A fonética e a fonologia nos livros didáticos do 6° ano do ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CELESTE, Polliana da Silva.
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4899
Resumo: Tendo em vista que a Fonética e a Fonologia constituem componentes curriculares de grande valia para o desenvolvimento educacional, procuramos neste trabalho mostrar como elas são trabalhadas, em sala de aula, a partir do que e trazido nos livros didáticos adotados pelas escolas de Ensino Fundamental do município de Sousa - PB, mais especificamente, os livros didáticos do 6° ano do Ensino Fundamental, levando em consideração a abordagem do tema e o grau de importância que e dado ao assunto pelos referidos material didáticos. Buscamos, ainda, conceituar os termos: Fonética e Fonologia fazendo um cotejo entre o que e dito nos compêndios de lingüística e os livros didáticos, doravante LDs, buscando ver que aproximação existe entre os conceitos apresentados por eles. Mostramos aqui, como surgiram os termos - Fonética e Fonologia e a evolução dessa ciência no Português do Brasil. Trazemos também um breve levantamento do que e dito nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) sobre o tema abordado, de qual forma e quando pode ser trabalhado na Escola. Para tanto, utilizamos como referencial teórico alguns autores, pesquisadores e estudiosos da Fonética e Fonologia e da lingüística, entre eles Tais Cristo faro Silva (1999), Roman Jakobson (1972), Rosa Virgínea Mattos Silva (1996), Darcilia Simões (2006) entre outros e os livros didáticos como fonte de analise sobre o estudo da pesquisa. Procuramos a partir disso, observar o desenvolvimento do assunto a ser pesquisado nos LDs e a partir de então lançar algumas propostas que possam se adequar ou aplicar para um melhor desenvolvimento do ensino de Fonética e Fonologia nas aulas de língua portuguesa do 6° ano do Ensino Fundamental.
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spelling SILVA, Jorgevaldo de Souza.SILVA, J. S.http://lattes.cnpq.br/4839768107713545PEREIRA, Hérica Paiva.OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.CELESTE, Polliana da Silva.http://lattes.cnpq.br/3143321030164643CELESTE, Polliana da Silva.Tendo em vista que a Fonética e a Fonologia constituem componentes curriculares de grande valia para o desenvolvimento educacional, procuramos neste trabalho mostrar como elas são trabalhadas, em sala de aula, a partir do que e trazido nos livros didáticos adotados pelas escolas de Ensino Fundamental do município de Sousa - PB, mais especificamente, os livros didáticos do 6° ano do Ensino Fundamental, levando em consideração a abordagem do tema e o grau de importância que e dado ao assunto pelos referidos material didáticos. Buscamos, ainda, conceituar os termos: Fonética e Fonologia fazendo um cotejo entre o que e dito nos compêndios de lingüística e os livros didáticos, doravante LDs, buscando ver que aproximação existe entre os conceitos apresentados por eles. Mostramos aqui, como surgiram os termos - Fonética e Fonologia e a evolução dessa ciência no Português do Brasil. Trazemos também um breve levantamento do que e dito nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) sobre o tema abordado, de qual forma e quando pode ser trabalhado na Escola. Para tanto, utilizamos como referencial teórico alguns autores, pesquisadores e estudiosos da Fonética e Fonologia e da lingüística, entre eles Tais Cristo faro Silva (1999), Roman Jakobson (1972), Rosa Virgínea Mattos Silva (1996), Darcilia Simões (2006) entre outros e os livros didáticos como fonte de analise sobre o estudo da pesquisa. Procuramos a partir disso, observar o desenvolvimento do assunto a ser pesquisado nos LDs e a partir de então lançar algumas propostas que possam se adequar ou aplicar para um melhor desenvolvimento do ensino de Fonética e Fonologia nas aulas de língua portuguesa do 6° ano do Ensino Fundamental.Considering that Phonetics and Fhonology are curricular components of great value to eduational development, we seek in this paper shoe how they are worked in the classroom, from what is brought in textbooks adopted by primary schools in the municipality Sousa - PB, more specifically, the textbooks in the 6th grade of elementary school, taking into account the approach to the subject and the degree of importance that is give to the subject by those textbooks. We seek also conceptualize the terms: Phonetics and phonology making a comparison between what is said in textbooks and linguistics textebooks henceforth DLs, looking to see which approach between the concepts presentedby them. We show here, as the words emerged - Phonetics and Phonology and evolution of this science in Portuguese from Brazil. We also bring a brief suabout thesubject, in what form and when it can be worked in the School. Trehe fore, we use as theoretical to some authors, researchers and scholars of phonetics and phonology and linguistics, amongthem Cristofaro Thais Silva (1999), Roman Jakobson (1972), Rosa Virginea Mattos Silva (1996), Darcilia Simoes (2006) between and other textbooks as a source of analysis on the research study. We seek from it, observe the development of the subject to be searched in LDs and from then throw some proposals that might fit or apply for a better development of the teaching of Phonetics and Phonology in Portuguese language classes in the 6t h grade of elementary school ruey of what is said in the National Curriculum Parameters (PCN's).Submitted by Josivan Vasconcelos (josivanvasconcelos@hotmail.com) on 2019-07-16T15:12:16Z No. of bitstreams: 1 POLLIANA DA SILVA CELESTE. TCC ESP. EM LÍNGUA PORTUGUESA 2012. pdf: 3543611 bytes, checksum: 8ae3056d74f2f16df615ff0d55ef8f39 (MD5)Made available in DSpace on 2019-07-16T15:12:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 POLLIANA DA SILVA CELESTE. TCC ESP. EM LÍNGUA PORTUGUESA 2012. pdf: 3543611 bytes, checksum: 8ae3056d74f2f16df615ff0d55ef8f39 (MD5) Previous issue date: 2012-12-11Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Formação de Professores - CFPLetras - Língua Portuguesa.FonéticaFonologiaPhoneticsPhonologyA fonética e a fonologia nos livros didáticos do 6° ano do ensino fundamental.Phonetics and phonology in textbooks of the 6th year of primary education.2012-12-112019-07-16T15:12:16Z2019-07-162019-07-16T15:12:16Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4899CELESTE, Polliana da Silva. A fonética e a fonologia nos livros didáticos do 6° ano do ensino fundamental. 2012. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGORIGINALPOLLIANA DA SILVA CELESTE. TCC ESP. EM LÍNGUA PORTUGUESA.2012.pdfPOLLIANA DA SILVA CELESTE. TCC ESP. 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