O perfil do gestor escolar : da gestão à liderança educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peres, Maria da Conceição Picaró
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/16217
Resumo: Esta investigação qualitativa assentou num estudo de caso com triangulação de dados para atingir os objetivos de definir o perfil do gestor escolar e a compreender a relação entre gestão e liderança educativa. Consequentemente, o enquadramento teórico visou a liderança organizacional e a abordagem sucinta das seguintes variáveis associadas: cultura e comunicação organizacional, organizações que aprendem e inovação organizacional. Foi ainda analisada a autonomia como cenário ideal desta associação. Os instrumentos de recolha de dados foram três entrevistas a três presidentes de conselhos executivos de três escolas secundárias com 3.° Ciclo de uma região a sul do rio Tejo e questionários aos professores, funcionários administrativos e funcionários auxiliares de ação educativa das respetivas escolas para validar a análise de conteúdo das entrevistas. Concluiu-se que o perfil do gestor escolar tem ainda preferencialmente características de gestor, notando-se uma maior inovação nas escolas onde a liderança é prática assumida. /ABSTRACT - This qualitative research aimed at defining the profile of the school manager and understanding the relation between management and leadership in the school organization. Leadership is the conceptual framework of this research supported by the connection among the following associated variables: organizational culture, communication, learning organization and innovation. Autonomy is the best scenario for this association. This research was based on a study case with the triangulation of data: three interviews to three presidents of the executive board of three secondary schools with the third cycle and questionnaires to teachers, administrative employees and educational auxiliary employees. Through the analyses of the data it is possible to confirm the prevailing profile of manager, although there are characteristics of leadership, especially in two of the three presidents interviewed. It can also be concluded that the stronger the leader attributes are the better the process of innovation can be implemented.
id RCAP_44a3efdc22efc44bbbbbd7fd90303199
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/16217
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O perfil do gestor escolar : da gestão à liderança educativaLiderançaCultura organizacionalComunicaçãoOrganização que aprendeInovaçãoAutonomiaLeadershipOrganizational cultureCommunicationLearning organizationInnovationAutonomyEsta investigação qualitativa assentou num estudo de caso com triangulação de dados para atingir os objetivos de definir o perfil do gestor escolar e a compreender a relação entre gestão e liderança educativa. Consequentemente, o enquadramento teórico visou a liderança organizacional e a abordagem sucinta das seguintes variáveis associadas: cultura e comunicação organizacional, organizações que aprendem e inovação organizacional. Foi ainda analisada a autonomia como cenário ideal desta associação. Os instrumentos de recolha de dados foram três entrevistas a três presidentes de conselhos executivos de três escolas secundárias com 3.° Ciclo de uma região a sul do rio Tejo e questionários aos professores, funcionários administrativos e funcionários auxiliares de ação educativa das respetivas escolas para validar a análise de conteúdo das entrevistas. Concluiu-se que o perfil do gestor escolar tem ainda preferencialmente características de gestor, notando-se uma maior inovação nas escolas onde a liderança é prática assumida. /ABSTRACT - This qualitative research aimed at defining the profile of the school manager and understanding the relation between management and leadership in the school organization. Leadership is the conceptual framework of this research supported by the connection among the following associated variables: organizational culture, communication, learning organization and innovation. Autonomy is the best scenario for this association. This research was based on a study case with the triangulation of data: three interviews to three presidents of the executive board of three secondary schools with the third cycle and questionnaires to teachers, administrative employees and educational auxiliary employees. Through the analyses of the data it is possible to confirm the prevailing profile of manager, although there are characteristics of leadership, especially in two of the three presidents interviewed. It can also be concluded that the stronger the leader attributes are the better the process of innovation can be implemented.Universidade de Évora2015-11-06T09:39:38Z2015-11-062007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/16217http://hdl.handle.net/10174/16217pordep. C.S.teses@bib.uevora.pt676Peres, Maria da Conceição Picaróinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:02:45Zoai:dspace.uevora.pt:10174/16217Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:38.511441Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O perfil do gestor escolar : da gestão à liderança educativa
title O perfil do gestor escolar : da gestão à liderança educativa
spellingShingle O perfil do gestor escolar : da gestão à liderança educativa
Peres, Maria da Conceição Picaró
Liderança
Cultura organizacional
Comunicação
Organização que aprende
Inovação
Autonomia
Leadership
Organizational culture
Communication
Learning organization
Innovation
Autonomy
title_short O perfil do gestor escolar : da gestão à liderança educativa
title_full O perfil do gestor escolar : da gestão à liderança educativa
title_fullStr O perfil do gestor escolar : da gestão à liderança educativa
title_full_unstemmed O perfil do gestor escolar : da gestão à liderança educativa
title_sort O perfil do gestor escolar : da gestão à liderança educativa
author Peres, Maria da Conceição Picaró
author_facet Peres, Maria da Conceição Picaró
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peres, Maria da Conceição Picaró
dc.subject.por.fl_str_mv Liderança
Cultura organizacional
Comunicação
Organização que aprende
Inovação
Autonomia
Leadership
Organizational culture
Communication
Learning organization
Innovation
Autonomy
topic Liderança
Cultura organizacional
Comunicação
Organização que aprende
Inovação
Autonomia
Leadership
Organizational culture
Communication
Learning organization
Innovation
Autonomy
description Esta investigação qualitativa assentou num estudo de caso com triangulação de dados para atingir os objetivos de definir o perfil do gestor escolar e a compreender a relação entre gestão e liderança educativa. Consequentemente, o enquadramento teórico visou a liderança organizacional e a abordagem sucinta das seguintes variáveis associadas: cultura e comunicação organizacional, organizações que aprendem e inovação organizacional. Foi ainda analisada a autonomia como cenário ideal desta associação. Os instrumentos de recolha de dados foram três entrevistas a três presidentes de conselhos executivos de três escolas secundárias com 3.° Ciclo de uma região a sul do rio Tejo e questionários aos professores, funcionários administrativos e funcionários auxiliares de ação educativa das respetivas escolas para validar a análise de conteúdo das entrevistas. Concluiu-se que o perfil do gestor escolar tem ainda preferencialmente características de gestor, notando-se uma maior inovação nas escolas onde a liderança é prática assumida. /ABSTRACT - This qualitative research aimed at defining the profile of the school manager and understanding the relation between management and leadership in the school organization. Leadership is the conceptual framework of this research supported by the connection among the following associated variables: organizational culture, communication, learning organization and innovation. Autonomy is the best scenario for this association. This research was based on a study case with the triangulation of data: three interviews to three presidents of the executive board of three secondary schools with the third cycle and questionnaires to teachers, administrative employees and educational auxiliary employees. Through the analyses of the data it is possible to confirm the prevailing profile of manager, although there are characteristics of leadership, especially in two of the three presidents interviewed. It can also be concluded that the stronger the leader attributes are the better the process of innovation can be implemented.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01T00:00:00Z
2015-11-06T09:39:38Z
2015-11-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/16217
http://hdl.handle.net/10174/16217
url http://hdl.handle.net/10174/16217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv dep. C.S.
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136569359073280