Análise da revisão Cochrane : efectividade de intervenções educacionais para pacientes sobre medicamentos sujeitos ou não a receita médica : Cochrane Database Syst Rev. 2013;4:CD008416
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/32802 |
Resumo: | Copyright © Ordem dos Médicos 2013 |
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Análise da revisão Cochrane : efectividade de intervenções educacionais para pacientes sobre medicamentos sujeitos ou não a receita médica : Cochrane Database Syst Rev. 2013;4:CD008416Analysis of the Cochrane review : multimedia educational interventions for consumers about prescribed and over-the-counter medications : Cochrane Database of Systematic Reviews 2013;4:CD008416MultimediaNonprescription drugsPatient education as topicSystematic reviewsCopyright © Ordem dos Médicos 2013Understanding of the relevant information is especially important in the area of drug treatment, to guarantee an appropriate and rational use of medications by patients. The relevant information must be delivered in a way that patients understand all aspects of the treatment regimen they are taking. In this systematic review the authors analyzed a set of studies on the effectiveness of multimedia educational interventions about medications (prescribed or not) in patients of all ages, concluding that the aforementioned interventions are more effective than usual care (non-standardized education provided by health professionals as part of usual clinical care) or no education.Para um correcto e racional uso dos medicamentos por parte dos pacientes é necessária uma compreensão detalhada da informação disponível. A informação terapêutica deve ser disponibilizada de tal maneira que os pacientes consigam compreender todos os aspectos inerentes ao esquema de tratamento que lhes foi prescrito (ou que tomam por decisão própria). Nesta revisão sistemática, os autores analisaram um conjunto de estudos sobre a efectividade de intervenções educacionais multimédia sobre medicamentos sujeitos ou não a receita médica, em pacientes de todos os grupos etários, concluindo que a intervenção educacional multimédia é mais eficaz que as informações dadas pelos profissionais de saúde responsáveis pela assistência aos doentes, ou que a ausência de informação.Ordem dos MédicosRepositório da Universidade de LisboaCarneiro, António VazCosta, João2018-04-16T11:23:49Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/32802porActa Med Port 2014 Jan-Feb;27(1):4-50870-399Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:27:06Zoai:repositorio.ul.pt:10451/32802Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:47:55.230703Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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