Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/16590 |
Resumo: | Neste documento, para além de termos assumido uma atitude crítica e reflexiva em relação aos desafios, processos e desempenhos do quotidiano profissional, experienciados em contexto de creche, educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico e, em parte, revelados nas experiências de ensino-aprendizagem aqui descritas e analisadas, também realizamos, a par das nossas práticas, uma investigação sobre a metodologia de Aprendizagem Cooperativa (AC). O interesse pela investigação das nossas próprias práticas pautou-se na metodologia da AC por considerarmos que ajuda a superar a falta de estimulação das metodologias mais tradicionais no sentido da formação integral das crianças. Assim, de entre as muitas dimensões da metodologia cooperativa, apenas nos centramos nas competências cooperativas, tais como, a interdependência positiva; a responsabilidade individual e de grupo; e a interação estimuladora. Destas emergiram três questões que nortearam o nosso trabalho de investigação: (i) A metodologia de trabalho cooperativo permite ultrapassar as limitações da metodologia tradicional, nomeadamente ao nível da coesão e da partilha, nos grupos de trabalho? (ii) O trabalho cooperativo terá influência no desenvolvimento cognitivo e social das crianças? (iii) A metodologia de trabalho cooperativo promove nas crianças o desenvolvimento da interdependência positiva, da responsabilidade individual e de grupo e a interação estimuladora? Definimos quatro objetivos: (i) investigar o processo de implementação da aprendizagem cooperativa: pré-implementação, implementação e pós-implementação; (ii) analisar as características dos grupos de aprendizagem cooperativa; (iii) analisar a dimensão competências cooperativas e as categorias a ela associadas; e (iv) avaliar e analisar os dados recolhidos da prática numa linha de trabalho cooperativo. Situamo-nos numa abordagem qualitativa, com recurso a dados quantitativos, em conformidade com os instrumentos de recolha de dados utilizados. Atendendo ao tipo de público-alvo, as técnicas e instrumentos de recolha de dados aos quais recorremos no trabalho empírico foram as notas de campo, a pesquisa documental e autoavaliação do trabalho individual e de grupo, e os registos em vídeo e fotográficos. As experiências de ensino-aprendizagem descritas permitem demonstrar as realidades vividas, bem como as estratégias que utilizamos nos diversos contextos pelos quais passamos. A adequação da AC conduziu-nos à análise da dimensão competências cooperativas para a avaliação do processo de trabalho de grupo. Os resultados mostram que utilizando a metodologia referida, conseguimos formar crianças mais capazes, críticas, atentas ao mundo em redor, ativas, responsáveis e sobretudo capazes de cooperar e colaborar entre si, por exemplo as crianças dos três contextos mostraram-se cooperantes face a esta nova metodologia. |
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Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoAprendizagem CooperativaCompetências cooperativasEducação Pré-EscolarDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNeste documento, para além de termos assumido uma atitude crítica e reflexiva em relação aos desafios, processos e desempenhos do quotidiano profissional, experienciados em contexto de creche, educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico e, em parte, revelados nas experiências de ensino-aprendizagem aqui descritas e analisadas, também realizamos, a par das nossas práticas, uma investigação sobre a metodologia de Aprendizagem Cooperativa (AC). O interesse pela investigação das nossas próprias práticas pautou-se na metodologia da AC por considerarmos que ajuda a superar a falta de estimulação das metodologias mais tradicionais no sentido da formação integral das crianças. Assim, de entre as muitas dimensões da metodologia cooperativa, apenas nos centramos nas competências cooperativas, tais como, a interdependência positiva; a responsabilidade individual e de grupo; e a interação estimuladora. Destas emergiram três questões que nortearam o nosso trabalho de investigação: (i) A metodologia de trabalho cooperativo permite ultrapassar as limitações da metodologia tradicional, nomeadamente ao nível da coesão e da partilha, nos grupos de trabalho? (ii) O trabalho cooperativo terá influência no desenvolvimento cognitivo e social das crianças? (iii) A metodologia de trabalho cooperativo promove nas crianças o desenvolvimento da interdependência positiva, da responsabilidade individual e de grupo e a interação estimuladora? Definimos quatro objetivos: (i) investigar o processo de implementação da aprendizagem cooperativa: pré-implementação, implementação e pós-implementação; (ii) analisar as características dos grupos de aprendizagem cooperativa; (iii) analisar a dimensão competências cooperativas e as categorias a ela associadas; e (iv) avaliar e analisar os dados recolhidos da prática numa linha de trabalho cooperativo. Situamo-nos numa abordagem qualitativa, com recurso a dados quantitativos, em conformidade com os instrumentos de recolha de dados utilizados. Atendendo ao tipo de público-alvo, as técnicas e instrumentos de recolha de dados aos quais recorremos no trabalho empírico foram as notas de campo, a pesquisa documental e autoavaliação do trabalho individual e de grupo, e os registos em vídeo e fotográficos. As experiências de ensino-aprendizagem descritas permitem demonstrar as realidades vividas, bem como as estratégias que utilizamos nos diversos contextos pelos quais passamos. A adequação da AC conduziu-nos à análise da dimensão competências cooperativas para a avaliação do processo de trabalho de grupo. Os resultados mostram que utilizando a metodologia referida, conseguimos formar crianças mais capazes, críticas, atentas ao mundo em redor, ativas, responsáveis e sobretudo capazes de cooperar e colaborar entre si, por exemplo as crianças dos três contextos mostraram-se cooperantes face a esta nova metodologia.We emphasize that