Coordenação pedagógica: o papel do coordenador pedagógico para a prática da gestão democrática nas Escolas Municipais de Miranda do Norte - Maranhão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/7123 |
Resumo: | A educação é um processo contínuo e com objetivo definido na sociedade. A escola por sua vez é o lugar onde esse objetivo é alcançado de forma sistematizada, uma vez que o conhecimento pode ser adquirido de diversas formas. Dentro do ambiente escolar então, encontramos diversos profissionais, que buscam incessantemente a realização desses objetivos, dentre eles estão os professores e coordenadores pedagógicos. A relação entre esses profissionais através de uma gestão democrática, pode proporcionar o desenvolvimento do processo ensino/aprendizagem, onde o coordenador possui a incumbência de verificar quais os progressos e desafios dentro da sala de aula. Para isso então nota-se a necessidade de formação do coordenador, de forma a garantir a esse profissional conhecimento e habilidade para encontrar soluções aos problemas então encontrados. Este trabalho, tem como finalidade verificar quais as contribuições que o coordenador pedagógico pode trazer ao processo de ensino/aprendizagem, assim como as dificuldades encontradas por eles nas escolas públicas do município de Miranda do Norte – MA, tendo como ponto de partida a necessidade de uma posterior intervenção. Após a aplicação do questionário com os profissionais identificados durantes a pesquisa, e realizada a análise dos dados recolhidos, notamos que a formação dos professores é a principal forma de intervenção, sendo assim propomos uma contínua formação aos professores da rede pública municipal, com o objetivo de discutir e compartilhar experiências, assim como a busca por novas metodologias a serem utilizadas na sala de aula. |
id |
RCAP_934b1910e00a5d2ea0b9c7db23407536 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ufp.pt:10284/7123 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Coordenação pedagógica: o papel do coordenador pedagógico para a prática da gestão democrática nas Escolas Municipais de Miranda do Norte - MaranhãoGestão democráticaCoordenadorAçãoFormação continuadaDemocratic managementCoordinatorActionContinuing educationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA educação é um processo contínuo e com objetivo definido na sociedade. A escola por sua vez é o lugar onde esse objetivo é alcançado de forma sistematizada, uma vez que o conhecimento pode ser adquirido de diversas formas. Dentro do ambiente escolar então, encontramos diversos profissionais, que buscam incessantemente a realização desses objetivos, dentre eles estão os professores e coordenadores pedagógicos. A relação entre esses profissionais através de uma gestão democrática, pode proporcionar o desenvolvimento do processo ensino/aprendizagem, onde o coordenador possui a incumbência de verificar quais os progressos e desafios dentro da sala de aula. Para isso então nota-se a necessidade de formação do coordenador, de forma a garantir a esse profissional conhecimento e habilidade para encontrar soluções aos problemas então encontrados. Este trabalho, tem como finalidade verificar quais as contribuições que o coordenador pedagógico pode trazer ao processo de ensino/aprendizagem, assim como as dificuldades encontradas por eles nas escolas públicas do município de Miranda do Norte – MA, tendo como ponto de partida a necessidade de uma posterior intervenção. Após a aplicação do questionário com os profissionais identificados durantes a pesquisa, e realizada a análise dos dados recolhidos, notamos que a formação dos professores é a principal forma de intervenção, sendo assim propomos uma contínua formação aos professores da rede pública municipal, com o objetivo de discutir e compartilhar experiências, assim como a busca por novas metodologias a serem utilizadas na sala de aula.Education is an ongoing and purposeful process in society. The school in turn is the place where this goal is achieved in a systematic way, since knowledge can be acquired in a variety of ways. Within the school environment then, we find several professionals, who are incessantly pursuing the achievement of these goals, among them are teachers and pedagogical coordinators. The relationship between these professionals through democratic management, can provide the development of the teaching / learning process, where the coordinator has the task of verifying the progress and challenges within the classroom. For this, it is necessary to note the need for the formation of the coordinator, so as to guarantee this professional knowledge and ability to find solutions to the problems encountered. This work aims to verify what contributions the pedagogical coordinator can bring to the teaching / learning process, as well as the difficulties encountered by them in public schools in the