Liderança e cultura profissional dos professores: que relação (ões). Um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/8207 |
Resumo: | Este estudo foi efectuado no âmbito da dissertação de mestrado em supervisão pedagógica e teve como objectivo averiguar se o estilo de liderança do director influencia a cultura profissional dos professores, a partir de um enquadramento teórico assente no modelo das organizações aprendentes e no âmbito da supervisão educacional. Adoptámos um paradigma de investigação interpretativo, num design de estudo de caso, com abordagem mista. O estudo foi efectuado numa escola do ensino secundário, durante o ano lectivo de 2010/2011. Recorremos a uma entrevista ao director da escola e inquirimos por questionário 104 docentes e 33 não docentes da escola, num total de 137 inquiridos. Por fim triangulámos informação. Os resultados revelaram uma escola em processo de mudança, com uma imagem de escola aprendente, um tipo de liderança maioritariamente transformacional e com vários tipos de cultura profissional. |
id |
RCAP_934ebb4694ff7a67d58e34e198dbf881 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/8207 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Liderança e cultura profissional dos professores: que relação (ões). Um estudo de casocultura profissional dos professoresescola em mudançare-aculturar na mudançaestudo de casoEste estudo foi efectuado no âmbito da dissertação de mestrado em supervisão pedagógica e teve como objectivo averiguar se o estilo de liderança do director influencia a cultura profissional dos professores, a partir de um enquadramento teórico assente no modelo das organizações aprendentes e no âmbito da supervisão educacional. Adoptámos um paradigma de investigação interpretativo, num design de estudo de caso, com abordagem mista. O estudo foi efectuado numa escola do ensino secundário, durante o ano lectivo de 2010/2011. Recorremos a uma entrevista ao director da escola e inquirimos por questionário 104 docentes e 33 não docentes da escola, num total de 137 inquiridos. Por fim triangulámos informação. Os resultados revelaram uma escola em processo de mudança, com uma imagem de escola aprendente, um tipo de liderança maioritariamente transformacional e com vários tipos de cultura profissional.Departamento de Pedagogia e Educação2013-01-31T11:24:54Z2013-01-312012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/8207http://hdl.handle.net/10174/8207porSarroeira, L. & Fialho, I. (2012). Liderança e cultura profissional dos professores: que relação (ões). Um estudo de caso. In O. Magalhães, & A. Folque (Org), I Jornadas de Investigação em Educação (pp.133-158). Évora: Departamento de Pedagogia e Educação978-989-95802-2-0laura.sarroeira@gmail.comifialho@uevora.pt229Sarroeira, LauraFialho, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:49:01Zoai:dspace.uevora.pt:10174/8207Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:02:32.698491Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Liderança e cultura profissional dos professores: que relação (ões). Um estudo de caso |
title |
Liderança e cultura profissional dos professores: que relação (ões). Um estudo de caso |
spellingShingle |
Liderança e cultura profissional dos professores: que relação (ões). Um estudo de caso Sarroeira, Laura cultura profissional dos professores escola em mudança re-aculturar na mudança estudo de caso |
title_short |
Liderança e cultura profissional dos professores: que relação (ões). Um estudo de caso |
title_full |
Liderança e cultura profissional dos professores: que relação (ões). Um estudo de caso |
title_fullStr |
Liderança e cultura profissional dos professores: que relação (ões). Um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Liderança e cultura profissional dos professores: que relação (ões). Um estudo de caso |
title_sort |
Liderança e cultura profissional dos professores: que relação (ões). Um estudo de caso |
author |
Sarroeira, Laura |
author_facet |
Sarroeira, Laura Fialho, Isabel |
author_role |
author |
author2 |
Fialho, Isabel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sarroeira, Laura Fialho, Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cultura profissional dos professores escola em mudança re-aculturar na mudança estudo de caso |
topic |
cultura profissional dos professores escola em mudança re-aculturar na mudança estudo de caso |
description |
Este estudo foi efectuado no âmbito da dissertação de mestrado em supervisão pedagógica e teve como objectivo averiguar se o estilo de liderança do director influencia a cultura profissional dos professores, a partir de um enquadramento teórico assente no modelo das organizações aprendentes e no âmbito da supervisão educacional. Adoptámos um paradigma de investigação interpretativo, num design de estudo de caso, com abordagem mista. O estudo foi efectuado numa escola do ensino secundário, durante o ano lectivo de 2010/2011. Recorremos a uma entrevista ao director da escola e inquirimos por questionário 104 docentes e 33 não docentes da escola, num total de 137 inquiridos. Por fim triangulámos informação. Os resultados revelaram uma escola em processo de mudança, com uma imagem de escola aprendente, um tipo de liderança maioritariamente transformacional e com vários tipos de cultura profissional. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2013-01-31T11:24:54Z 2013-01-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/8207 http://hdl.handle.net/10174/8207 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/8207 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Sarroeira, L. & Fialho, I. (2012). Liderança e cultura profissional dos professores: que relação (ões). Um estudo de caso. In O. Magalhães, & A. Folque (Org), I Jornadas de Investigação em Educação (pp.133-158). Évora: Departamento de Pedagogia e Educação 978-989-95802-2-0 laura.sarroeira@gmail.com ifialho@uevora.pt 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136509968777216 |