Coordenação pedagógica: o papel do coordenador pedagógico para a prática da gestão democrática nas Escolas Municipais de Miranda do Norte - Maranhão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Raimunda Maria Nunes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/7123
Resumo: A educação é um processo contínuo e com objetivo definido na sociedade. A escola por sua vez é o lugar onde esse objetivo é alcançado de forma sistematizada, uma vez que o conhecimento pode ser adquirido de diversas formas. Dentro do ambiente escolar então, encontramos diversos profissionais, que buscam incessantemente a realização desses objetivos, dentre eles estão os professores e coordenadores pedagógicos. A relação entre esses profissionais através de uma gestão democrática, pode proporcionar o desenvolvimento do processo ensino/aprendizagem, onde o coordenador possui a incumbência de verificar quais os progressos e desafios dentro da sala de aula. Para isso então nota-se a necessidade de formação do coordenador, de forma a garantir a esse profissional conhecimento e habilidade para encontrar soluções aos problemas então encontrados. Este trabalho, tem como finalidade verificar quais as contribuições que o coordenador pedagógico pode trazer ao processo de ensino/aprendizagem, assim como as dificuldades encontradas por eles nas escolas públicas do município de Miranda do Norte – MA, tendo como ponto de partida a necessidade de uma posterior intervenção. Após a aplicação do questionário com os profissionais identificados durantes a pesquisa, e realizada a análise dos dados recolhidos, notamos que a formação dos professores é a principal forma de intervenção, sendo assim propomos uma contínua formação aos professores da rede pública municipal, com o objetivo de discutir e compartilhar experiências, assim como a busca por novas metodologias a serem utilizadas na sala de aula.
id RCAP_934b1910e00a5d2ea0b9c7db23407536
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/7123
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Coordenação pedagógica: o papel do coordenador pedagógico para a prática da gestão democrática nas Escolas Municipais de Miranda do Norte - MaranhãoGestão democráticaCoordenadorAçãoFormação continuadaDemocratic managementCoordinatorActionContinuing educationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA educação é um processo contínuo e com objetivo definido na sociedade. A escola por sua vez é o lugar onde esse objetivo é alcançado de forma sistematizada, uma vez que o conhecimento pode ser adquirido de diversas formas. Dentro do ambiente escolar então, encontramos diversos profissionais, que buscam incessantemente a realização desses objetivos, dentre eles estão os professores e coordenadores pedagógicos. A relação entre esses profissionais através de uma gestão democrática, pode proporcionar o desenvolvimento do processo ensino/aprendizagem, onde o coordenador possui a incumbência de verificar quais os progressos e desafios dentro da sala de aula. Para isso então nota-se a necessidade de formação do coordenador, de forma a garantir a esse profissional conhecimento e habilidade para encontrar soluções aos problemas então encontrados. Este trabalho, tem como finalidade verificar quais as contribuições que o coordenador pedagógico pode trazer ao processo de ensino/aprendizagem, assim como as dificuldades encontradas por eles nas escolas públicas do município de Miranda do Norte – MA, tendo como ponto de partida a necessidade de uma posterior intervenção. Após a aplicação do questionário com os profissionais identificados durantes a pesquisa, e realizada a análise dos dados recolhidos, notamos que a formação dos professores é a principal forma de intervenção, sendo assim propomos uma contínua formação aos professores da rede pública municipal, com o objetivo de discutir e compartilhar experiências, assim como a busca por novas metodologias a serem utilizadas na sala de aula.Education is an ongoing and purposeful process in society. The school in turn is the place where this goal is achieved in a systematic way, since knowledge can be acquired in a variety of ways. Within the school environment then, we find several professionals, who are incessantly pursuing the achievement of these goals, among them are teachers and pedagogical coordinators. The relationship between these professionals through democratic management, can provide the development of the teaching / learning process, where the coordinator has the task of verifying the progress and challenges within the classroom. For this, it is necessary to note the need for the formation of the coordinator, so as to guarantee this professional knowledge and ability to find solutions to the problems encountered. This work aims to verify what contributions the pedagogical coordinator can bring to the teaching / learning process, as well as the