O papel da administração escolar como suporte do projeto educativo de escola: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Eliana Bettencourt da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/11016
Resumo: O âmbito do presente projeto assenta no estudo de uma organização escolar. Junto desta foi obtida, compilada e processada a informação adequada a demonstrar que, ainda que de forma informal e na ausência de regras e de procedimentos mais ou menos delimitados ou assumidos, o papel da administração, enquanto timoneiro de um projeto, constitui a pedra de toque na implementação e na prossecução de um projeto. Neste caso, de um Projeto Educativo. O diagnóstico realizado como ferramenta idónea para alcançar o verdadeiro objetivo deste trabalho – compreender a importância da administração escolar como suporte do Projeto Educativo – procurou identificar fragilidades e potencialidades da organização estudada com enfoque na sua cultura organizacional. Obtidos os respetivos resultados, ver-se-á que a cultura organizacional emergente da unidade escolar estudada, de acordo com o Modelo dos Valores Contrastantes de Quinn, assenta numa preponderância das Relações Humanas. Igualmente se alcançará que o referido modelo vai ao encontro dos objetivos explícitos no Projeto Educativo. Com efeito, a confiança gerada pela participação, não de meros executores, mas de profissionais centrados numa atuação colaborativa, construtiva, discutida e orientada, assim, para a prossecução de um projeto resultado do confronto de várias competências, permite-nos, com algum segurança, afirmar que esta organização estará apta a alcançar os objetivos e metas a que se propôs. Ao acabado de referir, acresce a proposta de criação de um Sistema de Avaliação de Desempenho, construído com base no aproveitamento dos específicos recursos humanos da organização por forma a reforçar a cultura já vigente
id RCAP_9381f508d09290c25b627b84dcde6979
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/11016
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel da administração escolar como suporte do projeto educativo de escola: estudo de casoAdministração escolarCultura organizacionalOrganizaçãoProjeto educativoschool administrationOrganizational cultureOrganizationEducational projectO âmbito do presente projeto assenta no estudo de uma organização escolar. Junto desta foi obtida, compilada e processada a informação adequada a demonstrar que, ainda que de forma informal e na ausência de regras e de procedimentos mais ou menos delimitados ou assumidos, o papel da administração, enquanto timoneiro de um projeto, constitui a pedra de toque na implementação e na prossecução de um projeto. Neste caso, de um Projeto Educativo. O diagnóstico realizado como ferramenta idónea para alcançar o verdadeiro objetivo deste trabalho – compreender a importância da administração escolar como suporte do Projeto Educativo – procurou identificar fragilidades e potencialidades da organização estudada com enfoque na sua cultura organizacional. Obtidos os respetivos resultados, ver-se-á que a cultura organizacional emergente da unidade escolar estudada, de acordo com o Modelo dos Valores Contrastantes de Quinn, assenta numa preponderância das Relações Humanas. Igualmente se alcançará que o referido modelo vai ao encontro dos objetivos explícitos no Projeto Educativo. Com efeito, a confiança gerada pela participação, não de meros executores, mas de profissionais centrados numa atuação colaborativa, construtiva, discutida e orientada, assim, para a prossecução de um projeto resultado do confronto de várias competências, permite-nos, com algum segurança, afirmar que esta organização estará apta a alcançar os objetivos e metas a que se propôs. Ao acabado de referir, acresce a proposta de criação de um Sistema de Avaliação de Desempenho, construído com base no aproveitamento dos específicos recursos humanos da organização por forma a reforçar a cultura já vigenteThe scope of this project is based on the study of a school organization. Along this work was obtained, compiled and processed the appropriate information to demonstrate that, although informally and in the absence of more or less defined or assumed rules and procedures, the management’s role, as a helmsman of a project, is the basis of the implementation and continuation of a project. An educational project in the present case. The assessment as an ideal tool to achieve the real purpose of this work - understand the importance of the school administration and of the Educational Project support - sought to identify weaknesses and potentials of the studied organization with the focus on the organizational culture. As the results are obtained we will see that the emerging