O poder da sugestionabilidade interrogativa na distorção mnésica de crianças
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/37668 |
Resumo: | A sugestionabilidade é definida como o grau em que factores sociais e psicológicos influenciam a forma como codificamos, retemos e recuperamos determinadas memórias. Com a necessidade crescente de incluir nos processos judiciais o testemunho não corroborado de crianças, cria-se a possibilidade da recolha destes depoimentos poder estar sujeita a processos de sugestão. Conhecidos alguns factores internos relacionados com a sugestionabilidade (e.g., domínio da linguagem pelas crianças, nível intelectual, capacidade de memória, etc.), neste artigo abordaremos os factores externos que são dependentes das técnicas (e.g., entrevista) e dos técnicos (e.g., as suas crenças) que entrevistam estas crianças. |
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O poder da sugestionabilidade interrogativa na distorção mnésica de criançasMemory distortion in children: the role of interrogative suggestibilityMemóriaCriançasSugestionabilidadeSugestionabilidadeEmoçãoEntrevistadorFactores externosSuggestibilityChildrenEmotionInterviewerExternal factorsA sugestionabilidade é definida como o grau em que factores sociais e psicológicos influenciam a forma como codificamos, retemos e recuperamos determinadas memórias. Com a necessidade crescente de incluir nos processos judiciais o testemunho não corroborado de crianças, cria-se a possibilidade da recolha destes depoimentos poder estar sujeita a processos de sugestão. Conhecidos alguns factores internos relacionados com a sugestionabilidade (e.g., domínio da linguagem pelas crianças, nível intelectual, capacidade de memória, etc.), neste artigo abordaremos os factores externos que são dependentes das técnicas (e.g., entrevista) e dos técnicos (e.g., as suas crenças) que entrevistam estas crianças.Suggestibility is defined as the degree to which social and psychological factors influence the way we code, retain and retrieve specific memories. With the increasing necessity to include children testimony in prosecutions’ processes, there is the possibility that children statements may be subject to suggestion. There are some known internal factors associated with suggestibility (e.g., language skills, intellectual development, memory capacity, etc.). In this paper we will discuss the external factors related to the interview (e.g., types of questions) and the interviewer (e.g. emotional tone of the questions).Instituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Centro de Investigação e DesenvolvimentoUniversidade do MinhoCunha, Alexandra Isabel da QuintãAlbuquerque, Pedro BarbasAlbuquerque, Teresa Margarida Moreira Freire Barbas de20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/37668porCunha, Alexandra; Albuquerque, Pedro B.; Freire, Teresa. O poder da sugestionabilidade interrogativa na distorção mnésica de crianças, Psicologia, Educação e Cultura, 15, 2, 394-406, 2011.0874-2391info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:21:15Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37668Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:14:29.144095Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A sugestionabilidade é definida como o grau em que factores sociais e psicológicos influenciam a forma como codificamos, retemos e recuperamos determinadas memórias. Com a necessidade crescente de incluir nos processos judiciais o testemunho não corroborado de crianças, cria-se a possibilidade da recolha destes depoimentos poder estar sujeita a processos de sugestão. Conhecidos alguns factores internos relacionados com a sugestionabilidade (e.g., domínio da linguagem pelas crianças, nível intelectual, capacidade de memória, etc.), neste artigo abordaremos os factores externos que são dependentes das técnicas (e.g., entrevista) e dos técnicos (e.g., as suas crenças) que entrevistam estas crianças. |
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