A escola como comunidade e na comunidade: perceções dos alunos de ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Susana Maria Machado Reis dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3220
Resumo: Este trabalho de projeto pretende abordar a relação entre a escola e a comunidade, “escutando” as perceções de alunos do ensino secundário. Deste modo, a centralidade deste trabalho situa-se, no âmbito fenomenológico - interpretativo, visando a compreensão das intenções e significações – crenças, opiniões, perceções, representações, perspetivas, conceções – que os alunos têm sobre o sentido de comunidade, aplicado ao contexto escolar e à realidade envolvente. Trata-se, de uma investigação qualitativa, configurando-se como um estudo de caso, com uma intencionalidade próxima da investigação para ação, em que os dados recolhidos na investigação serão fundamentais para a planificação de uma proposta de intervenção para um contexto educativo. O objetivo final dessa proposta de intervenção é desenvolver entre a Escola e a Comunidade uma rede de práticas educativas e culturais, com uma abertura ao outro, reconhecendo nas dinâmicas próprias de cada instituição capacidades para compreender as problemáticas da própria comunidade, encontrar propostas para as resolver ou atenuar, e comprometer-se. A proposta é que todos podem ser coprotagonistas, num convite ao encontro, à fraternidade, à saída da autorreferencialidade, numa contribuição para a compreensão dos problemas do mundo de hoje. Palavras-chave: Comunidade, Escola, Aprendizagem-Serviço, Intervenção Comunitária, Perceção dos Aluno
id RCAP_932ea2ee599cdd4dbcf604d64e2397cb
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3220
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A escola como comunidade e na comunidade: perceções dos alunos de ensino secundárioIntervenção comunitáriaAprendizagem-serviçoComunidadeEscola - Perceção dos alunosEste trabalho de projeto pretende abordar a relação entre a escola e a comunidade, “escutando” as perceções de alunos do ensino secundário. Deste modo, a centralidade deste trabalho situa-se, no âmbito fenomenológico - interpretativo, visando a compreensão das intenções e significações – crenças, opiniões, perceções, representações, perspetivas, conceções – que os alunos têm sobre o sentido de comunidade, aplicado ao contexto escolar e à realidade envolvente. Trata-se, de uma investigação qualitativa, configurando-se como um estudo de caso, com uma intencionalidade próxima da investigação para ação, em que os dados recolhidos na investigação serão fundamentais para a planificação de uma proposta de intervenção para um contexto educativo. O objetivo final dessa proposta de intervenção é desenvolver entre a Escola e a Comunidade uma rede de práticas educativas e culturais, com uma abertura ao outro, reconhecendo nas dinâmicas próprias de cada instituição capacidades para compreender as problemáticas da própria comunidade, encontrar propostas para as resolver ou atenuar, e comprometer-se. A proposta é que todos podem ser coprotagonistas, num convite ao encontro, à fraternidade, à saída da autorreferencialidade, numa contribuição para a compreensão dos problemas do mundo de hoje. Palavras-chave: Comunidade, Escola, Aprendizagem-Serviço, Intervenção Comunitária, Perceção dos Aluno2023-01-20T10:37:07Z2022-12-22T00:00:00Z2022-12-222022-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3220TID:203162528porSantos, Susana Maria Machado Reis dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:30Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3220Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:50.775903Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A escola como comunidade e na comunidade: perceções dos alunos de ensino secundário
title A escola como comunidade e na comunidade: perceções dos alunos de ensino secundário
spellingShingle A escola como comunidade e na comunidade: perceções dos alunos de ensino secundário
Santos, Susana Maria Machado Reis dos
Intervenção comunitária
Aprendizagem-serviço
Comunidade
Escola - Perceção dos alunos
title_short A escola como comunidade e na comunidade: perceções dos alunos de ensino secundário
title_full A escola como comunidade e na comunidade: perceções dos alunos de ensino secundário
title_fullStr A escola como comunidade e na comunidade: perceções dos alunos de ensino secundário
title_full_unstemmed A escola como comunidade e na comunidade: perceções dos alunos de ensino secundário
title_sort A escola como comunidade e na comunidade: perceções dos alunos de ensino secundário
author Santos, Susana Maria Machado Reis dos
author_facet Santos, Susana Maria Machado Reis dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Susana Maria Machado Reis dos
dc.subject.por.fl_str_mv Intervenção comunitária
Aprendizagem-serviço
Comunidade
Escola - Perceção dos alunos
topic Intervenção comunitária
Aprendizagem-serviço
Comunidade
Escola - Perceção dos alunos
description Este trabalho de projeto pretende abordar a relação entre a escola e a comunidade, “escutando” as perceções de alunos do ensino secundário. Deste modo, a centralidade deste trabalho situa-se, no âmbito fenomenológico - interpretativo, visando a compreensão das intenções e significações – crenças, opiniões, perceções, representações, perspetivas, conceções – que os alunos têm sobre o sentido de comunidade, aplicado ao contexto escolar e à realidade envolvente. Trata-se, de uma investigação qualitativa, configurando-se como um estudo de caso, com uma intencionalidade próxima da investigação para ação, em que os dados recolhidos na investigação serão fundamentais para a planificação de uma proposta de intervenção para um contexto educativo. O objetivo final dessa proposta de intervenção é desenvolver entre a Escola e a Comunidade uma rede de práticas educativas e culturais, com uma abertura ao outro, reconhecendo nas dinâmicas próprias de cada instituição capacidades para compreender as problemáticas da própria comunidade, encontrar propostas para as resolver ou atenuar, e comprometer-se. A proposta é que todos podem ser coprotagonistas, num convite ao encontro, à fraternidade, à saída da autorreferencialidade, numa contribuição para a compreensão dos problemas do mundo de hoje. Palavras-chave: Comunidade, Escola, Aprendizagem-Serviço, Intervenção Comunitária, Perceção dos Aluno
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-22T00:00:00Z
2022-12-22
2022-12-19
2023-01-20T10:37:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/3220
TID:203162528
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/3220
identifier_str_mv TID:203162528
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131634160631808