O poder da sugestionabilidade interrogativa na distorção mnésica de crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Alexandra Isabel da Quintã
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Albuquerque, Pedro Barbas, Albuquerque, Teresa Margarida Moreira Freire Barbas de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/37668
Resumo: A sugestionabilidade é definida como o grau em que factores sociais e psicológicos influenciam a forma como codificamos, retemos e recuperamos determinadas memórias. Com a necessidade crescente de incluir nos processos judiciais o testemunho não corroborado de crianças, cria-se a possibilidade da recolha destes depoimentos poder estar sujeita a processos de sugestão. Conhecidos alguns factores internos relacionados com a sugestionabilidade (e.g., domínio da linguagem pelas crianças, nível intelectual, capacidade de memória, etc.), neste artigo abordaremos os factores externos que são dependentes das técnicas (e.g., entrevista) e dos técnicos (e.g., as suas crenças) que entrevistam estas crianças.
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