O design prêt-à-porter da revista de moda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ana Rita de Vasconcelos Barreto Torres
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/11322
Resumo: Dissertação de Mestrado em Design, com a especialização em Design de Comunicação, apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.
id RCAP_669b87b827e5a17fb978c03a4fb942c9
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10400.5/11322
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O design prêt-à-porter da revista de modaUa análise formal das características técnicas, visuais e tipográficasDesign editorialModaRevista de modaDesign de comunicaçãoDimensão sensorialFashionFashion magazineGraphic designSensorial dimensionDissertação de Mestrado em Design, com a especialização em Design de Comunicação, apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.A revista de moda é um forte veículo de comunicação desta indústria tão presente na nossa sociedade contemporânea. Mais do que um simples retrato do que se faz nesta indústria, este objecto de comunicação cons- titui-se numa ligação multidirecional e privilegiada entre os produtores e os consumidores de moda, e está de tal forma incorporada no sistema desta indústria na actualidade, que dele não pode ser dissociada. A presente investigação procurou um novo enfoque sobre a revista de moda como objecto de comunicação, e foi direcionada para o estudo das relações entre as dinâmicas internas da indústria da moda e o design editorial. Por meio de uma extensa revisão literária procurou-se perce- ber quais são características próprias da indústria de moda – tais como a sazonalidade e a distinção social – e como a moda funciona enquanto um sistema de comunicação. Procurou-se também perceber se estas dinâ- micas da moda se manifestam através do design de comunicação apli- cado ao objecto “revista de moda”, e se o fazem, como. Através da utilização de uma metodologia baseada em estudo de casos, procedeu-se a uma análise formal do design de três revistas de moda existentes no mercado português escolhidas segundo a sua represen- tatividade e de acordo com as condicionantes de recursos disponíveis para esta investigação, abrangendo um período de 5 anos através de uma amostra simples. A partir desta investigação activa, foi possível elabo- rar uma análise focada no relacionamento entre as dinâmicas da moda identificadas através da revisão literária e os conceitos formais do design editorial. Concluiu-se, através da análise efectuada, que são poucas as manifes- tações das dinâmicas típicas desta indústria tão inovadora e activa iden- tificáveis através do design editorial das revistas estudadas, e que é negli- genciado uma grande parte do potencial comunicativo do universo da moda. Tal facto torna os diversos objectos ”revista de moda” em objec- tos de comunicação muito semelhantes entre si. Pôde-se então elaborar um conjunto de recomendações que espera-se contribuir para um maior aprofundamento da comunicação efectuada através do objecto “revista de moda”.Universidade de Lisboa. Faculdade de ArquiteturaGodoi, Gabriel AndradeRepositório da Universidade de LisboaFerreira, Ana Rita de Vasconcelos Barreto Torres2016-04-05T13:58:31Z2015-112015-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/11322porFerreira, Ana Rita de Vasconcelos Barreto Torres - O design prêt-à-porter da revista de moda : uma análise formal das características técnicas, visuais e tipográficas. - Lisboa : FA, 2015. Tese de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T18:54:40Zoai:repositorio.ul.pt:10400.5/11322Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T18:54:40Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O design prêt-à-porter da revista de moda
Ua análise formal das características técnicas, visuais e tipográficas
title O design prêt-à-porter da revista de moda
spellingShingle O design prêt-à-porter da revista de moda
Ferreira, Ana Rita de Vasconcelos Barreto Torres
Design editorial
Moda
Revista de moda
Design de comunicação
Dimensão sensorial
Fashion
Fashion magazine
Graphic design
Sensorial dimension
title_short O design prêt-à-porter da revista de moda
title_full O design prêt-à-porter da revista de moda
title_fullStr O design prêt-à-porter da revista de moda
title_full_unstemmed O design prêt-à-porter da revista de moda
title_sort O design prêt-à-porter da revista de moda
author Ferreira, Ana Rita de Vasconcelos Barreto Torres
author_facet Ferreira, Ana Rita de Vasconcelos Barreto Torres
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Godoi, Gabriel Andrade
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ana Rita de Vasconcelos Barreto Torres
dc.subject.por.fl_str_mv Design editorial
Moda
Revista de moda
Design de comunicação
Dimensão sensorial
Fashion
Fashion magazine
Graphic design
Sensorial dimension
topic Design editorial
Moda
Revista de moda
Design de comunicação
Dimensão sensorial
Fashion
Fashion magazine
Graphic design
Sensorial dimension
description Dissertação de Mestrado em Design, com a especialização em Design de Comunicação, apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11
2015-11-01T00:00:00Z
2016-04-05T13:58:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/11322
url http://hdl.handle.net/10400.5/11322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ferreira, Ana Rita de Vasconcelos Barreto Torres - O design prêt-à-porter da revista de moda : uma análise formal das características técnicas, visuais e tipográficas. - Lisboa : FA, 2015. Tese de Mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa. Faculdade de Arquitetura
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa. Faculdade de Arquitetura
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817549400904302592