difficulties encountered by them in public schools in the municipality of Miranda do Norte – MA, starting from the need for further intervention. After the questionnaire was applied with the professionals identified during the survey, and the data collected were analyzed, we note that teacher training is the main form of intervention, so we propose a continuous training for teachers of the municipal public network, with the objective of discussing and sharing experiences, as well as the search for new methodologies to be used in the classroom.Fragata, OrlandoRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaOliveira, Raimunda Maria Nunes2018-12-24T15:12:08Z2018-12-212018-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/7123pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-18T02:01:30Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/7123Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:44:01.131372Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Coordenação pedagógica: o papel do coordenador pedagógico para a prática da gestão democrática nas Escolas Municipais de Miranda do Norte - Maranhão
title Coordenação pedagógica: o papel do coordenador pedagógico para a prática da gestão democrática nas Escolas Municipais de Miranda do Norte - Maranhão
spellingShingle Coordenação pedagógica: o papel do coordenador pedagógico para a prática da gestão democrática nas Escolas Municipais de Miranda do Norte - Maranhão
Oliveira, Raimunda Maria Nunes
Gestão democrática
Coordenador
Ação
Formação continuada
Democratic management
Coordinator
Action
Continuing education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Coordenação pedagógica: o papel do coordenador pedagógico para a prática da gestão democrática nas Escolas Municipais de Miranda do Norte - Maranhão
title_full Coordenação pedagógica: o papel do coordenador pedagógico para a prática da gestão democrática nas Escolas Municipais de Miranda do Norte - Maranhão
title_fullStr Coordenação pedagógica: o papel do coordenador pedagógico para a prática da gestão democrática nas Escolas Municipais de Miranda do Norte - Maranhão
title_full_unstemmed Coordenação pedagógica: o papel do coordenador pedagógico para a prática da gestão democrática nas Escolas Municipais de Miranda do Norte - Maranhão
title_sort Coordenação pedagógica: o papel do coordenador pedagógico para a prática da gestão democrática nas Escolas Municipais de Miranda do Norte - Maranhão
author Oliveira, Raimunda Maria Nunes
author_facet Oliveira, Raimunda Maria Nunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fragata, Orlando
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Raimunda Maria Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática
Coordenador
Ação
Formação continuada
Democratic management
Coordinator
Action
Continuing education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Gestão democrática
Coordenador
Ação
Formação continuada
Democratic management
Coordinator
Action
Continuing education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A educação é um processo contínuo e com objetivo definido na sociedade. A escola por sua vez é o lugar onde esse objetivo é alcançado de forma sistematizada, uma vez que o conhecimento pode ser adquirido de diversas formas. Dentro do ambiente escolar então, encontramos diversos profissionais, que buscam incessantemente a realização desses objetivos, dentre eles estão os professores e coordenadores pedagógicos. A relação entre esses profissionais através de uma gestão democrática, pode proporcionar o desenvolvimento do processo ensino/aprendizagem, onde o coordenador possui a incumbência de verificar quais os progressos e desafios dentro da sala de aula. Para isso então nota-se a necessidade de formação do coordenador, de forma a garantir a esse profissional conhecimento e habilidade para encontrar soluções aos problemas então encontrados. Este trabalho, tem como finalidade verificar quais as contribuições que o coordenador pedagógico pode trazer ao processo de ensino/aprendizagem, assim como as dificuldades encontradas por eles nas escolas públicas do município de Miranda do Norte – MA, tendo como ponto de partida a necessidade de uma posterior intervenção. Após a aplicação do questionário com os profissionais identificados durantes a pesquisa, e realizada a análise dos dados recolhidos, notamos que a formação dos professores é a principal forma de intervenção, sendo assim propomos uma contínua formação aos professores da rede pública municipal, com o objetivo de discutir e compartilhar experiências, assim como a busca por novas metodologias a serem utilizadas na sala de aula.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-24T15:12:08Z
2018-12-21
2018-12-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/7123
url http://hdl.handle.net/10284/7123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130306819653632