in this document, in addition to having taken a critical and reflexive attitude towards the challenges, processes and performances of daily life, experienced in the context of day-care, pre-school and primary education, revealed in the teaching-learning experiences described and analyzed, we also carried out, along with our practices, an investigation about Cooperative Learning (CA) methodology. The interest in the investigation of our own practices was based on the methodology of the AC because we consider that it helps to overcome the lack of stimulation of the more traditional methodologies towards the integral formation of the children. Thus, among the many dimensions of the cooperative methodology, we only focus on cooperative skills, such as positive interdependence; individual and group responsibility; and stimulatory interaction. From these emerged three questions that guided our research work: (i) Does the methodology of cooperative work overcome the limitations of the traditional methodology, namely at the level of cohesion and sharing, in the working groups? (ii) Will cooperative work influence the cognitive and social development of children? (iii) Does the methodology of cooperative work promote in children the development of positive interdependence, individual and group responsibility and stimulating interaction? We defined four objectives: (i) to investigate the implementation process of cooperative learning: pre-implementation, implementation and post-implementation; (ii) analyze the characteristics of cooperative learning groups; (iii) analyze the cooperative competencies dimension and the categories associated with it; and (iv) assess and analyze data collected from practice in a cooperative line of work. We are in a qualitative approach using quantitative data in accordance with the data collection instruments used. Regarding the type of target audience, the techniques and instruments of data collection that we used in the empirical work were field notes, documentary research and self-evaluation of individual and group work, and video and photographic records. The teaching-learning experiences described allow us to demonstrate the realities we have lived, as well as the strategies we use in the different contexts we have been through. The adequacy of CA led us to analyze the cooperative skills dimension for the evaluation of the group work process. The results show that using the mentioned methodology, we were able to train children who were more capable, critical, attentive to the surrounding world, active, responsible and above all able to cooperate and collaborate among themselves, for example children from all three contexts were cooperative towards this new methodology.Mesquita, ElzaPires, DelminaBiblioteca Digital do IPBMorais, Ivão Estanheiro2018-03-27T15:21:41Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/16590TID:201837170porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:38:13Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/16590Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:06:00.126285Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Neste documento, para além de termos assumido uma atitude crítica e reflexiva em relação aos desafios, processos e desempenhos do quotidiano profissional, experienciados em contexto de creche, educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico e, em parte, revelados nas experiências de ensino-aprendizagem aqui descritas e analisadas, também realizamos, a par das nossas práticas, uma investigação sobre a metodologia de Aprendizagem Cooperativa (AC). O interesse pela investigação das nossas próprias práticas pautou-se na metodologia da AC por considerarmos que ajuda a superar a falta de estimulação das metodologias mais tradicionais no sentido da formação integral das crianças. Assim, de entre as muitas dimensões da metodologia cooperativa, apenas nos centramos nas competências cooperativas, tais como, a interdependência positiva; a responsabilidade individual e de grupo; e a interação estimuladora. Destas emergiram três questões que nortearam o nosso trabalho de investigação: (i) A metodologia de trabalho cooperativo permite ultrapassar as limitações da metodologia tradicional, nomeadamente ao nível da coesão e da partilha, nos grupos de trabalho? (ii) O trabalho cooperativo terá influência no desenvolvimento cognitivo e social das crianças? (iii) A metodologia de trabalho cooperativo promove nas crianças o desenvolvimento da interdependência positiva, da responsabilidade individual e de grupo e a interação estimuladora? Definimos quatro objetivos: (i) investigar o processo de implementação da aprendizagem cooperativa: pré-implementação, implementação e pós-implementação; (ii) analisar as características dos grupos de aprendizagem cooperativa; (iii) analisar a dimensão competências cooperativas e as categorias a ela associadas; e (iv) avaliar e analisar os dados recolhidos da prática numa linha de trabalho cooperativo. Situamo-nos numa abordagem qualitativa, com recurso a dados quantitativos, em conformidade com os instrumentos de recolha de dados utilizados. Atendendo ao tipo de público-alvo, as técnicas e instrumentos de recolha de dados aos quais recorremos no trabalho empírico foram as notas de campo, a pesquisa documental e autoavaliação do trabalho individual e de grupo, e os registos em vídeo e fotográficos. As experiências de ensino-aprendizagem descritas permitem demonstrar as realidades vividas, bem como as estratégias que utilizamos nos diversos contextos pelos quais passamos. A adequação da AC conduziu-nos à análise da dimensão competências cooperativas para a avaliação do processo de trabalho de grupo. Os resultados mostram que utilizando a metodologia referida, conseguimos formar crianças mais capazes, críticas, atentas ao mundo em redor, ativas, responsáveis e sobretudo capazes de cooperar e colaborar entre si, por exemplo as crianças dos três contextos mostraram-se cooperantes face a esta nova metodologia. |
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