Fotografia da moda
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/22285 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Design com a especialização em Design de Moda. |
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Fotografia da modaA importância do storytelling nos editoriais de modaDesign de modaEditorial de modaRevistas de modaStorytellingSemióticaFashion photographyFashion editorialFashion magazinesSemioticDissertação de Mestrado em Design com a especialização em Design de Moda.A investigação teve como objetivo a perceção da fotografia de moda como ferramenta para o desenvolvimento de significação entre os leitores de revistas de moda. Por um lado, focar-se na influência dos editoriais de moda sobre o mercado contemporâneo da moda, por outro, no entendimento da importância deste tipo de editorial nas revistas de moda, para marcas e leitores. Naturalmente crucial para a investigação, dentro do âmbito de moda, foi o aprofundamento de conhecimento sobre semiótica e o processo de significação. Assim, contemplou-se uma metodologia não intervencionista qualitativa composta por uma revisão bibliográfica, na forma de artigos, livros, entre outros. Através de uma exposição cuidada sobre storytelling, de modo a contribuir para um maior conhecimento sobre questões relacionadas com a capacidade narrativa dos editoriais de moda. Foram também realizadas análises de casos de estudo a algumas revistas de moda portuguesas, onde se procurou entender qual o papel dos editoriais neste género de publicações. Para tal, o estudo focou-se num levantamento de conteúdos e de orientação de cada linha editorial, do público-alvo e das linhas de diferenciação entre as diferentes publicações. De seguida foi feita uma análise da evolução das revistas relativamente aos conteúdos aplicados nos diferentes momentos de análise. Por fim, decidiu-se efetuar uma análise aos editorias de moda encontrados nas publicações de modo a entender como o processo de significação funciona para este género de conteúdo e qual a sua importância para as próprias revistas e seus leitores. Após o tratamento dos dados realizou-se uma análise através de cruzamento de dados, sendo assim possível extrair as conclusões e verificar a hipótese colocada nesta investigaçãoABSTRACT: The purpose of the investigation was the perception of fashion photography as a tool to develop signification among fashion magazine readers. On one hand, to focus on the influence of fashion editorials on the contemporary fashion market and on the other hand in the understanding of the importance of these kind of editorials on fashion magazines, brands and readers. It was natural and crucial for the investigation, within the fashion field, to further the knowledge about semiotic and the process of signification. Thus, a non-interventional qualitative methodology was contemplated, consisting of a bibliographic review, in the form of articles, books, among others. Through a carefully prepared exposition on storytelling, in a manner that contributes to a greater knowledge on issues related to the narrative ability of fashion editorials. Case studies were also carried out for some Portuguese fashion magazines, with the goal of understanding the role of editorials in this type of publications. To this end, the study focused on a survey of content and orientation for each editorial line, the target audience and the lines of differentiation between the different publications. An analysis was then made of the evolution of the magazines in relation to the contents applied in the different moments of analysis. Finally, it was decided to carry out an analysis of the fashion editorials found in the publications in order to understand how the signification process works for this type of content and how important it is for the magazines and their readers. After processing the data, an analysis was conducted by cross-checking the data, therefore making it possible to draw conclusions and verify the hypothesis posed in this investigation.Universidade de Lisboa, Faculdade de ArquiteturaRepositório da Universidade de LisboaRizzi, Alessandra Nadine Garcia2021-10-18T13:46:31Z2019-122019-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/22285porRIZZI, Alessandra Nadine Garcia - Fotografia da moda : a importância do storytelling nos editoriais de moda. - Lisboa : FA, 2019info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T18:52:41Zoai:repositorio.ul.pt:10400.5/22285Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T18:52:41Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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