A internacionalização de empresas chinesas e portuguesas: gestão das diferenças culturais e estratégias de localização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/41063 |
Resumo: | No mundo contemporâneo, à medida que a globalização e a internacionalização avançam, cada vez mais empresas multinacionais expandem as suas operações e procuram adotar estratégias de localização. No entanto, é inevitável encontrar diferenças culturais nesse processo. Diante desse contexto, este trabalho tem como propósito analisar as diferenças culturais presentes no procedimento de localização das empresas multinacionais e sugerir algumas soluções para superar essas diferenças. O estudo coloca o foco em empresas multinacionais de origem portuguesa e chinesa, e complementa-se com um estudo de caso que ilustra o impacto das diferenças culturais no processo de localização dessas mesmas multinacionais. |
id |
RCAP_933f3cea7c7ad720d94ff8ef5d25443d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/41063 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A internacionalização de empresas chinesas e portuguesas: gestão das diferenças culturais e estratégias de localizaçãoGlobalizaçãoInternacionalizaçãoLocalizaçãoRelações comerciais sino-portuguesasEmpresas multinacionaisDiferenças culturaisComunicação interculturalNo mundo contemporâneo, à medida que a globalização e a internacionalização avançam, cada vez mais empresas multinacionais expandem as suas operações e procuram adotar estratégias de localização. No entanto, é inevitável encontrar diferenças culturais nesse processo. Diante desse contexto, este trabalho tem como propósito analisar as diferenças culturais presentes no procedimento de localização das empresas multinacionais e sugerir algumas soluções para superar essas diferenças. O estudo coloca o foco em empresas multinacionais de origem portuguesa e chinesa, e complementa-se com um estudo de caso que ilustra o impacto das diferenças culturais no processo de localização dessas mesmas multinacionais.In the current world, as globalization and internationalization advance, an increasing number of multinational companies are expanding their operations and adopting localization strategies. However, encountering cultural differences in this process is inevitable. In light of this context, the purpose of this work is to analyze the cultural differences present in the localization procedure of multinational companies and to suggest solutions to overcome those disparities. The study focuses on multinational companies of Portuguese and Chinese origin and is complemented by a case study that illustrates the impact of cultural differences on the localization process of these multinational companies.2024-03-13T12:24:48Z2023-12-15T00:00:00Z2023-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/41063porWang Jininfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-18T01:48:42Zoai:ria.ua.pt:10773/41063Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T04:02:09.995806Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A internacionalização de empresas chinesas e portuguesas: gestão das diferenças culturais e estratégias de localização |
title |
A internacionalização de empresas chinesas e portuguesas: gestão das diferenças culturais e estratégias de localização |
spellingShingle |
A internacionalização de empresas chinesas e portuguesas: gestão das diferenças culturais e estratégias de localização Wang Jin Globalização Internacionalização Localização Relações comerciais sino-portuguesas Empresas multinacionais Diferenças culturais Comunicação intercultural |
title_short |
A internacionalização de empresas chinesas e portuguesas: gestão das diferenças culturais e estratégias de localização |
title_full |
A internacionalização de empresas chinesas e portuguesas: gestão das diferenças culturais e estratégias de localização |
title_fullStr |
A internacionalização de empresas chinesas e portuguesas: gestão das diferenças culturais e estratégias de localização |
title_full_unstemmed |
A internacionalização de empresas chinesas e portuguesas: gestão das diferenças culturais e estratégias de localização |
title_sort |
A internacionalização de empresas chinesas e portuguesas: gestão das diferenças culturais e estratégias de localização |
author |
Wang Jin |
author_facet |
Wang Jin |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wang Jin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Globalização Internacionalização Localização Relações comerciais sino-portuguesas Empresas multinacionais Diferenças culturais Comunicação intercultural |
topic |
Globalização Internacionalização Localização Relações comerciais sino-portuguesas Empresas multinacionais Diferenças culturais Comunicação intercultural |
description |
No mundo contemporâneo, à medida que a globalização e a internacionalização avançam, cada vez mais empresas multinacionais expandem as suas operações e procuram adotar estratégias de localização. No entanto, é inevitável encontrar diferenças culturais nesse processo. Diante desse contexto, este trabalho tem como propósito analisar as diferenças culturais presentes no procedimento de localização das empresas multinacionais e sugerir algumas soluções para superar essas diferenças. O estudo coloca o foco em empresas multinacionais de origem portuguesa e chinesa, e complementa-se com um estudo de caso que ilustra o impacto das diferenças culturais no processo de localização dessas mesmas multinacionais. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-15T00:00:00Z 2023-12-15 2024-03-13T12:24:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/41063 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/41063 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138193948278784 |