municipality of Miranda do Norte – MA, starting from the need for further intervention. After the questionnaire was applied with the professionals identified during the survey, and the data collected were analyzed, we note that teacher training is the main form of intervention, so we propose a continuous training for teachers of the municipal public network, with the objective of discussing and sharing experiences, as well as the search for new methodologies to be used in the classroom.Fragata, OrlandoRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaOliveira, Raimunda Maria Nunes2018-12-24T15:12:08Z2018-12-212018-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/7123pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-18T02:01:30Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/7123Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:44:01.131372Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Coordenação pedagógica: o papel do coordenador pedagógico para a prática da gestão democrática nas Escolas Municipais de Miranda do Norte - Maranhão |
title |
Coordenação pedagógica: o papel do coordenador pedagógico para a prática da gestão democrática nas Escolas Municipais de Miranda do Norte - Maranhão |
spellingShingle |
Coordenação pedagógica: o papel do coordenador pedagógico para a prática da gestão democrática nas Escolas Municipais de Miranda do Norte - Maranhão Oliveira, Raimunda Maria Nunes Gestão democrática Coordenador Ação Formação continuada Democratic management Coordinator Action Continuing education Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Coordenação pedagógica: o papel do coordenador pedagógico para a prática da gestão democrática nas Escolas Municipais de Miranda do Norte - Maranhão |
title_full |
Coordenação pedagógica: o papel do coordenador pedagógico para a prática da gestão democrática nas Escolas Municipais de Miranda do Norte - Maranhão |
title_fullStr |
Coordenação pedagógica: o papel do coordenador pedagógico para a prática da gestão democrática nas Escolas Municipais de Miranda do Norte - Maranhão |
title_full_unstemmed |
Coordenação pedagógica: o papel do coordenador pedagógico para a prática da gestão democrática nas Escolas Municipais de Miranda do Norte - Maranhão |
title_sort |
Coordenação pedagógica: o papel do coordenador pedagógico para a prática da gestão democrática nas Escolas Municipais de Miranda do Norte - Maranhão |
author |
Oliveira, Raimunda Maria Nunes |
author_facet |
Oliveira, Raimunda Maria Nunes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fragata, Orlando Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Raimunda Maria Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão democrática Coordenador Ação Formação continuada Democratic management Coordinator Action Continuing education Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Gestão democrática Coordenador Ação Formação continuada Democratic management Coordinator Action Continuing education Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A educação é um processo contínuo e com objetivo definido na sociedade. A escola por sua vez é o lugar onde esse objetivo é alcançado de forma sistematizada, uma vez que o conhecimento pode ser adquirido de diversas formas. Dentro do ambiente escolar então, encontramos diversos profissionais, que buscam incessantemente a realização desses objetivos, dentre eles estão os professores e coordenadores pedagógicos. A relação entre esses profissionais através de uma gestão democrática, pode proporcionar o desenvolvimento do processo ensino/aprendizagem, onde o coordenador possui a incumbência de verificar quais os progressos e desafios dentro da sala de aula. Para isso então nota-se a necessidade de formação do coordenador, de forma a garantir a esse profissional conhecimento e habilidade para encontrar soluções aos problemas então encontrados. Este trabalho, tem como finalidade verificar quais as contribuições que o coordenador pedagógico pode trazer ao processo de ensino/aprendizagem, assim como as dificuldades encontradas por eles nas escolas públicas do município de Miranda do Norte – MA, tendo como ponto de partida a necessidade de uma posterior intervenção. Após a aplicação do questionário com os profissionais identificados durantes a pesquisa, e realizada a análise dos dados recolhidos, notamos que a formação dos professores é a principal forma de intervenção, sendo assim propomos uma contínua formação aos professores da rede pública municipal, com o objetivo de discutir e compartilhar experiências, assim como a busca por novas metodologias a serem utilizadas na sala de aula. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-24T15:12:08Z 2018-12-21 2018-12-21T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10284/7123 |
url |
http://hdl.handle.net/10284/7123 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130306819653632 |