Liderança e cultura profissional dos professores: que relação (ões). Um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarroeira, Laura
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Fialho, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/8207
Resumo: Este estudo foi efectuado no âmbito da dissertação de mestrado em supervisão pedagógica e teve como objectivo averiguar se o estilo de liderança do director influencia a cultura profissional dos professores, a partir de um enquadramento teórico assente no modelo das organizações aprendentes e no âmbito da supervisão educacional. Adoptámos um paradigma de investigação interpretativo, num design de estudo de caso, com abordagem mista. O estudo foi efectuado numa escola do ensino secundário, durante o ano lectivo de 2010/2011. Recorremos a uma entrevista ao director da escola e inquirimos por questionário 104 docentes e 33 não docentes da escola, num total de 137 inquiridos. Por fim triangulámos informação. Os resultados revelaram uma escola em processo de mudança, com uma imagem de escola aprendente, um tipo de liderança maioritariamente transformacional e com vários tipos de cultura profissional.
id RCAP_934ebb4694ff7a67d58e34e198dbf881
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/8207
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Liderança e cultura profissional dos professores: que relação (ões). Um estudo de casocultura profissional dos professoresescola em mudançare-aculturar na mudançaestudo de casoEste estudo foi efectuado no âmbito da dissertação de mestrado em supervisão pedagógica e teve como objectivo averiguar se o estilo de liderança do director influencia a cultura profissional dos professores, a partir de um enquadramento teórico assente no modelo das organizações aprendentes e no âmbito da supervisão educacional. Adoptámos um paradigma de investigação interpretativo, num design de estudo de caso, com abordagem mista. O estudo foi efectuado numa escola do ensino secundário, durante o ano lectivo de 2010/2011. Recorremos a uma entrevista ao director da escola e inquirimos por questionário 104 docentes e 33 não docentes da escola, num total de 137 inquiridos. Por fim triangulámos informação. Os resultados revelaram uma escola em processo de mudança, com uma imagem de escola aprendente, um tipo de liderança maioritariamente transformacional e com vários tipos de cultura profissional.Departamento de Pedagogia e Educação2013-01-31T11:24:54Z2013-01-312012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/8207http://hdl.handle.net/10174/8207porSarroeira, L. & Fialho, I. (2012). Liderança e cultura profissional dos professores: que relação (ões). Um estudo de caso. In O. Magalhães, & A. Folque (Org), I Jornadas de Investigação em Educação (pp.133-158). Évora: Departamento de Pedagogia e Educação978-989-95802-2-0laura.sarroeira@gmail.comifialho@uevora.pt229Sarroeira, LauraFialho, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:49:01Zoai:dspace.uevora.pt:10174/8207Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:02:32.698491Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Liderança e cultura profissional dos professores: que relação (ões). Um estudo de caso
title Liderança e cultura profissional dos professores: que relação (ões). Um estudo de caso
spellingShingle Liderança e cultura profissional dos professores: que relação (ões). Um estudo de caso
Sarroeira, Laura
cultura profissional dos professores
escola em mudança
re-aculturar na mudança
estudo de caso
title_short Liderança e cultura profissional dos professores: que relação (ões). Um estudo de caso
title_full Liderança e cultura profissional dos professores: que relação (ões). Um estudo de caso
title_fullStr Liderança e cultura profissional dos professores: que relação (ões). Um estudo de caso
title_full_unstemmed Liderança e cultura profissional dos professores: que relação (ões). Um estudo de caso
title_sort Liderança e cultura profissional dos professores: que relação (ões). Um estudo de caso
author Sarroeira, Laura
author_facet Sarroeira, Laura
Fialho, Isabel
author_role author
author2 Fialho, Isabel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sarroeira, Laura
Fialho, Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv cultura profissional dos professores
escola em mudança
re-aculturar na mudança
estudo de caso
topic cultura profissional dos professores
escola em mudança
re-aculturar na mudança
estudo de caso
description Este estudo foi efectuado no âmbito da dissertação de mestrado em supervisão pedagógica e teve como objectivo averiguar se o estilo de liderança do director influencia a cultura profissional dos professores, a partir de um enquadramento teórico assente no modelo das organizações aprendentes e no âmbito da supervisão educacional. Adoptámos um paradigma de investigação interpretativo, num design de estudo de caso, com abordagem mista. O estudo foi efectuado numa escola do ensino secundário, durante o ano lectivo de 2010/2011. Recorremos a uma entrevista ao director da escola e inquirimos por questionário 104 docentes e 33 não docentes da escola, num total de 137 inquiridos. Por fim triangulámos informação. Os resultados revelaram uma escola em processo de mudança, com uma imagem de escola aprendente, um tipo de liderança maioritariamente transformacional e com vários tipos de cultura profissional.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2013-01-31T11:24:54Z
2013-01-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/8207
http://hdl.handle.net/10174/8207
url http://hdl.handle.net/10174/8207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Sarroeira, L. & Fialho, I. (2012). Liderança e cultura profissional dos professores: que relação (ões). Um estudo de caso. In O. Magalhães, & A. Folque (Org), I Jornadas de Investigação em Educação (pp.133-158). Évora: Departamento de Pedagogia e Educação
978-989-95802-2-0
laura.sarroeira@gmail.com
ifialho@uevora.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136509968777216