organizational culture of the studied school, according to the model of Quinn’s Competing Values Framework - CVF, is based on a preponderance of Human Relations. It is also achieved that the model meets the explicit objectives in the Educational Project. Indeed, the confidence generated by the participation of not mere executors but of focused professionals in a collaborative, constructive, discussion-oriented performance to the pursuing of a project which results of the confrontation of various skills, enables us, with some security, to state that this organization will be able to achieve the defined objectives and targets. Furthermore, the creation of a Performance Evaluation System is proposed built on the use of the specific human resources of the organization in order to strengthen the already existing culture.2016-03-04T12:04:26Z2015-01-01T00:00:00Z20152015-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/11016TID:201086182porMarques, Eliana Bettencourt da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:42:06Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/11016Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:19:39.018159Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel da administração escolar como suporte do projeto educativo de escola: estudo de caso
title O papel da administração escolar como suporte do projeto educativo de escola: estudo de caso
spellingShingle O papel da administração escolar como suporte do projeto educativo de escola: estudo de caso
Marques, Eliana Bettencourt da Silva
Administração escolar
Cultura organizacional
Organização
Projeto educativo
school administration
Organizational culture
Organization
Educational project
title_short O papel da administração escolar como suporte do projeto educativo de escola: estudo de caso
title_full O papel da administração escolar como suporte do projeto educativo de escola: estudo de caso
title_fullStr O papel da administração escolar como suporte do projeto educativo de escola: estudo de caso
title_full_unstemmed O papel da administração escolar como suporte do projeto educativo de escola: estudo de caso
title_sort O papel da administração escolar como suporte do projeto educativo de escola: estudo de caso
author Marques, Eliana Bettencourt da Silva
author_facet Marques, Eliana Bettencourt da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Eliana Bettencourt da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Administração escolar
Cultura organizacional
Organização
Projeto educativo
school administration
Organizational culture
Organization
Educational project
topic Administração escolar
Cultura organizacional
Organização
Projeto educativo
school administration
Organizational culture
Organization
Educational project
description O âmbito do presente projeto assenta no estudo de uma organização escolar. Junto desta foi obtida, compilada e processada a informação adequada a demonstrar que, ainda que de forma informal e na ausência de regras e de procedimentos mais ou menos delimitados ou assumidos, o papel da administração, enquanto timoneiro de um projeto, constitui a pedra de toque na implementação e na prossecução de um projeto. Neste caso, de um Projeto Educativo. O diagnóstico realizado como ferramenta idónea para alcançar o verdadeiro objetivo deste trabalho – compreender a importância da administração escolar como suporte do Projeto Educativo – procurou identificar fragilidades e potencialidades da organização estudada com enfoque na sua cultura organizacional. Obtidos os respetivos resultados, ver-se-á que a cultura organizacional emergente da unidade escolar estudada, de acordo com o Modelo dos Valores Contrastantes de Quinn, assenta numa preponderância das Relações Humanas. Igualmente se alcançará que o referido modelo vai ao encontro dos objetivos explícitos no Projeto Educativo. Com efeito, a confiança gerada pela participação, não de meros executores, mas de profissionais centrados numa atuação colaborativa, construtiva, discutida e orientada, assim, para a prossecução de um projeto resultado do confronto de várias competências, permite-nos, com algum segurança, afirmar que esta organização estará apta a alcançar os objetivos e metas a que se propôs. Ao acabado de referir, acresce a proposta de criação de um Sistema de Avaliação de Desempenho, construído com base no aproveitamento dos específicos recursos humanos da organização por forma a reforçar a cultura já vigente
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2015-09
2016-03-04T12:04:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/11016
TID:201086182
url http://hdl.handle.net/10071/11016
identifier_str_mv TID:201086182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134756033527808