Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/3440 |
Resumo: | 5 Resumo Este Relatório de Estágio tem como finalidade, entre outras, expor todo o trabalho desenvolvido ao longo do estágio profissional que decorreu num contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico, situado na cidade de Bragança. No decorrer da minha acção educativa foi desenvolvido um projecto de Investigação - Acção. Este estudo teve como propósito conhecer que relações interpessoais se desenvolvem entre crianças ditas “normais”e crianças com NEE, em contexto de 1ºciclo do ensino básico, que possam ser facilitadoras do processo de integração/inclusão destes. Considerou-se ainda pertinente conhecer as percepções do(s) professor(es) acerca da integração de crianças com NEE nas salas de aulas de ensino regular. Os sujeitos que integraram este estudo eram crianças a frequentar o 3.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico de uma escola pública do distrito de Bragança e respectiva professora cooperante. Para a recolha de dados da intervenção pedagógica recorreu-se à observação participante, por meio de registos em diários de bordo e a um questionário aplicado à professora cooperante. Os resultados obtidos revelam-nos que a professora concorda com a integração oferecendo a todos os alunos, com e sem NEE, um ambiente inclusivo onde todos participam nas mesmas actividades havendo oportunidade de partilhar experiências entre eles. Podemos ainda concluir que a turma apresenta alguns preconceitos em relação às crianças com NEE mostrando-se, por vezes, apreensivos ao nível da sua integração nas actividades de sala de aula. Concluiu-se que as sessões de intervenção pedagógica foram importantes para sensibilizar a turma para esta problemática, tendo-se verificado melhorias ao nível das suas atitudes e comportamentos. Das atitudes dos alunos nas diferentes actividades realizadas emergiram amizades entre todos permitindo estas serem facilitadoras do processo de integração/inclusão das crianças com NEE. Face a isto, as relações interpessoais que a turma desenvolveu foram de entreajuda, cooperação, respeito, amizade e partilha.This Report Stage has the purpose, among others, to expose all the work done during the internship that took place in a context of the First Cycle of Basic Education in the town of Bragança. Throughout my educational activity was developed a Research - Action project. This study it had as intention to know that interpersonal relations if develop between said children “normal” and children with NEE, in context of 1ºciclo of basic education, that can be facilitating of the process integration /inclusion of these. It was still considered pertinent to know the perceptions of (s) the professor (you are) concerning the integration of children with NEE in the classrooms of regular education. The citizens that had integrated this study were children to attend third year of Primary School of a public school, from the district of Bragança, and their cooperating teacher. For the retraction of data of the pedagogical intervention the participant comment was appealed to it, by means of registers in target log book and to a questionnaire applied to the cooperating teacher. The gotten results disclose-in that the teacher agrees to the integration offering to all the pupils, to and without NEE, an inclusive environment where all participate in the same activities having chance of share experiences between them. We can still conclude that the group presents some preconceptions in relation to the children with NEE revealing, for times, apprehensive to the level of its integration in the activities of classroom. It was concluded that the sessions of pedagogical intervention had been important to sensitize the group for this problematic one, having itself verified improvements to the level of its attitudes and behaviors. Of the attitudes of the pupils in the different carried through activities friendships between all had emerged allowing these to be facilitating of the integration process/inclusion of the children with NEE. Face to this, the interpersonal relations that the group developed had been of mutual, cooperation, respect, friendship and allotment. |
id |
RCAP_9386371b4d4498c04700f09f8e38b60e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/3440 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico5 Resumo Este Relatório de Estágio tem como finalidade, entre outras, expor todo o trabalho desenvolvido ao longo do estágio profissional que decorreu num contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico, situado na cidade de Bragança. No decorrer da minha acção educativa foi desenvolvido um projecto de Investigação - Acção. Este estudo teve como propósito conhecer que relações interpessoais se desenvolvem entre crianças ditas “normais”e crianças com NEE, em contexto de 1ºciclo do ensino básico, que possam ser facilitadoras do processo de integração/inclusão destes. Considerou-se ainda pertinente conhecer as percepções do(s) professor(es) acerca da integração de crianças com NEE nas salas de aulas de ensino regular. Os sujeitos que integraram este estudo eram crianças a frequentar o 3.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico de uma escola pública do distrito de Bragança e respectiva professora cooperante. Para a recolha de dados da intervenção pedagógica recorreu-se à observação participante, por meio de registos em diários de bordo e a um questionário aplicado à professora cooperante. Os resultados obtidos revelam-nos que a professora concorda com a integração oferecendo a todos os alunos, com e sem NEE, um ambiente inclusivo onde todos participam nas mesmas actividades havendo oportunidade de partilhar experiências entre eles. Podemos ainda concluir que a turma apresenta alguns preconceitos em relação às crianças com NEE mostrando-se, por vezes, apreensivos ao nível da sua integração nas actividades de sala de aula. Concluiu-se que as sessões de intervenção pedagógica foram importantes para sensibilizar a turma para esta problemática, tendo-se verificado melhorias ao nível das suas atitudes e comportamentos. Das atitudes dos alunos nas diferentes actividades realizadas emergiram amizades entre todos permitindo estas serem facilitadoras do processo de integração/inclusão das crianças com NEE. Face a isto, as relações interpessoais que a turma desenvolveu foram de entreajuda, cooperação, respeito, amizade e partilha.This Report Stage has the purpose, among others, to expose all the work done during the internship that took place in a context of the First Cycle of Basic Education in the town of Bragança. Throughout my educational activity was developed a Research - Action project. This study it had as intention to know that interpersonal relations if develop between said children “normal” and children with NEE, in context of 1ºciclo of basic education, that can be facilitating of the process integration /inclusion of these. It was still considered pertinent to know the