A internacionalização de empresas chinesas e portuguesas: gestão das diferenças culturais e estratégias de localização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wang Jin
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/41063
Resumo: No mundo contemporâneo, à medida que a globalização e a internacionalização avançam, cada vez mais empresas multinacionais expandem as suas operações e procuram adotar estratégias de localização. No entanto, é inevitável encontrar diferenças culturais nesse processo. Diante desse contexto, este trabalho tem como propósito analisar as diferenças culturais presentes no procedimento de localização das empresas multinacionais e sugerir algumas soluções para superar essas diferenças. O estudo coloca o foco em empresas multinacionais de origem portuguesa e chinesa, e complementa-se com um estudo de caso que ilustra o impacto das diferenças culturais no processo de localização dessas mesmas multinacionais.
id RCAP_933f3cea7c7ad720d94ff8ef5d25443d
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/41063
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A internacionalização de empresas chinesas e portuguesas: gestão das diferenças culturais e estratégias de localizaçãoGlobalizaçãoInternacionalizaçãoLocalizaçãoRelações comerciais sino-portuguesasEmpresas multinacionaisDiferenças culturaisComunicação interculturalNo mundo contemporâneo, à medida que a globalização e a internacionalização avançam, cada vez mais empresas multinacionais expandem as suas operações e procuram adotar estratégias de localização. No entanto, é inevitável encontrar diferenças culturais nesse processo. Diante desse contexto, este trabalho tem como propósito analisar as diferenças culturais presentes no procedimento de localização das empresas multinacionais e sugerir algumas soluções para superar essas diferenças. O estudo coloca o foco em empresas multinacionais de origem portuguesa e chinesa, e complementa-se com um estudo de caso que ilustra o impacto das diferenças culturais no processo de localização dessas mesmas multinacionais.In the current world, as globalization and internationalization advance, an increasing number of multinational companies are expanding their operations and adopting localization strategies. However, encountering cultural differences in this process is inevitable. In light of this context, the purpose of this work is to analyze the cultural differences present in the localization procedure of multinational companies and to suggest solutions to overcome those disparities. The study focuses on multinational companies of Portuguese and Chinese origin and is complemented by a case study that illustrates the impact of cultural differences on the localization process of these multinational companies.2024-03-13T12:24:48Z2023-12-15T00:00:00Z2023-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/41063porWang Jininfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-18T01:48:42Zoai:ria.ua.pt:10773/41063Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T04:02:09.995806Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A internacionalização de empresas chinesas e portuguesas: gestão das diferenças culturais e estratégias de localização
title A internacionalização de empresas chinesas e portuguesas: gestão das diferenças culturais e estratégias de localização
spellingShingle A internacionalização de empresas chinesas e portuguesas: gestão das diferenças culturais e estratégias de localização
Wang Jin
Globalização
Internacionalização
Localização
Relações comerciais sino-portuguesas
Empresas multinacionais
Diferenças culturais
Comunicação intercultural
title_short A internacionalização de empresas chinesas e portuguesas: gestão das diferenças culturais e estratégias de localização
title_full A internacionalização de empresas chinesas e portuguesas: gestão das diferenças culturais e estratégias de localização
title_fullStr A internacionalização de empresas chinesas e portuguesas: gestão das diferenças culturais e estratégias de localização
title_full_unstemmed A internacionalização de empresas chinesas e portuguesas: gestão das diferenças culturais e estratégias de localização
title_sort A internacionalização de empresas chinesas e portuguesas: gestão das diferenças culturais e estratégias de localização
author Wang Jin
author_facet Wang Jin
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wang Jin
dc.subject.por.fl_str_mv Globalização
Internacionalização
Localização
Relações comerciais sino-portuguesas
Empresas multinacionais
Diferenças culturais
Comunicação intercultural
topic Globalização
Internacionalização
Localização
Relações comerciais sino-portuguesas
Empresas multinacionais
Diferenças culturais
Comunicação intercultural
description No mundo contemporâneo, à medida que a globalização e a internacionalização avançam, cada vez mais empresas multinacionais expandem as suas operações e procuram adotar estratégias de localização. No entanto, é inevitável encontrar diferenças culturais nesse processo. Diante desse contexto, este trabalho tem como propósito analisar as diferenças culturais presentes no procedimento de localização das empresas multinacionais e sugerir algumas soluções para superar essas diferenças. O estudo coloca o foco em empresas multinacionais de origem portuguesa e chinesa, e complementa-se com um estudo de caso que ilustra o impacto das diferenças culturais no processo de localização dessas mesmas multinacionais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-15T00:00:00Z
2023-12-15
2024-03-13T12:24:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/41063
url http://hdl.handle.net/10773/41063
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138193948278784