Sugestionabilidade em crianças: definição de conceitos e análise de variáveis cognitivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Alexandra Isabel da Quintã
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Albuquerque, Pedro Barbas, Albuquerque, Teresa Margarida Moreira Freire Barbas de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/37662
Resumo: O interesse pelo fenómeno da sugestionabilidade surgiu com a viragem para o século XX, tendo crescido nos últimos anos. Têm sido muitas as definições propostas para o termo sugestionabilidade, assistindo-se a uma evolução no sentido da criação de concepções mais complexas e amplas. Paralelamente, alguns autores desenvolveram instrumentos específicos de medida da vulnerabilidade à sugestão: Gudjonsson, em 1984 e em 1987, criou duas versões paralelas das Escalas de Suges!ionabilidade de Gudjonsson (GSS- Gudjonsson Suggestibility Scales); em 2001, perspectivando a necessidade de melhorar o acesso à sugestionabilida-de de crianças em idade pré-escolar Scullin e Ceci construíram a VSSC- Vídeo Suggestibility Scale for Children. A relação entre o grau de sugestionabilidade e a idade cronológica dos sujeitos assume-se como a maior controvérsia patente na literatura que contempla o papel da sugestão no relato das testemunhas. De facto, enquanto que alguns autores defendem a precocidade da idade como factor de sugestão, outros argumentam que sujeitos com mais idade podem revelar maior tendência para a sugestionabilidade. Estas divergências têm sido aproximadas e examinadas à luz de aspectos metodológicos inerentes às investigações, orientando- se também esta análise para outros mecanismos que podem explicar a sugestionabilidade. Estes abarcam variáveis de índole biológica, social e cognitiva. Este artigo debruça-se nesta última categoria de variáveis, salientando a necessidade de novos estudos que clarifiquem as relações entre algumas variáveis cognitivas e o grau de sugestionabilidade evidenciado pelos sujeitos.
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Paralelamente, alguns autores desenvolveram instrumentos específicos de medida da vulnerabilidade à sugestão: Gudjonsson, em 1984 e em 1987, criou duas versões paralelas das Escalas de Suges!ionabilidade de Gudjonsson (GSS- Gudjonsson Suggestibility Scales); em 2001, perspectivando a necessidade de melhorar o acesso à sugestionabilida-de de crianças em idade pré-escolar Scullin e Ceci construíram a VSSC- Vídeo Suggestibility Scale for Children. A relação entre o grau de sugestionabilidade e a idade cronológica dos sujeitos assume-se como a maior controvérsia patente na literatura que contempla o papel da sugestão no relato das testemunhas. De facto, enquanto que alguns autores defendem a precocidade da idade como factor de sugestão, outros argumentam que sujeitos com mais idade podem revelar maior tendência para a sugestionabilidade. Estas divergências têm sido aproximadas e examinadas à luz de aspectos metodológicos inerentes às investigações, orientando- se também esta análise para outros mecanismos que podem explicar a sugestionabilidade. Estes abarcam variáveis de índole biológica, social e cognitiva. Este artigo debruça-se nesta última categoria de variáveis, salientando a necessidade de novos estudos que clarifiquem as relações entre algumas variáveis cognitivas e o grau de sugestionabilidade evidenciado pelos sujeitos.L'intérêt pour le phénomene de la suggestibilité a fait son apparition au tournant du XXême siêcle et s'est amplifié ces derniêres années. De nombreuses définitions pour le mot suggestibilité ont été proposées, évoluant vers la création de concepts plus complexes et plus amples~-En même temps, certains auteurs ont développé des instruments spécifiques permettant de mesurer la vulnérabilité à la suggestion : Gudjonsson, en 1984 et en 1987, a créé deux versions parallêles des Echelles de Suggestibilité de Gudjonsson (GSS- Gudjonsson Suggestibility Scales) ; en 2001, dans le but d'améliorer l'accês à la suggestibilité des enfants de l'école maternelle, Scullin et Ceci ont construit la VSSC- Vidéo Suggestibility Scale for Children. La relation entre le degré de suggestibilité et l'âge chronologique des sujets est l'objet d'une controverse, bien présente dans la littérature qui analyse le rôle de la suggestibilité dans le récit des témoins. En effet, alors que certains auteurs défendent la précocité de l'âge comme facteur de suggestibilité, d'autres argumentent quedes sujets plus âgés peuvent révéler une plus grande tendance à la suggestibilité. Ces divergences ont été analysées à la lumiere d'aspects méthodologiques inhérents à la recherche, d'autres mécanismes pouvant expliquer la suggestibilité ont été aussi pris en compte. Ceux-ci rassemblent des variables d'ordre biologique, social et cognitif. Cet article étudie ces variables et détache la nécessité de faire de nouvelles études afin de clarifier les relations entre certa ines variables cognitives et le degré de suggestibilité révélé par certains sujets.The interest in the phenomenon of suggestibility emerged at the turn of last century and has been growing ove r the past few years. Many definitions h ave been proposed for the term suggestibility, and broader and more complex concepts have been emerging. Simultaneously, some authors have developed specific instruments to gauge vulnerability to suggestion: Gudjonsson, in 1984 and in 1987, created two parallel versions of Gudjonsson Suggestibility Scales - GSS; in 2001, with a view to improving the access to suggestibility of children at pre-school age, Scullin e Ceci conceived VSSC- Video Suggestibility Scale for Children. The relationship between the degree of suggestibility and the chronological age of the 141 subjects has been considered as extremely controversial in the literature focusing on the role suggestion plays in witnesses' accounts. ln fact, while some authors hold that early age is a factor of suggestion, others argue that older subjects may reveal a greater inclination towards suggestibility. Such divergences have been studied and examined in the light of methodological aspects related with research, and this analysis has concentrated on other mechanisms that may explain suggestibility. These cover variables of a biological, social and cognitive nature. This articlefocuses on the latter category ofvariables and emphasizes the need for new studies that will clarify the relationships between some cognitive variables and the degree of suggestibility shown by the subjects.Universidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUC)Universidade do MinhoCunha, Alexandra Isabel da QuintãAlbuquerque, Pedro BarbasAlbuquerque, Teresa Margarida Moreira Freire Barbas de20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/37662porCunha, Alexandra; Pedro B. Albuquerque; Freire, Teresa. Sugestionabilidade em crianças: Definição de conceitos e análise de variáveis cognitivas, Psychologica, 46, 1, 125-141, 2007.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:56:09Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37662Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:45:45.943321Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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