Moda Digital: Tecnologias para criação e escolha de vestuário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/12501 |
Resumo: | A evolução da tecnologia e do digital proporcionaram à indústria, e às marcas de têxtil e vestuário, a vantagem de proporcionar aos seus clientes a possibilidade da compra d produtos sem necessitarem de se deslocarem às fábricas, ou loja físicas, oferecen doe lhes esta vantagem em plataformas online. As ferramentas digitais atuais, tais como, CAD, avatares, scanners, realidade virtual e realidade aumentada, que estão desenvolvidas e criadas, permitem à indústria do têxtil e do vestuário, um melhor e mais ráp ido desenvolvimento dos seus produtos, e às marcas, facilitar ao consumidor a experiência de compra online. Sendo que para a indústria têxtil e do vestuário, e para as marcas, o foco principal é apenas um, reconhecer os desejos, procuras e necessidades do consumidor. Contudo ainda surgem dúvidas e receios durante o ato de compra, sendo uma das principais, a dificuldade da escolha de tamanho adequado. Neste contexto, esta investigação , através de uma revisão da literatura, analisase a evolução da tecnologia , e o impacto desta na indústria têxtil e do vestuário, os meios e as ferramentas encontradas no meio digital para facilitar e acelerar a criação e escolha do vestuário. Assim como, a perspetiva do consumidor, em auxiliálo na escolha do tamanho mais adequ ado ao seu corpo, no momento de compra de vestuário. Foi realizada uma análise acerca da dificuldade que o consumidor sente, na compra de vestuário online, e os receios que ainda surgem durante o ato de compra. No presente estudo, realizouse ainda uma com binação de metodologias, qualitativa e quantitativa. Na metodologia qualitativa, concretizouse um estudo caso, no qual se fez um levantamento de softwares e aplicações utilizadas na indústria têxtil e do vestuário, universidades, marcas, na atualidade, e sobre as características dos mesmos. No que diz respeito à metodologia quantitativa, através da realização de um questionário, pretendeu se compreender a perspetiva do consumidor de vestuário, e nas decisões durante o momento de compra de vestuário em plat aformas online. Na atualidade, considerando os métodos e ferramentas que se encontram no meio digital, e embora a evolução seja cada vez maior, ainda surgem dúvidas e receios do consumidor de vestuário que se pretendem melhorar e solucionar. Desta forma, existirá maior sucesso das marcas e da indústria têxtil e do vestuário, concedendo soluções às experiências do consumidor nas compras. Após a análise de dados, pôde observar softwares digitais, possíveis de solucionase, a existência diversas aplicações e r problemas, auxiliando as marcas, e a indústria têxtil e do vestuário, conquistando desta forma um maior número de consumidores e de criação de vestuário. Sendo o consumidor de vestuário sempre o foco principal, e as dificuldades deste, na visualização e no processo de escolha do vestuário em plataformas online. |
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Moda Digital: Tecnologias para criação e escolha de vestuárioCompra de Vestuário OnlineConsumidor de VestuárioModa DigitalVestuário DigitalDomínio/Área Científica::Humanidades::Artes::Design de ModaA evolução da tecnologia e do digital proporcionaram à indústria, e às marcas de têxtil e vestuário, a vantagem de proporcionar aos seus clientes a possibilidade da compra d produtos sem necessitarem de se deslocarem às fábricas, ou loja físicas, oferecen doe lhes esta vantagem em plataformas online. As ferramentas digitais atuais, tais como, CAD, avatares, scanners, realidade virtual e realidade aumentada, que estão desenvolvidas e criadas, permitem à indústria do têxtil e do vestuário, um melhor e mais ráp ido desenvolvimento dos seus produtos, e às marcas, facilitar ao consumidor a experiência de compra online. Sendo que para a indústria têxtil e do vestuário, e para as marcas, o foco principal é apenas um, reconhecer os desejos, procuras e necessidades do consumidor. Contudo ainda surgem dúvidas e receios durante o ato de compra, sendo uma das principais, a dificuldade da escolha de tamanho adequado. Neste contexto, esta investigação , através de uma revisão da literatura, analisase a evolução da tecnologia , e o impacto desta na indústria têxtil e do vestuário, os meios e as ferramentas encontradas no meio digital para facilitar e acelerar a criação e escolha do vestuário. Assim como, a perspetiva do consumidor, em auxiliálo na escolha do tamanho mais adequ ado ao seu corpo, no momento de compra de vestuário. Foi realizada uma análise acerca da dificuldade que