PRIVACIDADE, LIBERDADE SEXUAL E SIGILO: sentidos de liberdade no aplicativo Grindr

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monica, Eder Fernandes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Costa, Ramon Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7904
Resumo: O aplicativo Grindr possibilita a interação entre homens que buscam por homens e favorece um público de usuários que almejam contatos sexuais sigilosos. Para além das várias possibilidades de comportamento e de compreensões sobre sentidos de liberdade, o presente artigo questiona a forma como a privacidade está disposta na busca de usuários por parceiros no Grindr e que permite um específico sentido de liberdade sexual, a de promover encontros sexuais desidentificados, sigilosos e secretos. O objetivo é compreender como os perfis anônimos e que exigem sigilo vivenciam a sexualidade por meio do aplicativo e como isso engloba uma específica forma de se ler a liberdade sexual homossexual, enquanto espaço sigiloso e afastado do conhecimento e aceitabilidade pública. Assim, a metodologia é composta pela observação de trinta perfis na cidade de Juiz de Fora, em conjunto com uma revisão bibliográfica. A análise dos perfis indica que há uma variedade de performances de masculinidades na rede e que a privacidade é o que possibilita a experiência sexual de muitos homens que estão inseridos em contextos pessoais e socioculturais de naturalização da heterossexualidade e do masculino hegemônico e de subordinação das identidades desviantes, fazendo do aplicativo Grindr um espaço privilegiado para a execução de sua liberdade sexual sigilosa, sem assunção de outros aspectos ligados à sexualidade homossexual, como a luta por publicidade e aceitabilidade social.
id UNIT-2_3edf8c878e9f44d09247443bc8a75309
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/7904
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling PRIVACIDADE, LIBERDADE SEXUAL E SIGILO: sentidos de liberdade no aplicativo GrindrGrindrPrivacidadeLiberdadeSexualidadeO aplicativo Grindr possibilita a interação entre homens que buscam por homens e favorece um público de usuários que almejam contatos sexuais sigilosos. Para além das várias possibilidades de comportamento e de compreensões sobre sentidos de liberdade, o presente artigo questiona a forma como a privacidade está disposta na busca de usuários por parceiros no Grindr e que permite um específico sentido de liberdade sexual, a de promover encontros sexuais desidentificados, sigilosos e secretos. O objetivo é compreender como os perfis anônimos e que exigem sigilo vivenciam a sexualidade por meio do aplicativo e como isso engloba uma específica forma de se ler a liberdade sexual homossexual, enquanto espaço sigiloso e afastado do conhecimento e aceitabilidade pública. Assim, a metodologia é composta pela observação de trinta perfis na cidade de Juiz de Fora, em conjunto com uma revisão bibliográfica. A análise dos perfis indica que há uma variedade de performances de masculinidades na rede e que a privacidade é o que possibilita a experiência sexual de muitos homens que estão inseridos em contextos pessoais e socioculturais de naturalização da heterossexualidade e do masculino hegemônico e de subordinação das identidades desviantes, fazendo do aplicativo Grindr um espaço privilegiado para a execução de sua liberdade sexual sigilosa, sem assunção de outros aspectos ligados à sexualidade homossexual, como a luta por publicidade e aceitabilidade social.Editora Universitária Tiradentes2020-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/790410.17564/2316-3828.2020v8n2p99-116EDUCAÇÃO; v. 8 n. 2 (2020): NÚMERO TEMÁTICO; 99-1162316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v8n2reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7904/3786Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonica, Eder FernandesCosta, Ramon Silva2020-11-18T20:06:34Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/7904Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:06.677104Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv PRIVACIDADE, LIBERDADE SEXUAL E SIGILO: sentidos de liberdade no aplicativo Grindr
title PRIVACIDADE, LIBERDADE SEXUAL E SIGILO: sentidos de liberdade no aplicativo Grindr
spellingShingle PRIVACIDADE, LIBERDADE SEXUAL E SIGILO: sentidos de liberdade no aplicativo Grindr
Monica, Eder Fernandes
Grindr
Privacidade
Liberdade
Sexualidade
title_short PRIVACIDADE, LIBERDADE SEXUAL E SIGILO: sentidos de liberdade no aplicativo Grindr
title_full PRIVACIDADE, LIBERDADE SEXUAL E SIGILO: sentidos de liberdade no aplicativo Grindr
title_fullStr PRIVACIDADE, LIBERDADE SEXUAL E SIGILO: sentidos de liberdade no aplicativo Grindr
title_full_unstemmed PRIVACIDADE, LIBERDADE SEXUAL E SIGILO: sentidos de liberdade no aplicativo Grindr
title_sort PRIVACIDADE, LIBERDADE SEXUAL E SIGILO: sentidos de liberdade no aplicativo Grindr
author Monica, Eder Fernandes
author_facet Monica, Eder Fernandes
Costa, Ramon Silva
author_role author
author2 Costa, Ramon Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monica, Eder Fernandes
Costa, Ramon Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Grindr
Privacidade
Liberdade
Sexualidade
topic Grindr
Privacidade
Liberdade
Sexualidade
description O aplicativo Grindr possibilita a interação entre homens que buscam por homens e favorece um público de usuários que almejam contatos sexuais sigilosos. Para além das várias possibilidades de comportamento e de compreensões sobre sentidos de liberdade, o presente artigo questiona a forma como a privacidade está disposta na busca de usuários por parceiros no Grindr e que permite um específico sentido de liberdade sexual, a de promover encontros sexuais desidentificados, sigilosos e secretos. O objetivo é compreender como os perfis anônimos e que exigem sigilo vivenciam a sexualidade por meio do aplicativo e como isso engloba uma específica forma de se ler a liberdade sexual homossexual, enquanto espaço sigiloso e afastado do conhecimento e aceitabilidade pública. Assim, a metodologia é composta pela observação de trinta perfis na cidade de Juiz de Fora, em conjunto com uma revisão bibliográfica. A análise dos perfis indica que há uma variedade de performances de masculinidades na rede e que a privacidade é o que possibilita a experiência sexual de muitos homens que estão inseridos em contextos pessoais e socioculturais de naturalização da heterossexualidade e do masculino hegemônico e de subordinação das identidades desviantes, fazendo do aplicativo Grindr um espaço privilegiado para a execução de sua liberdade sexual sigilosa, sem assunção de outros aspectos ligados à sexualidade homossexual, como a luta por publicidade e aceitabilidade social.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7904
10.17564/2316-3828.2020v8n2p99-116
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7904
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2020v8n2p99-116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7904/3786
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 8 n. 2 (2020): NÚMERO TEMÁTICO; 99-116
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2020v8n2
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220614800179200