Proposta didática para o desenvolvimento da competência fonética e fonológica em português como L2 de estudantes com quimbundo como L1
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/51745 |
Resumo: | A presente dissertação consiste na análise das representações ortográficas por alunos do 5º e 6º anos de escolaridade de duas escolas da província de Malanje em Angola, Quifucussa e Calandula. Para o efeito, foi solicitado aos sujeitos avaliados que descrevessem de forma escrita tudo aquilo que observavam em imagens. Avaliou-se uma população de 55 alunos dos dois sexos divididos em três grupos experimentais. O primeiro grupo é composto por 22 alunos do 5º ano de Calandula, o segundo grupo é constituído por 15 alunos de Calandula do 6º ano e o terceiro grupo é constituído por 18 alunos a frequentarem também o 5º ano em Quifucussa. São alunos falantes do Português como L2 e cuja língua materna é o quimbundo, uma língua bantu de Angola. As estruturas silábicas analisadas neste trabalho são as seguintes: ataques não ramificados, ataques ramificados, núcleos simples e ramificados e as codas. Foram discutidas as dificuldades na aprendizagem da escrita da L2 de todos os formatos silábicos, à exceção dos núcleos ramificados nasalizados. Os dados desta pesquisa evidenciam que existem diferenças relevantes: (i) entre as estruturas silábicas das duas línguas em confronto, o Português (L2) e Quimbundo (L1), que motivam diferentes tipos de erros observados; (ii) entre os dois níveis de escolaridade estudados, por exemplo as crianças do 6º ano não recorrem à omissão de <r> em ataques complexos diferentemente ao que acontece com as outras crianças do 5º ano. Em geral, não há uma diferença muito grande entre os dois anos de escolaridade, sendo que ambos demonstram uma ortografia muito incipiente para os objetivos e com grandes influências da sua L1. No sentido de ajudar a resolver dificuldades do tipo observado no contexto de ensino formal do português em Angola, fazemos no final uma proposta de tarefas didácticas que aí possam ser implementadas. |
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Proposta didática para o desenvolvimento da competência fonética e fonológica em português como L2 de estudantes com quimbundo como L1Língua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes do quimbundoLíngua portuguesa - FonéticaLíngua portuguesa - FonologiaTeses de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasA presente dissertação consiste na análise das representações ortográficas por alunos do 5º e 6º anos de escolaridade de duas escolas da província de Malanje em Angola, Quifucussa e Calandula. Para o efeito, foi solicitado aos sujeitos avaliados que descrevessem de forma escrita tudo aquilo que observavam em imagens. Avaliou-se uma população de 55 alunos dos dois sexos divididos em três grupos experimentais. O primeiro grupo é composto por 22 alunos do 5º ano de Calandula, o segundo grupo é constituído por 15 alunos de Calandula do 6º ano e o terceiro grupo é constituído por 18 alunos a frequentarem também o 5º ano em Quifucussa. São alunos falantes do Português como L2 e cuja língua materna é o quimbundo, uma língua bantu de Angola. As estruturas silábicas analisadas neste trabalho são as seguintes: ataques não ramificados, ataques ramificados, núcleos simples e ramificados e as codas. Foram discutidas as dificuldades na aprendizagem da escrita da L2 de todos os formatos silábicos, à exceção dos núcleos ramificados nasalizados. Os dados desta pesquisa evidenciam que existem diferenças relevantes: (i) entre as estruturas silábicas das duas línguas em confronto, o Português (L2) e Quimbundo (L1), que motivam diferentes tipos de erros observados; (ii) entre os dois níveis de escolaridade estudados, por exemplo as crianças do 6º ano não recorrem à omissão de <r> em ataques complexos diferentemente ao que acontece com as outras crianças do 5º ano. Em geral, não há uma diferença muito grande entre os dois anos de escolaridade, sendo que ambos demonstram uma ortografia muito incipiente para os objetivos e com grandes influências da sua L1. No sentido de ajudar a resolver dificuldades do tipo observado no contexto de ensino formal do português em Angola, fazemos no final uma proposta de tarefas didácticas que aí possam ser implementadas.The present dissertation is an analysis of the orthographic representations by students of the 5th and 6th grades of two schools of the Malanje province in Angola, Quifucussa and Calandula. To achieve the goals, the subjects were asked to describe in a written text all they could observe in some images. 55 invididuals were evaluated, divided by three experimental groups. The first one is composed by 22 students of the 5th grade from Calandula, the second is composed of 15 students from the Calandula 6th grade, and the third is composed by 18 students also attending the 5th grade but in Quifucussa. They are all speakers of Portuguese L2 whose mother tongue is Kimbundu, a bantu language from Angola. The syllable structures that were analysed were: unbranched and branched onsets, unbranched and branched nucleous, and codas. The writing difficulties of Portuguese L2 speakers were discussed, except those concerning nasalized branched nucleus. The data analysed in this research show that there are major differences: (i) between the syllable structures of the two languages, Portuguese and Kimbundu, contributing to differences in children’s written performance; (ii) between the two grades, for example the children from 6th grade do not ommit <r> in complex onsets, differently from what happens with other children of the 5th grade. Generally, there is no major difference between the two grades, both showing a very incipient orthography for the goals and with major influences of their L1. Trying to help solving the difficulties observed in the context of formal Portuguese language teaching in Angola, we propose some didactic tasks which may be implemented in the schools of this region.Rodrigues, CelesteRepositório da Universidade de LisboaMbambi, Joana Alda da Costa André2022-03-15T14:29:52Z2021-09-172021-07-022021-09-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/51745TID:202770869porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:56:39Zoai:repositorio.ul.pt:10451/51745Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:03:00.097448Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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