o consumidor sente, na compra de vestuário online, e os receios que ainda surgem durante o ato de compra. No presente estudo, realizouse ainda uma com binação de metodologias, qualitativa e quantitativa. Na metodologia qualitativa, concretizouse um estudo caso, no qual se fez um levantamento de softwares e aplicações utilizadas na indústria têxtil e do vestuário, universidades, marcas, na atualidade, e sobre as características dos mesmos. No que diz respeito à metodologia quantitativa, através da realização de um questionário, pretendeu se compreender a perspetiva do consumidor de vestuário, e nas decisões durante o momento de compra de vestuário em plat aformas online. Na atualidade, considerando os métodos e ferramentas que se encontram no meio digital, e embora a evolução seja cada vez maior, ainda surgem dúvidas e receios do consumidor de vestuário que se pretendem melhorar e solucionar. Desta forma, existirá maior sucesso das marcas e da indústria têxtil e do vestuário, concedendo soluções às experiências do consumidor nas compras. Após a análise de dados, pôde observar softwares digitais, possíveis de solucionase, a existência diversas aplicações e r problemas, auxiliando as marcas, e a indústria têxtil e do vestuário, conquistando desta forma um maior número de consumidores e de criação de vestuário. Sendo o consumidor de vestuário sempre o foco principal, e as dificuldades deste, na visualização e no processo de escolha do vestuário em plataformas online.There is only one primary focus for the textile and apparel industry and recognizing the consumer's wants, demands, and needs. The evolution of technology and digital has given the industry, and the textile and clothing brands, the advantage of offering their customers the possibility of buying their products without ha brands: ving to go to the factories, or physical store, by providing them with this advantage in online platforms. The current digital tools such as CAD, avatars, scanners, virtual reality, and augmented reality are developed and created, allowing the textile and apparel industry to better and faster build their products and brands to facilitate the consumer's online shopping experience . However, doubts and fears still arise during buying, one of the main ones being the difficulty in choosing the right size. In this context, th research rough a literature review, this analyzes the evolution of technology and its impact on the textile and clothing industry, the means and tools found in the digital environment to facilitate and accelerate the creation and choice of clothing. When buying clothes , the consumer perspective and assist them in choosing the most appropriate size for their body , a n analysis was made about the difficulty that the consumer feels when buying clothes online, and the fears that still arise duri buying. In the present study, was used ng the act of a combination of qualitative and quantitative methodologies. In the qualitative methodology, a case study was carried out, in which was done a survey of software and applications used in the textile and clothing industry, universities, brands, nowadays, and their characteristics. As far as the quantitative methodology is concerned, through the completion of a questionnaire, we intended to understand the clothing consumer's perspective and clothing purchase on online platforms. the decisions du ring the moment of Nowadays, considering the methods and tools found in the digital environment, and although the evolution is increasing, there are still consumer doubts and fears intended to improve and solved . In this way, brands and the textile and apparel industry will be more successful, providing solutions to consumer shopping experiences. After the data analysis, it could be observed, the existence of several applications and digital software, possible to solve problems, helping brands, and the textile and clothing industry, conquering this way a more significant number of consumers and clothing creation. Being the clothing consumer is always the main focus, and the difficulties of this, in the visualization and the process of choosing clothing on line platforms.Reis, Benilde Mendes dosuBibliorumFernandes, Cristina Aires2022-12-09T15:28:50Z2022-01-272021-11-052022-01-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/12501TID:203115643porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:55:42Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/12501Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:52:05.497287Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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