Construção e validação de uma prova de matemática para alunos do 1º ao 4º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, João
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Buenob, Maurício
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/30352
Resumo: Este estudo tem como objetivo apresentar um instrumento de 46 itens para avaliação de conhecimentos matemáticos para os primeiros quatro anos de escolaridade. Participaram no estudo 505 crianças portuguesas do 1º ao 4º ano do primeiro ciclo, com idades compreendidas entre os seis e os 12 anos. Uma análise fatorial de primeira e de segunda ordem revelou a existência de cinco fatores primários que se agrupam num único fator de segunda ordem relacionado com o conhecimento geral em matemática. Uma análise psicométrica com base no modelo de Rasch da Teoria de Resposta ao Item (TRI) permitiu depurar as propriedades psicométricas dos itens. A validade desenvolvimental do instrumento para os quatro anos de escolaridade abrangidos foi igualmente investigada e discutida. Palavras-chave: Conhecimentos matemáticos, prova de conhecimentos, teoria de resposta ao item. Abstract This study presents a forty-six item instrument for the assessment of mathematical knowledge for fi rst to fourth graders. Participants are 505 primary school Portuguese students from 1st to 4th grade, between six and 12 years old. A fi rst and second order factor analysis of the items shows that there are fi ve primary factors that are grouped in a single factor of second order related to general mathematical knowledge. A psychometric analysis based on Rasch’s model of the Item Response Theory (IRT) was conducted in order to clear up the psychometric properties of the items. The developmental validity of the instrument for primary grades is also reported and discussed. Keywords: Mathematical knowledge, knowledge test, item response theory. * Endereço para correspondência: Departamento de Psicologia, Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga, Portugal
id RCAP_93a1efd496402f331d6e612a0c3b9051
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30352
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Construção e validação de uma prova de matemática para alunos do 1º ao 4º ano de escolaridadeConhecimentos matemáticosProva de conhecimentosTeoria de resposta ao itemItem response theoryKnowledge testMathematical knowledgeCiências Sociais::PsicologiaSocial SciencesEste estudo tem como objetivo apresentar um instrumento de 46 itens para avaliação de conhecimentos matemáticos para os primeiros quatro anos de escolaridade. Participaram no estudo 505 crianças portuguesas do 1º ao 4º ano do primeiro ciclo, com idades compreendidas entre os seis e os 12 anos. Uma análise fatorial de primeira e de segunda ordem revelou a existência de cinco fatores primários que se agrupam num único fator de segunda ordem relacionado com o conhecimento geral em matemática. Uma análise psicométrica com base no modelo de Rasch da Teoria de Resposta ao Item (TRI) permitiu depurar as propriedades psicométricas dos itens. A validade desenvolvimental do instrumento para os quatro anos de escolaridade abrangidos foi igualmente investigada e discutida. Palavras-chave: Conhecimentos matemáticos, prova de conhecimentos, teoria de resposta ao item. Abstract This study presents a forty-six item instrument for the assessment of mathematical knowledge for fi rst to fourth graders. Participants are 505 primary school Portuguese students from 1st to 4th grade, between six and 12 years old. A fi rst and second order factor analysis of the items shows that there are fi ve primary factors that are grouped in a single factor of second order related to general mathematical knowledge. A psychometric analysis based on Rasch’s model of the Item Response Theory (IRT) was conducted in order to clear up the psychometric properties of the items. The developmental validity of the instrument for primary grades is also reported and discussed. Keywords: Mathematical knowledge, knowledge test, item response theory. * Endereço para correspondência: Departamento de Psicologia, Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga, PortugalSpringerOpenUniversidade do MinhoLopes, JoãoBuenob, Maurício20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/30352por1678-715310.1590/1678-7153.201427303info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:54:19Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30352Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:53:50.257322Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Construção e validação de uma prova de matemática para alunos do 1º ao 4º ano de escolaridade
title Construção e validação de uma prova de matemática para alunos do 1º ao 4º ano de escolaridade
spellingShingle Construção e validação de uma prova de matemática para alunos do 1º ao 4º ano de escolaridade
Lopes, João
Conhecimentos matemáticos
Prova de conhecimentos
Teoria de resposta ao item
Item response theory
Knowledge test
Mathematical knowledge
Ciências Sociais::Psicologia
Social Sciences
title_short Construção e validação de uma prova de matemática para alunos do 1º ao 4º ano de escolaridade
title_full Construção e validação de uma prova de matemática para alunos do 1º ao 4º ano de escolaridade
title_fullStr Construção e validação de uma prova de matemática para alunos do 1º ao 4º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Construção e validação de uma prova de matemática para alunos do 1º ao 4º ano de escolaridade
title_sort Construção e validação de uma prova de matemática para alunos do 1º ao 4º ano de escolaridade
author Lopes, João
author_facet Lopes, João
Buenob, Maurício
author_role author
author2 Buenob, Maurício
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, João
Buenob, Maurício
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimentos matemáticos
Prova de conhecimentos
Teoria de resposta ao item
Item response theory
Knowledge test
Mathematical knowledge
Ciências Sociais::Psicologia
Social Sciences
topic Conhecimentos matemáticos
Prova de conhecimentos
Teoria de resposta ao item
Item response theory
Knowledge test
Mathematical knowledge
Ciências Sociais::Psicologia
Social Sciences
description Este estudo tem como objetivo apresentar um instrumento de 46 itens para avaliação de conhecimentos matemáticos para os primeiros quatro anos de escolaridade. Participaram no estudo 505 crianças portuguesas do 1º ao 4º ano do primeiro ciclo, com idades compreendidas entre os seis e os 12 anos. Uma análise fatorial de primeira e de segunda ordem revelou a existência de cinco fatores primários que se agrupam num único fator de segunda ordem relacionado com o conhecimento geral em matemática. Uma análise psicométrica com base no modelo de Rasch da Teoria de Resposta ao Item (TRI) permitiu depurar as propriedades psicométricas dos itens. A validade desenvolvimental do instrumento para os quatro anos de escolaridade abrangidos foi igualmente investigada e discutida. Palavras-chave: Conhecimentos matemáticos, prova de conhecimentos, teoria de resposta ao item. Abstract This study presents a forty-six item instrument for the assessment of mathematical knowledge for fi rst to fourth graders. Participants are 505 primary school Portuguese students from 1st to 4th grade, between six and 12 years old. A fi rst and second order factor analysis of the items shows that there are fi ve primary factors that are grouped in a single factor of second order related to general mathematical knowledge. A psychometric analysis based on Rasch’s model of the Item Response Theory (IRT) was conducted in order to clear up the psychometric properties of the items. The developmental validity of the instrument for primary grades is also reported and discussed. Keywords: Mathematical knowledge, knowledge test, item response theory. * Endereço para correspondência: Departamento de Psicologia, Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga, Portugal
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/30352
url http://hdl.handle.net/1822/30352
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1678-7153
10.1590/1678-7153.201427303
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SpringerOpen
publisher.none.fl_str_mv SpringerOpen
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133135861972992