Masculinidades Plurais: identidade, consumo e tecnologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Iuri Garcia
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/6676
Resumo: Esta pesquisa qualitativa têm como objetivo central analisar os usos de aplicações de relacionamentos para dispositivos móveis nos usos por homens cisgênero gays, concretamente o Grindr e o Tinder de molde a sustentar uma abordagem das masculinidades plurais a partir da teoria queer. A cibercultura e as convergências sendo que provocadas nas mídias, estes espaços virtuais de interrelações acabam por se tornarem parte do real, quando os indivíduos se fundem com os seus perfis criados e recriados na tentativa do pertencimento e na busca por iguais e diferentes. Acionando um suporte teórico-metodológico alargado para a construção da nossa problemática e modelo analítico procedeu-se a uma análise de conteúdo sobre 137 perfis coletados em ambas as aplicações mencionadas, com complemento de onze entrevistas semiestruturadas em uma observação não participante, a ponto de verificar através da cultura, consumo, identidade e tecnologias, como se constroem os processos de autoidentificação e não identificação entre os usuários. O estudo contribui para a reflexão sobre os possíveis usos das tecnologias tendo-se destacado uma normatividade prevalente que condiciona e limita as performances plurais e dissidentes de gêneros e sexualidades sobre a ótica das masculinidades.
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