perceptions of (s) the professor (you are) concerning the integration of children with NEE in the classrooms of regular education. The citizens that had integrated this study were children to attend third year of Primary School of a public school, from the district of Bragança, and their cooperating teacher. For the retraction of data of the pedagogical intervention the participant comment was appealed to it, by means of registers in target log book and to a questionnaire applied to the cooperating teacher. The gotten results disclose-in that the teacher agrees to the integration offering to all the pupils, to and without NEE, an inclusive environment where all participate in the same activities having chance of share experiences between them. We can still conclude that the group presents some preconceptions in relation to the children with NEE revealing, for times, apprehensive to the level of its integration in the activities of classroom. It was concluded that the sessions of pedagogical intervention had been important to sensitize the group for this problematic one, having itself verified improvements to the level of its attitudes and behaviors. Of the attitudes of the pupils in the different carried through activities friendships between all had emerged allowing these to be facilitating of the integration process/inclusion of the children with NEE. Face to this, the interpersonal relations that the group developed had been of mutual, cooperation, respect, friendship and allotment.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoQueirós, Telma Maria GonçalvesBiblioteca Digital do IPBMorais, Sandra Pinto Gonçalves2011-02-17T17:26:48Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/3440porMorais, Sandra Pinto Gonçalves (2010). Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Bragança: ESE. Relatório de Estágio para obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:09:23Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/3440Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:56:26.736153Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico Morais, Sandra Pinto Gonçalves |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Morais, Sandra Pinto Gonçalves |
author_facet |
Morais, Sandra Pinto Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Queirós, Telma Maria Gonçalves Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Sandra Pinto Gonçalves |
description |
5 Resumo Este Relatório de Estágio tem como finalidade, entre outras, expor todo o trabalho desenvolvido ao longo do estágio profissional que decorreu num contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico, situado na cidade de Bragança. No decorrer da minha acção educativa foi desenvolvido um projecto de Investigação - Acção. Este estudo teve como propósito conhecer que relações interpessoais se desenvolvem entre crianças ditas “normais”e crianças com NEE, em contexto de 1ºciclo do ensino básico, que possam ser facilitadoras do processo de integração/inclusão destes. Considerou-se ainda pertinente conhecer as percepções do(s) professor(es) acerca da integração de crianças com NEE nas salas de aulas de ensino regular. Os sujeitos que integraram este estudo eram crianças a frequentar o 3.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico de uma escola pública do distrito de Bragança e respectiva professora cooperante. Para a recolha de dados da intervenção pedagógica recorreu-se à observação participante, por meio de registos em diários de bordo e a um questionário aplicado à professora cooperante. Os resultados obtidos revelam-nos que a professora concorda com a integração oferecendo a todos os alunos, com e sem NEE, um ambiente inclusivo onde todos participam nas mesmas actividades havendo oportunidade de partilhar experiências entre eles. Podemos ainda concluir que a turma apresenta alguns preconceitos em relação às crianças com NEE mostrando-se, por vezes, apreensivos ao nível da sua integração nas actividades de sala de aula. Concluiu-se que as sessões de intervenção pedagógica foram importantes para sensibilizar a turma para esta problemática, tendo-se verificado melhorias ao nível das suas atitudes e comportamentos. Das atitudes dos alunos nas diferentes actividades realizadas emergiram amizades entre todos permitindo estas serem facilitadoras do processo de integração/inclusão das crianças com NEE. Face a isto, as relações interpessoais que a turma desenvolveu foram de entreajuda, cooperação, respeito, amizade e partilha.This Report Stage has the purpose, among others, to expose all the work done during the internship that took place in a context of the First Cycle of Basic Education in the town of Bragança. Throughout my educational activity was developed a Research - Action project. This study it had as intention to know that interpersonal relations if develop between said children “normal” and children with NEE, in context of 1ºciclo of basic education, that can be facilitating of the process integration /inclusion of these. It was still considered pertinent to know the perceptions of (s) the professor (you are) concerning the integration of children with NEE in the classrooms of regular education. The citizens that had integrated this study were children to attend third year of Primary School of a public school, from the district of Bragança, and their cooperating teacher. For the retraction of data of the pedagogical intervention the participant comment was appealed to it, by means of registers in target log book and to a questionnaire applied to the cooperating teacher. The gotten results disclose-in that the teacher agrees to the integration offering to all the pupils, to and without NEE, an inclusive environment where all participate in the same activities having chance of share experiences between them. We can still conclude that the group presents some preconceptions in relation to the children with NEE revealing, for times, apprehensive to the level of its integration in the activities of classroom. It was concluded that the sessions of pedagogical intervention had been important to sensitize the group for this problematic one, having itself verified improvements to the level of its attitudes and behaviors. Of the attitudes of the pupils in the different carried through activities friendships between all had emerged allowing these to be facilitating of the integration process/inclusion of the children with NEE. Face to this, the interpersonal relations that the group developed had been of mutual, cooperation, respect, friendship and allotment. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z 2011-02-17T17:26:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/3440 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/3440 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Morais, Sandra Pinto Gonçalves (2010). Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Bragança: ESE. Relatório de Estágio para obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135173215780864 |