Construção e validação de uma prova de Matemática para alunos do 1º ao 4º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000300434 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo apresentar um instrumento de 46 itens para avaliação de conhecimentos matemáticos para os primeiros quatro anos de escolaridade. Participaram no estudo 505 crianças portuguesas do 1º ao 4º ano do primeiro ciclo, com idades compreendidas entre os seis e os 12 anos. Uma análise fatorial de primeira e de segunda ordem revelou a existência de cinco fatores primários que se agrupam num único fator de segunda ordem relacionado com o conhecimento geral em matemática. Uma análise psicométrica com base no modelo de Rasch da Teoria de Resposta ao Item (TRI) permitiu depurar as propriedades psicométricas dos itens. A validade desenvolvimental do instrumento para os quatro anos de escolaridade abrangidos foi igualmente investigada e discutida. |
id |
UFRGS-5_d0fc0ac5ec393ea6baec201efb52368e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-79722014000300434 |
network_acronym_str |
UFRGS-5 |
network_name_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Construção e validação de uma prova de Matemática para alunos do 1º ao 4º ano de escolaridadeConhecimentos matemáticosprova de conhecimentosteoria de resposta ao itemEste estudo tem como objetivo apresentar um instrumento de 46 itens para avaliação de conhecimentos matemáticos para os primeiros quatro anos de escolaridade. Participaram no estudo 505 crianças portuguesas do 1º ao 4º ano do primeiro ciclo, com idades compreendidas entre os seis e os 12 anos. Uma análise fatorial de primeira e de segunda ordem revelou a existência de cinco fatores primários que se agrupam num único fator de segunda ordem relacionado com o conhecimento geral em matemática. Uma análise psicométrica com base no modelo de Rasch da Teoria de Resposta ao Item (TRI) permitiu depurar as propriedades psicométricas dos itens. A validade desenvolvimental do instrumento para os quatro anos de escolaridade abrangidos foi igualmente investigada e discutida.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2014-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000300434Psicologia: Reflexão e Crítica v.27 n.3 2014reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/1678-7153.201427303info:eu-repo/semantics/openAccessLopes,JoãoBueno,Mauríciopor2015-09-21T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722014000300434Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2015-09-21T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção e validação de uma prova de Matemática para alunos do 1º ao 4º ano de escolaridade |
title |
Construção e validação de uma prova de Matemática para alunos do 1º ao 4º ano de escolaridade |
spellingShingle |
Construção e validação de uma prova de Matemática para alunos do 1º ao 4º ano de escolaridade Lopes,João Conhecimentos matemáticos prova de conhecimentos teoria de resposta ao item |
title_short |
Construção e validação de uma prova de Matemática para alunos do 1º ao 4º ano de escolaridade |
title_full |
Construção e validação de uma prova de Matemática para alunos do 1º ao 4º ano de escolaridade |
title_fullStr |
Construção e validação de uma prova de Matemática para alunos do 1º ao 4º ano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
Construção e validação de uma prova de Matemática para alunos do 1º ao 4º ano de escolaridade |
title_sort |
Construção e validação de uma prova de Matemática para alunos do 1º ao 4º ano de escolaridade |
author |
Lopes,João |
author_facet |
Lopes,João Bueno,Maurício |
author_role |
author |
author2 |
Bueno,Maurício |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes,João Bueno,Maurício |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimentos matemáticos prova de conhecimentos teoria de resposta ao item |
topic |
Conhecimentos matemáticos prova de conhecimentos teoria de resposta ao item |
description |
Este estudo tem como objetivo apresentar um instrumento de 46 itens para avaliação de conhecimentos matemáticos para os primeiros quatro anos de escolaridade. Participaram no estudo 505 crianças portuguesas do 1º ao 4º ano do primeiro ciclo, com idades compreendidas entre os seis e os 12 anos. Uma análise fatorial de primeira e de segunda ordem revelou a existência de cinco fatores primários que se agrupam num único fator de segunda ordem relacionado com o conhecimento geral em matemática. Uma análise psicométrica com base no modelo de Rasch da Teoria de Resposta ao Item (TRI) permitiu depurar as propriedades psicométricas dos itens. A validade desenvolvimental do instrumento para os quatro anos de escolaridade abrangidos foi igualmente investigada e discutida. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000300434 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000300434 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1678-7153.201427303 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica v.27 n.3 2014 reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
collection |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
prc@springeropen.com |
_version_ |
1750134865698750464 |