Cultura profissional dos professores numa escola em mudança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/8187 |
Resumo: | Este texto efectua uma análise da cultura profissional dos professores numa escola do ensino secundário. É parte de um estudo realizado durante o ano lectivo de 2010/2011 no âmbito da dissertação de mestrado em supervisão pedagógica, subordinada ao tema liderança e cultura profissional dos professores: que relação(ões). Um estudo de caso. Neste artigo procedemos à descrição do nosso estudo relativamente à cultura profissional dos professores, para podermos compreender o tipo de cultura existente numa escola em mudança. A mudança está relacionada com a introdução do decreto-lei n.º 75/2008 assim como com o processo de requalificação da escola Os resultados deste estudo revelam uma escola em processo de mudança e ao nível da cultura profissional dos professores verificámos que não há uma cultura predominante mas uma heterogeneidade/diversidade de culturas. |
id |
RCAP_84db2dff041c7b662a5e630f7dc0ca23 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/8187 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Cultura profissional dos professores numa escola em mudançacultura profissional dos professoresescola em mudançare-aculturar na mudançaestudo de casoEste texto efectua uma análise da cultura profissional dos professores numa escola do ensino secundário. É parte de um estudo realizado durante o ano lectivo de 2010/2011 no âmbito da dissertação de mestrado em supervisão pedagógica, subordinada ao tema liderança e cultura profissional dos professores: que relação(ões). Um estudo de caso. Neste artigo procedemos à descrição do nosso estudo relativamente à cultura profissional dos professores, para podermos compreender o tipo de cultura existente numa escola em mudança. A mudança está relacionada com a introdução do decreto-lei n.º 75/2008 assim como com o processo de requalificação da escola Os resultados deste estudo revelam uma escola em processo de mudança e ao nível da cultura profissional dos professores verificámos que não há uma cultura predominante mas uma heterogeneidade/diversidade de culturas.Centro de Investigação em Educação e Psicologia - Universidade de Évora2013-01-31T11:06:14Z2013-01-312012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/8187http://hdl.handle.net/10174/8187porFialho, I. & Sarroeira, L. (2012). Cultura profissional dos professores numa escola em mudança. Educação. Temas e problemas, 99ifialho@uevora.ptlaura.sarroeira@gmail.com229Fialho, IsabelSarroeira, Laurainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:49:01Zoai:dspace.uevora.pt:10174/8187Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:02:32.785918Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cultura profissional dos professores numa escola em mudança |
title |
Cultura profissional dos professores numa escola em mudança |
spellingShingle |
Cultura profissional dos professores numa escola em mudança Fialho, Isabel cultura profissional dos professores escola em mudança re-aculturar na mudança estudo de caso |
title_short |
Cultura profissional dos professores numa escola em mudança |
title_full |
Cultura profissional dos professores numa escola em mudança |
title_fullStr |
Cultura profissional dos professores numa escola em mudança |
title_full_unstemmed |
Cultura profissional dos professores numa escola em mudança |
title_sort |
Cultura profissional dos professores numa escola em mudança |
author |
Fialho, Isabel |
author_facet |
Fialho, Isabel Sarroeira, Laura |
author_role |
author |
author2 |
Sarroeira, Laura |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fialho, Isabel Sarroeira, Laura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cultura profissional dos professores escola em mudança re-aculturar na mudança estudo de caso |
topic |
cultura profissional dos professores escola em mudança re-aculturar na mudança estudo de caso |
description |
Este texto efectua uma análise da cultura profissional dos professores numa escola do ensino secundário. É parte de um estudo realizado durante o ano lectivo de 2010/2011 no âmbito da dissertação de mestrado em supervisão pedagógica, subordinada ao tema liderança e cultura profissional dos professores: que relação(ões). Um estudo de caso. Neste artigo procedemos à descrição do nosso estudo relativamente à cultura profissional dos professores, para podermos compreender o tipo de cultura existente numa escola em mudança. A mudança está relacionada com a introdução do decreto-lei n.º 75/2008 assim como com o processo de requalificação da escola Os resultados deste estudo revelam uma escola em processo de mudança e ao nível da cultura profissional dos professores verificámos que não há uma cultura predominante mas uma heterogeneidade/diversidade de culturas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2013-01-31T11:06:14Z 2013-01-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/8187 http://hdl.handle.net/10174/8187 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/8187 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Fialho, I. & Sarroeira, L. (2012). Cultura profissional dos professores numa escola em mudança. Educação. Temas e problemas, 9 9 ifialho@uevora.pt laura.sarroeira@gmail.com 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação e Psicologia - Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação e Psicologia - Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136509971922944 |