Construção e validação de uma prova de matemática para alunos do 1º ao 4º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/30352 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo apresentar um instrumento de 46 itens para avaliação de conhecimentos matemáticos para os primeiros quatro anos de escolaridade. Participaram no estudo 505 crianças portuguesas do 1º ao 4º ano do primeiro ciclo, com idades compreendidas entre os seis e os 12 anos. Uma análise fatorial de primeira e de segunda ordem revelou a existência de cinco fatores primários que se agrupam num único fator de segunda ordem relacionado com o conhecimento geral em matemática. Uma análise psicométrica com base no modelo de Rasch da Teoria de Resposta ao Item (TRI) permitiu depurar as propriedades psicométricas dos itens. A validade desenvolvimental do instrumento para os quatro anos de escolaridade abrangidos foi igualmente investigada e discutida. Palavras-chave: Conhecimentos matemáticos, prova de conhecimentos, teoria de resposta ao item. Abstract This study presents a forty-six item instrument for the assessment of mathematical knowledge for fi rst to fourth graders. Participants are 505 primary school Portuguese students from 1st to 4th grade, between six and 12 years old. A fi rst and second order factor analysis of the items shows that there are fi ve primary factors that are grouped in a single factor of second order related to general mathematical knowledge. A psychometric analysis based on Rasch’s model of the Item Response Theory (IRT) was conducted in order to clear up the psychometric properties of the items. The developmental validity of the instrument for primary grades is also reported and discussed. Keywords: Mathematical knowledge, knowledge test, item response theory. * Endereço para correspondência: Departamento de Psicologia, Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga, Portugal |
id |
RCAP_93a1efd496402f331d6e612a0c3b9051 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30352 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Construção e validação de uma prova de matemática para alunos do 1º ao 4º ano de escolaridadeConhecimentos matemáticosProva de conhecimentosTeoria de resposta ao itemItem response theoryKnowledge testMathematical knowledgeCiências Sociais::PsicologiaSocial SciencesEste estudo tem como objetivo apresentar um instrumento de 46 itens para avaliação de conhecimentos matemáticos para os primeiros quatro anos de escolaridade. Participaram no estudo 505 crianças portuguesas do 1º ao 4º ano do primeiro ciclo, com idades compreendidas entre os seis e os 12 anos. Uma análise fatorial de primeira e de segunda ordem revelou a existência de cinco fatores primários que se agrupam num único fator de segunda ordem relacionado com o conhecimento geral em matemática. Uma análise psicométrica com base no modelo de Rasch da Teoria de Resposta ao Item (TRI) permitiu depurar as propriedades psicométricas dos itens. A validade desenvolvimental do instrumento para os quatro anos de escolaridade abrangidos foi igualmente investigada e discutida. Palavras-chave: Conhecimentos matemáticos, prova de conhecimentos, teoria de resposta ao item. Abstract This study presents a forty-six item instrument for the assessment of mathematical knowledge for fi rst to fourth graders. Participants are 505 primary school Portuguese students from 1st to 4th grade, between six and 12 years old. A fi rst and second order factor analysis of the items shows that there are fi ve primary factors that are grouped in a single factor of second order related to general mathematical knowledge. A psychometric analysis based on Rasch’s model of the Item Response Theory (IRT) was conducted in order to clear up the psychometric properties of the items. The developmental validity of the instrument for primary grades is also reported and discussed. Keywords: Mathematical knowledge, knowledge test, item response theory. * Endereço para correspondência: Departamento de Psicologia, Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga, PortugalSpringerOpenUniversidade do MinhoLopes, JoãoBuenob, Maurício20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/30352por1678-715310.1590/1678-7153.201427303info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:54:19Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30352Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:53:50.257322Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção e validação de uma prova de matemática para alunos do 1º ao 4º ano de escolaridade |
title |
Construção e validação de uma prova de matemática para alunos do 1º ao 4º ano de escolaridade |
spellingShingle |
Construção e validação de uma prova de matemática para alunos do 1º ao 4º ano de escolaridade Lopes, João Conhecimentos matemáticos Prova de conhecimentos Teoria de resposta ao item Item response theory Knowledge test Mathematical knowledge Ciências Sociais::Psicologia Social Sciences |
title_short |
Construção e validação de uma prova de matemática para alunos do 1º ao 4º ano de escolaridade |
title_full |
Construção e validação de uma prova de matemática para alunos do 1º ao 4º ano de escolaridade |
title_fullStr |
Construção e validação de uma prova de matemática para alunos do 1º ao 4º ano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
Construção e validação de uma prova de matemática para alunos do 1º ao 4º ano de escolaridade |
title_sort |
Construção e validação de uma prova de matemática para alunos do 1º ao 4º ano de escolaridade |
author |
Lopes, João |
author_facet |
Lopes, João Buenob, Maurício |
author_role |
author |
author2 |
Buenob, Maurício |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, João Buenob, Maurício |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimentos matemáticos Prova de conhecimentos Teoria de resposta ao item Item response theory Knowledge test Mathematical knowledge Ciências Sociais::Psicologia Social Sciences |
topic |
Conhecimentos matemáticos Prova de conhecimentos Teoria de resposta ao item Item response theory Knowledge test Mathematical knowledge Ciências Sociais::Psicologia Social Sciences |
description |
Este estudo tem como objetivo apresentar um instrumento de 46 itens para avaliação de conhecimentos matemáticos para os primeiros quatro anos de escolaridade. Participaram no estudo 505 crianças portuguesas do 1º ao 4º ano do primeiro ciclo, com idades compreendidas entre os seis e os 12 anos. Uma análise fatorial de primeira e de segunda ordem revelou a existência de cinco fatores primários que se agrupam num único fator de segunda ordem relacionado com o conhecimento geral em matemática. Uma análise psicométrica com base no modelo de Rasch da Teoria de Resposta ao Item (TRI) permitiu depurar as propriedades psicométricas dos itens. A validade desenvolvimental do instrumento para os quatro anos de escolaridade abrangidos foi igualmente investigada e discutida. Palavras-chave: Conhecimentos matemáticos, prova de conhecimentos, teoria de resposta ao item. Abstract This study presents a forty-six item instrument for the assessment of mathematical knowledge for fi rst to fourth graders. Participants are 505 primary school Portuguese students from 1st to 4th grade, between six and 12 years old. A fi rst and second order factor analysis of the items shows that there are fi ve primary factors that are grouped in a single factor of second order related to general mathematical knowledge. A psychometric analysis based on Rasch’s model of the Item Response Theory (IRT) was conducted in order to clear up the psychometric properties of the items. The developmental validity of the instrument for primary grades is also reported and discussed. Keywords: Mathematical knowledge, knowledge test, item response theory. * Endereço para correspondência: Departamento de Psicologia, Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga, Portugal |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/30352 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/30352 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1678-7153 10.1590/1678-7153.201427303 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SpringerOpen |
publisher.none.fl_str_mv |
SpringerOpen |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133135861972992 |