrutura metálica treliçada de uma ponte ferroviária centenária. O objeto de estudo diz respeito à Ponte sobre a Ribeira de Corges, inserida na linha de caminho-de-ferro da Beira Baixa, que permite a ligação entre as cidades da Covilhã e Guarda. Para o efeito, realizou-se um levantamento estrutural acompanhado pelo estudo de peças desenhadas, tendo em vista a conceção de um modelo numérico tridimensional que reproduza adequadamente o comportamento estrutural da obra de arte. A antiguidade da estrutura justificou ainda a avaliação do seu estado de conservação, para tal procedeu-se a um levantamento de anomalias. A verificação da estabilidade da obra de arte envolveu o estudo de vários regulamentos europeus referentes na sua maioria a estruturas metálicas, estendendo-se ao domínio de pontes. Após a aplicação das ações regulamentares ao modelo de cálculo, correspondente à estrutura existente, avaliaram-se os elementos estruturais que necessitam de intervenção. O reforço estrutural requer o aumento da capacidade resistente de algumas secções, sendo que para cada elemento foi necessário analisar a forma mais adequada de o executar. Concluído o processo de reforço procedeu-se à verificação da segurança da obra de arte intervencionada perante as novas ações de projeto. Numa última fase apresentam-se algumas propostas de reabilitação da estrutura. |
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Estudo para reabilitação e reforço da estrutura metálica da ponte sobre a Ribeira de Corges ao PK168+612 da Linha de Caminho-de-Ferro da Beira BaixaEstrutura MetálicaPonte do CorgePonte FerroviáriaReabilitaçãoReforçoDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia CivilUm elevado número de pontes metálicas centenárias continua em serviço, ainda que em simultâneo as exigências ao nível de cargas e velocidade de circulação tenham aumentado. A idade destas obras de arte e a sua possível degradação requer uma especial atenção na análise do seu comportamento estrutural, sendo esta avaliação essencial para o processo de decisão da sua conservação. Neste contexto, a presente dissertação pretende avaliar a possibilidade de reforço da estrutura metálica treliçada de uma ponte ferroviária centenária. O objeto de estudo diz respeito à Ponte sobre a Ribeira de Corges, inserida na linha de caminho-de-ferro da Beira Baixa, que permite a ligação entre as cidades da Covilhã e Guarda. Para o efeito, realizou-se um levantamento estrutural acompanhado pelo estudo de peças desenhadas, tendo em vista a conceção de um modelo numérico tridimensional que reproduza adequadamente o comportamento estrutural da obra de arte. A antiguidade da estrutura justificou ainda a avaliação do seu estado de conservação, para tal procedeu-se a um levantamento de anomalias. A verificação da estabilidade da obra de arte envolveu o estudo de vários regulamentos europeus referentes na sua maioria a estruturas metálicas, estendendo-se ao domínio de pontes. Após a aplicação das ações regulamentares ao modelo de cálculo, correspondente à estrutura existente, avaliaram-se os elementos estruturais que necessitam de intervenção. O reforço estrutural requer o aumento da capacidade resistente de algumas secções, sendo que para cada elemento foi necessário analisar a forma mais adequada de o executar. Concluído o processo de reforço procedeu-se à verificação da segurança da obra de arte intervencionada perante as novas ações de projeto. Numa última fase apresentam-se algumas propostas de reabilitação da estrutura.A large number of century old steel bridges remain in service, even though the requirements of circulation loads and speeds have increased. The age of these structures and their possible degradation require special attention in the analysis of their structural behaviour, being this evaluation essential for the conservation decision process. This dissertation, aims to determine the possibility of strengthening a steel truss structure for a centenary railway bridge. The case study refers to the Bridge over Corges stream, included in the railway line of Beira Baixa, which allows a connection between the cities of Covilhã and Guarda. For this purpose, a structural survey was carried out accompanied by the study of drawings, concluding in the design of a three-dimensional numerical model for the assessment of the structural behaviour of the bridge. The age of the structure justifies an evaluation of its conservation condition, to do this an anomaly inspection was done. The stability analysis of the structure involved the study of several related European standards, referring to steel structures, extending to the domain of bridges. After applying the loads presently provided in standard to the calculation model for the existing structure, an evaluation was made to determine which structural elements need intervention. The structural strengthening requires the increase of the resistance capacity of some sections, taking into consideration the most appropriate form of execution for each element. A detailed safety verification was made to demonstrate the feasibility of the structure with the new design loads applied. Some general, proposals for the rehabilitation of the structure are finally given.Fonseca, João António Saraiva Pires dauBibliorumGomes, Norberto António Ribeiro2019-12-17T17:00:09Z2017-6-272017-07-212017-07-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/7905TID:202340511porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:47:33Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/7905Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:48:21.625229Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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